Gravidez mês a mês – Do 1° ao 9° – Sintomas para a mãe e formação do bebê

A gravidez é um momento de conturbação para qualquer mulher, independente se a notícia foi abraçada logo de cara ou não. Durante a gestação acontecem várias alterações no corpo, muitas das quais podem parecer assustadoras, principalmente para as mães de primeira viagem.

O sistema hormonal da mulher á naturalmente muito complexo. A pressão social faz com que a maternidade seja um tema recorrente na vida da futura mamãe. Na presença dos primeiros sintomas,o primeiro passo é verificar (com formas confiáveis) se existe mesmo gravidez – é possível conferir no nosso conteúdo sobre como saber se está grávida.

Para aqueles que já têm a confirmação, confira, abaixo, tudo sobre a gravidez e como se espera que seja as 40 semanas de gestação e o que acontece em cada uma delas tanto com o bebê quanto com a mãe:

desenvolvimento do bebe

Veja aqui como saber com quantas semanas de gestação está e o que acontece com o bebê em cada uma delas.

Primeiro mês – 1ª a 4ª semana

Aqui, acontece a fertilização do óvulo. O espermatozoide irá adentrar no óvulo e este irá adentrar na parede do útero. Esse processo acontece numa média de 24 a 48 horas. Entre 7 a 10 dias acontecerá a gravidez de fato – quando o feto começará a ser fertilizado. Dentro deste mês, se notará o primeiro e mais comum sintoma da gravidez: a menstruação atrasada.

No primeiro mês também se coincide com o aparecimento dos primeiros sintomas da gravidez. O tamanho do útero ficará um pouco maior para conseguir abrigar o óvulo fecundado. NO final o bebê terá a forma de um disco achatado com mais ou menos 1mm de tamanho. Apesar de não ser sensível a olho nu ou poder ser sentido pela mãe as células cardíacas começarão a bater.

Apesar de poder estar a sentir alguns sintomas iniciais da gravidez, o tamanho do seu útero não revela nada e a sua cintura continua com a mesma forma. No final deste mês, o seu bebé tem a forma de um disco achatado com 0,36 a 1 mm de comprimento (tamanho aproximado de uma semente de chia) e as células cardíacas começam a bater.

Confira na imagem abaixo os principais sintomas que preocupam as mães durante este período em que a vida do bebê promete poucas sensações.

Desde que o teste de gravidez deu positivo já é necessário marcar os exames de pré-natal para que seu filho consiga ter uma gestação adequada e não se esqueça de praticar nenhum exame. No caso do primeiro mês o único exame que precisa ser feito é o Beta HCG para confirmar a gravidez e um hemograma completo para saber se a mãe está saudável.

 

 

gestacao mes a mes

Segundo mês – 2ª a 8ª semana

Começa a formação dos braços, pernas e do tubo neural. A placenta que irá envolver o feto também começa a se desenvolver. Aqui, começam os sintomas mais chatos como os enjoos. O bebê formará também o coração, rins,esqueleto, fígado e sistema nervoso central. Até mesmo as papilas gustativas já estão em formação, bem como sensibilidade nos lábios.

Até o final do mês o útero terá um tamanho muito maior, como dois punhos fechados. O peito também terá crescimentos, dada as alterações hormonais que começam a trabalhar na necessidade de gerar leite materno.

Durante o segundo mês o feto passará de 1mm para 16 mm e pesará algo em torno de 1g. Na prática é como o tamanho de um feijão vermelho. Aqui é o momento em que o embrião já pode ser clinicamente considerado como um feto.

segundo mes de gravidez sintomas

Terceiro mês – da 9ª semana a 12ª semana

No terceiro mês os dedos dos pés, das mãos e a boca estarão formadas. Os ouvidos começam a ser formados de forma lenta. Os órgãos reprodutivos podem começar a formação dentro do terceiro mês de gestação ou a partir do quarto.

O tamanho da cabeça do bebê já será consideravelmente grande em relação ao resto do corpo e o bebê começa a ter um aspecto cada vez mais humano. O nariz e rosto ganham cavidades e mais detalhes, gerando traços que ajudarão a formar uma personalidade física para o bebê.

Os músculos entrarão em um processo mais desenvolto de formação até aqui. O estômago começará a funcionar e a gengiva irá se formar em um processo bem lento.

A mãe poderá sentir alguns desconfortos na barriga e dores por conta da placenta que estará completamente liada à parede uterina e nos próximos 6 meses será usada para nutrir o bebê.

terceiro mês de gravidez

Quarto mês – da 13ª semana a 16ª semana

A partir deste mês de gestação o bebê estará com todos os membros formados e já com um sexo definido. Aqui, começam a serem gerados as sobrancelhas, as unhas, o cabelo e os dentes. O sistema nervoso também ganha vida e, automaticamente, os chutes e movimentos começaram a aparecer.

A partir do quarto mês a barriga de grávida fica bem evidente, se é que no terceiro mês já não havia sentido um inchaço abdominal. Até o final deste mês o bebê medirá cerca de 11,6 cm e terá cerca de 100 g de massa.

Se os enjoos matinais te incomodavam agora se prepare para ter problemas com a incontinência urinária. Eles são típicos do segundo trimestre da gravidez. Aqui será mais importante do que nunca inciar exercícios para manter-se em forma e aliviar as dores aqui e ali.

quarto mes de gravidez

Quinto mês – 17ª a 21ª semana

Os músculos estarão prontos e pelos ao longo do corpo começam a ser visíveis no ultrassom – estes últimos servem para proteger o bebê durante o parto. Devido ao processo de desenvolvimento mais acelerado poderá ser que a mãe já sinta alguns movimentos e aquelas vontades estranhas que toda grávida tem: isso significa que o bebê está com necessidades nutricionais específicas.

O bebê chegará a medir 27 cm e pesar algo em torno de 360g. Enquanto a mãe, a barriga chagará significativo tamanho e pesará mais – o que poderá causar alguns desconfortos. Aqui a conexão da mãe com o bebê é grande, uma vez que ela consegue senti-lo muito melhor.

quinto mes de gravidez

Sexto mês – Da 22ª a 26ª semana

A pele do bebê vai ficar muito mais formada. Os dedos e as impressões digitais já serão visíveis. As pálpebras e os olhos estarão completamente formados. O bebê começará a reagir a sons e ganhará frequência cardíaca assim como um sistema imunológico bem mais desenvolvido. A partir daqui, o bebê já pode nascer, de forma prematura, ainda com chances de sobrevivência.

A forma da barriga muda bastante e até o final do mês o bebê chega a comprimentos de quase 74-40 cm, se tornando muito mais pesado.

Se prepare para saber o sexo do bebê!

gravidez desenvolvimento

Sétimo mês – da 27ª semana à 30ª

O bebê ganha uma camada de gordura e os seus ouvidos estarão completamente desenvolvidos. Aqui, a mãe perceberá a presença do bebê quase que o dia todo: ele responderá à dor, à luz, aos estímulos de maneira geral. O bebê em si terá quase um quilo ou até um pouco mais

Este mês costuma ser um pouco tranquilo enquanto aos sintomas, já que as alterações hormonais já se tornaram uma rotina e a mulher já aprender a lidar bem com a gravidez. Em contrapartida, a ansiedade para o nascimento pode se tornar um problema. Tente não ficar contando sempre as semanas da gestação para evitar que esses colapsos de nervosismo alterem o seu fluxo sanguíneo.

A mãe terá dor de tudo, principalmente nas costas e no estômago. Caso isso esteja atrapalhando a rotina é necessário comunicar para o médico para conferir que remédios ou até alternativas naturais podem ser usadas sem trazer problemas para o seu filho.

sétimo mes de gravidez

Oitavo mês – Da 31ª semana a 35ª

O cérebro termina de se desenvolver. Nesta altura da gestação o bebê já consegue ouvir, emitir som e seus pulmões estão num estágio ainda imaturo, mas já presente. Bebes que nascem dentro deste período, geralmente, precisam obrigatoriamente ser expostos à temida cesariana.

Aqui o bebê ganha um tamanho médio de 46 cm e quase dois quilos. Ele fica do tamanho de um melão maduro. Este mês da gravidez é importante porque tem o amadurecimento dos pulmões e do coração, de forma que nascimentos prematuros podem ser demasiadamente prejudiciais a saúde da mãe e da criança.

gravidez no oitavo mes

Nono Mês – da 36ª semana ao parto

Este é o momento no qual o bebê amadure por completo. O pulmão termina de se desenvolver e todas as funções motoras devem estar completamente concluídas. O bebê está pronto para nascer.

Se ele estiver na posição certa (com a cabeça para baixo), as chances de conseguir um parto normal são grandes. Este pode acontecer com data prevista, mas nunca exata.

nono mês de gestação

Durante a gravidez, desconfortos são normais: vontade de fazer xixi frequentes, enjoos, mudança de paladar e as famosas alterações de humor. No entanto, há alguns sintomas que merecem um pouco mais de atenção, como dor nas costas, cólica, prisão de ventre ou dores de cabeça com frequência exagerada.  Sob estes sinais é melhor consultar o seu médico.

Se houver qualquer dúvida sobre como acontece o processo de formatação do embrião até o momento do nascimento confira o vídeo explicativo que mostra em algo em alguns minutos todo o processo de gestação semana a semana para que as mães consigam entender em que momento da vida está o bebê:

Qualquer desconforto durante a gravidez pode ser um problema. Assegurar os exames conforme as necessidades médicas e o pré-natal é de fundamental importância para que tanto a mãe quanto o bebê consigam se manter saudáveis.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply