O que é gota? Veja aqui os sintomas, cuidados e mais

A gota, também conhecida como artrite gotosa, é uma doença que atinge as articulações, causando dores intensas. Ela acontece devido ao acumulo de ácido úrico no sangue, o que acaba gerando articulações inflamadas. É uma doença conhecida por sua associação ao pecado da gula, já que a péssima alimentação é uma das fontes causadoras.

O excesso de açúcar e a dificuldade de eliminar o ácido úrico causam as crises de gota, pois a combinação desses problemas irá acumular-se ao redor das articulações. Em seguida, o ácido se transformará em cristais, causando inchaços e dores.

O que é gota e quais as suas causas?

O que é gota? Veja aqui os sintomas, cuidados e mais

É uma inflamação das articulações, resultantes do excesso de ácido úrico no organismo. Como ataca os pés, principalmente os dedões, também é conhecida como reumatismo nos pés. A inflamação causa inchaço e vermelhidão, sendo comum surgirem as crises à noite.

Quando há excesso de ácido úrico, este acumula-se entre as articulações, formando cristais de urato. O ácido é produzido pelo próprio organismo, no entanto, o acúmulo só acontece quando o corpo não consegue eliminá-lo. Dessa forma, os rins acabam reabsorvendo-o para a corrente sanguínea, resultando na hiperuricemia.

Há, ainda, 2 tipos de gota: a aguda e a crônica. A primeira é bem dolorosa, mas afeta apenas uma articulação.nos casos crônicos, a dor é mais frequente e atinge outras articulações.

De acordo com alguns estudos, a primária possui fatores genéticos influenciando nos níveis de ácido úrico, sendo também conhecida como gota idiopática. Já na gota secundária, o ácido úrico aumenta por outros fatores externos, como dieta pobre de nutrientes e regada a álcool e carnes. Além disso, pode ser resultado de uma série de doenças, como insuficiência renal, hipotireoidismo, hipertensão arterial, psoríase, leucemia ou anemia.

Sintomas

Os sintomas da gota, geralmente, surgem sem aviso prévio, repentinamente. O mais conhecido é a dor intensa nas articulações dos pés, principalmente no dedão. Mas, também pode doer as articulações de tornozelos, joelhos, mãos e pulsos.

Uma crise de dor pode durar entre 12 a 24 horas, e, após isso, o local ainda fica dolorido, com grande desconforto. Essa sensação costuma durar alguns dias ou mesmo semanas para sumir de vez.

Outro sintoma característico da gota é a vermelhidão no local afetado. Geralmente, também costuma ter a presença de suor.

Há, ainda, um sintoma mais incomum, que são os caroços sob a pele, ao redor das articulações. Esses são conhecidos como tofos e aparecem em casos crônicos, em pacientes que sofrem há tempos com a doença.

Tratamento para gota

O que é gota? Veja aqui os sintomas, cuidados e mais

Ao sentir qualquer um desse sintomas, procure um clínico geral ou um reumatologista, para iniciar o tratamento, que inclui o uso de medicamentos e alguns cuidados com a dieta.

Remédios

Os remédios podem incluir anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides, para redução do ácido úrico e para diminuiçãodo inchaço e da inflamação. Os mais indicados são:

Dieta

A alimentação saudável é o caminho para prevenir e tratar uma série de doenças, entre elas a gota. Diminuir a ingestão de proteínas e aumentar a de água é uma forma de diminuir a dor e evitar a sobrecarga dos rins.

Os alimentos proibidos durante as crises de gota são:

  • Álcool;
  • Carnes no geral;
  • Peixes e frutos do mar;
  • Aspargos;
  • Cogumelos;
  • Espinafre;
  • Ervilha;
  • Feijão;
  • Lentilhas.

O tratamento com os medicamentos apresenta melhoras no desconforto, em até 48 horas após o início do tratamento. Esses alimentos não devem ser ingeridos durante o período da crise. Após, eles podem ser incluídos, desde que com moderação.

A melhor maneira de prevenir a gota é ter uma vida mais equilibrada e saudável, optando por alimentos naturais, e praticando exercícios regularmente. Ingerir bastante água também é uma forma de prevenção e cuidado consigo mesmo.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply