Intestino Preso e constipação – Causas, Como soltar e Evitar

O intestino preso – ou constipação intestinal –  consiste na dificuldade em evacuar, evacuação incompleta (quando fica aquela sensação de que não fizemos tudo) e fezes endurecidas. Esta situação acomete cerca de 30% da população brasileira, sendo que a condição pode ser evitada com atitudes simples de alimentação e exercício.

Principais causas do Intestino Preso

Esses problemas aparecem devido à diminuição dos movimentos do intestino, causando a reabsorção de água e o endurecimento do bolo fecal. É possível classificar a constipação em dois tipos, a constipação orgânica, que é causada por mudanças no organismo, geralmente provocada por tumores no intestino; e a constipação funcional ou crônica, que é causada por hábitos alimentares incorretos, distúrbios emocionais, sedentarismo e colón irritável.

intestino preso principais causas

Sintomas

Os sintomas causados pelo intestino preso vão além do inchaço na barriga e aquela sensação chata de desconforto. Quem tem dificuldades para ir ao banheiro tende a ficar mal humorado, irritado, sem contar as dores abdominais.

Os sintomas podem eventualmente ser até mais severos que o inchaço, como emagrecimento, fezes endurecidas, presença de sangue nas fezes ou sinal de sangramento no papel higiênico, além de fraqueza e febre.

Diagnóstico

Quanto ao diagnóstico de constipação, o profissional responsável por esse papel é o médico gastroenterologista, que cuida do aparelho digestivo. A grande maioria dos casos de intestino preso é do tipo funcional, causada por uma alimentação inadequada e pelo processo de retenção forçado, ou seja, quando prendemos a nossa vontade de ir ao banheiro.

Tratamento caseiro para intestino preso

  1. Aumente a ingestão de líquidos: cerca de 80% da composição das fezes é de água, já que o líquido hidrata o bolo fecal, evita que ele resseque, ajuda na digestão das fibras e no trânsito intestinal. Ou seja, água ainda é o melhor remédio;
  2. Consuma mais fibras: as fibras ajudam na formação do bolo fecal e são encontradas em alimentos como frutas, verduras e legumes, cereais integrais, como semente de linhaça e aveia. Duas frutas que podem ser aliadas no combate à prisão de ventre é a ameixa e o mamão, pois são ricos em fibras e em água.
  3. Evite produtos rico em amido ou industrializados. De acordo com o Ministério da Saúde, os alimentos mais ricos em fibras são: mamão, laranja com o bagaço, ameixa, abacaxi, feijão-preto, soja, lentilha, abóbora, brócolis, berinjela, alcachofra, milho cozido, espinafre, couve, chia, aveia, batata doce com cascas e linhaça;
  1. Ingira menos produtos processados: ou seja, mão na massa e faça suas próprias refeições, pois além do benefício para a saúde, o sabor é infinitamente melhor. Caso não tenha tempo para cozinhar todos os dias, separe um dia na semana para produzir a alimentação da semana inteira e conserve no freezer;
  2. Atividade física:  movimente-se e faça exercícios físicos, é prazeroso e basta dar o primeiro passo que o organismo irá acostumar-se com a prática e logo você não conseguirá ficar um dia sem.

alimentos para soltar intestino

Caso os sintomas persistam, procure um médico e avalie o seu quadro. Em alguns casos, além da dieta, podem ser indicadas medidas para facilitar a eliminação das fezes, como laxantes, supositórios e lavagens intestinais. Importante ter em mente que medicamentos podem ter efeitos colaterais, por isso é fundamental a orientação médica. Em casos severos, pode ser indicada a cirurgia para remoção do fecaloma.

 

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