Hipotiroidismo – O que é? Sintomas, Causas e Tratamentos

O hipotireoidismo é uma doença endócrina, que acontece quando a glândula da tireoide apresenta baixa atividade e não consegue produzir a quantidade suficiente de hormônios. Estes são fundamentais para o metabolismo e, quando não estão em níveis ideais, acabam desregulando diversas funções do organismo.

É uma doença mais comum em mulheres acima dos 50 anos, mas pode atingir qualquer pessoa. Grávidas também estão mais propensas a apresentarem o problema.

Saiba mais sobre o hipotireoidismo:

hipotiroidismo causas

Causas

O hipotireoidismo pode ser causado por algumas doenças ou mesmo pelo tratamento delas, além de medicamentos e cirurgias. As principais causas são:

  • Inflamação na tireoide, ou Tireoide de Hashimoto;
  • Tratamento de hipertireoidismo – o hipertireoidismo é o oposto do hipotireoidismo, caracterizado pelo nível elevado de hormônio produzido pela tireoide. O tratamento faz com que a atividade da glândula diminua e, em alguns casos, mais que o necessário, causando hipotireoidismo;
  • Doenças autoimunes;
  • Doenças congênitas;
  • Cirurgia para remover uma parte da tireoide;
  • Gravidez;
  • Medicamentos;
  • Radioterapia.

Sintomas

O hipotireoidismo pode afetar o corpo inteiro, causando inúmeros sintomas. Um dos principais, que, muitas vezes, é o que faz com que as pessoas procurem um médico, é o cansaço excessivo, devido ao metabolismo desregulado.

Além dele, outros possíveis sintomas são:

hipotiroidismo sintomas

Diagnóstico

O hipotireoidismo se dá por meio de um exame de sangue, com o objetivo de medir os níveis do hormônio TSH (estimulante da tireoide), T3 e T4, que são os hormônios produzidos pela tireoide. Quando ocorre o hipotireoidismo, os níveis de TSH ficam acima do esperado e os níveis de T3 e T4 ficam abaixo. Já falamos aqui como funciona o exame de TSH. 

A doença também pode ser diagnosticada por meio de ultrassonografia ou mapeamento de tireoide. Quem vai definir qual é o exame ideal a ser realizado é o médico, dependendo do seu caso.

Tratamento

hipotiroidismo Antes de falar sobre o tratamento, é preciso entender que a tireoide é responsável pela produção de dois hormônios: o T3 (triiodotironina) e o T4 (tetraiodotironina). O tratamento mais comum para hipotireoidismo é feito com reposição hormonal do T4. O corpo naturalmente converte o T4 em T3, por isso o medicamento contém apenas um dos hormônios.

Para definir a dose adequada do medicamento, é preciso realizar novos diagnósticos a cada dois ou três meses, segundo orientação médica. De acordo com o andamento do tratamento, o especialista poderá aumentar ou diminuir a dose, para garantir bons resultados e evitar efeitos contrários ao esperado. Muitas vezes, inicia-se com uma dose baixa e vai aumentando, para que o corpo possa acostumar-se.

O hipotireoidismo é uma doença que tem cura, já que é possível regular os níveis hormonais. Porém, é necessário realizar a reposição hormonal por toda a vida.

Caso suspeite que possa estar com hipotireoidismo, procure um médico, o quanto antes. O especialista mais indicado para essa questão é o endocrinologista.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2016) Hipotiroidismo. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2197-hipotireoidismo>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Protocolo de hipotiroidismo no adulto. Disponível em <http://www.hu.ufsc.br/setores/endocrinologia/wp-content/uploads/sites/23/2015/01/PROTOCOLO-DE-HIPOTIREOIDISMO-2-NO-ADULTO-OK-20-de-julho.pdf>

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply