Hernia de disco – Principais sintomas, exercícios e tratamento para aliviar a dor

A hérnia de disco é uma condição associada ao deslocamento ou lesão do disco cartilaginoso que está entre as vértebras da coluna, ocasionando uma espécie de vazamento que pressiona a medula espinhal ou nervo. Ao todo, existem três tipos de hérnia de disco:

  • Protrusa: quando há a distensão (estiramento) do disco de cartilagem, sem rompimentos;
  • Extrusa: ocorre quando há o rompimento do disco de cartilagem;
  • Sequestrada: acontece quando o núcleo / líquido do disco de cartilagem migra para o interior do canal medular, sempre de cima para baixo.

Sintomas da hérnia de disco

Dependendo do caso, a hérnia de disco não gera sintomas. No entanto o mais comum é que pessoas com essa condição apresentem sintomas clássicos, tais como:

  • Dores locais, como nos braços, pernas, pé, coluna e costas, geralmente por mais de 3 meses e todos os dias.
  • Sensação de formigamento, queimação e dormência, especialmente nas pernas, apresentando dificuldade para andar.
  • Rigidez na nuca, com dificuldade para movimentar o pescoço ou ainda fazer movimentos, como baixar e se levantar.
  • Fraqueza muscular, dores e espasmos nos músculos, bem como reflexos hiperativos.
  • Diminuição progressiva da força nos braços e pernas.

Esses sintomas variam de acordo com a gravidade do caso. O importante é que ao identificá-los e notar sua recorrência a pessoa procure um médico para análise do problema e correto diagnóstico.

Tratamento para hérnia de disco

São vários os tipos de tratamento para hérnia de disco. Uma vez diagnosticado o problema, o médico decide qual o melhor a ser adotado. Em alguns casos, não se faz necessária uma intervenção, somente o acompanhamento.

Quando o tratamento é indicado ele costuma envolver uso de medicamentos e terapias. Caso não seja possível resolver a questão com essas intervenções, a cirurgia é indicada, mas somente em último caso.

Principais remédios para hérnia de disco

O uso de medicamentos é o mais comum para tratamento da hérnia de disco. Entre as indicações dos médicos especialistas estão remédios de três categorias, como:

  • Relaxante muscular: alivia a dor e eventuais desconfortos musculares, além de diminuir a tensão dos músculos.
  • Anti-inflamatório não esteroide: combate a inflamação, a febre e acaba com eventuais dores.
  • Narcóticos: têm como finalidade aliviar dores mais intensas. Esse tipo de medicamento costuma ser indicado apenas para casos mais graves, já que pode viciar.

É importante lembrar que a automedicação nunca é recomendada. Caso apresente sintomas da hérnia de disco, não comece a utilizar um desses remédios, mas, sim, procure um médico.

Somente um profissional da área da saúde saberá identificar se seu caso demanda o uso de medicamentos e quais são os mais adequados, aqueles que garantirão melhores resultados.

Quando se faz uso de remédios sem indicação ou acompanhamento médico, corre-se o risco de comprometer ainda mais a saúde ou ainda de sofrer efeitos colaterais inesperados.

Terapias para hérnia de disco

Muitas vezes, somente a terapia trata um caso de hérnia de disco. Entre as mais utilizadas estão nomes como:

  • Eletroacupuntura: versão atualizada da acupuntura tradicional, utilizando estímulos elétricos para potencializar seus resultados analgésicos e terapêuticos.
  • Fisioterapia: atua no reestabelecimento da força e das funções musculares através da realização de exercícios específicos.
  • Quiropraxia: realinha a coluna e alivia sintomas da hérnia de disco, principalmente a dor.

Diagnóstico hérnia de disco

O diagnóstico da hérnia de disco é sempre feito clinicamente, geralmente por um ortopedista, embora um clínico geral ou neurologista também possam identificar o problema e encaminhar o paciente para o médico adequado.

Trata-se de um problema que é comprovado através da análise dos sintomas e resultados de exames, como o raio X, ressonância magnética e tomografia, que permitem localizar a lesão, o tipo da hérnia de disco e a área em que ela está localizada.

Possíveis causas da hérnia de disco

Entre as possíveis causas para o surgimento da hérnia de disco estão a postura errada e o desalinhamento da coluna, o que pode prejudicar os discos de cartilagem, levando a deslocamentos e rupturas.

Além disso, fatores hereditários também estão associados ao desenvolvimento do problema, bem como o tabagismo e a idade um pouco mais avançada, em que doenças associadas à estrutura óssea são mais comuns.

Traumas na área da coluna, seja por acidente ou movimento repetitivo, como os que são realizados todos os dias e por longas horas no trabalho, também podem provocar o surgimento da hérnia de disco.

Outro fator comum é o sedentarismo, uma vez que a atividade física reforça os músculos da coluna e reduz as chances de sofrer problemas de saúde nessa área, além de melhorar a postura.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...