Gengivite – Sintomas, Causas e Tratamento Naturais

Sua gengiva está sangrando? Está com uma coloração avermelhada? Você sente um desconforto e não consegue diminuir o mau hálito? Esses são alguns sintomas causados pela gengivite.

O que é Gengivite?

A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pela formação da placa bacteriana ao redor dos dentes. A placa se forma pela falta de escovação e essas impurezas acumuladas em volta dos dentes prejudicam a gengiva.

Nesse caso aparecem os sintomas: desconforto, mudança na coloração da gengiva de rosa para vermelho, sangramento, mau hálito, gosto amargo na boca, retração da gengiva e aspecto amarelado nos dentes.

Causas da Gengivite

Com a correria do dia a dia nem sempre é tão simples cuidar da higiene bucal, muitas pessoas passam o dia fora de casa trabalhando, estudando ou em outra atividade. Esses hábitos e outros, como fumar ou não utilizar o fio dental diariamente, são fatores que ajudam no desenvolvimento da gengivite.

Outras possíveis causas do problema são má alimentação, medicamentos com efeito colateral, dentes desalinhados, alteração hormonal e diabetes.

A má alimentação nos deixa com baixa imunidade e somada com falta de higiene bucal resultam no ambiente perfeito para que a gengivite se desenvolva, acelerando o desenvolvimento de inflamações.

Pré-Disposição

Os dentes desalinhados facilitam o acumulo de sujeiras, aumentando a formação de placa, quando a placa atinge um nível maior de detritos, começa irritar a gengiva. Procure alimentos mais sólidos que não ficam presos entre os dentes com facilidade.

Durante a gravidez e a puberdade, em alguns casos, os hormônios ficam desregulados, alterando o sistema imunológico e facilitando a formação da gengivite.

Pessoas com diabetes possuem facilidade em desenvolver a gengivite por causa do processo lento de cicatrização, essa é uma das principais características de um diabético, o excesso de açúcar no sangue dificulta o trabalho do organismo no combate à infecções, abrindo caminho para a inflamação bucal.

Como Evitar e Tratar a Gengivite

Uma alimentação rica em vitamina C, frutas, verduras e legumes ajudam a nutrir seu sistema imunológico; minerais, como ferro e zinco ajudam no combate à proliferação de bactérias e são positivos para o fim da gengivite; passe bem longe do açúcar, as bactérias apreciam muito ele.

Alguns medicamentos como, por exemplo, descongestionantes causam o ressecamento da boca, com a falta de hidratação a formação da gengivite aumenta.

Tratamentos Naturais Para Combater a Gengivite

Nem sempre aquelas aparelhagens complexas resolvem os problemas de saúde. Atualmente podemos observar em diversas linhas de tratamento a presença de remédios naturais. Esse método é milenar e sempre trouxe resultados positivos. Segue abaixo algumas dicas para o tratamento caseiro da gengivite

Sal

Coloque em um copo com água morna uma colher de sal e faça bochecho após a escovação. Faça isso todos os dias até notar a melhora dos sintomas.

Bicarbonato de sódio

Elabore uma pasta com o bicarbonato e água, coloque o bicarbonato em um copo e despeje um pouco de água e mecha até ficar parecido com uma pasta.

Pegue um pouco e com a ponta dos dedos massageie a gengiva, em seguida, escove os dentes e enxague a boca. A segunda opção é misturar o bicarbonato com água oxigenada e fazer bochecho. Antes de utilizar a água oxigenada, observe se você possui alguma reação ou se o estágio da gengivite não está avançado, para evitar desconfortos.

Aloe vera

Retire a poupa da planta e massageie nas gengivas com a ponta dos dedos, após esse procedimento, escove os dentes e enxague a boca.

Menta

Coloque uma boa quantidade de folhas de menta em água morna, espere 30 minutos e depois de escovar os dentes, faça bochecho com a água.

Cravo da Índia

Faça o chá com o cravo da índia e depois utilize para fazer bochecho. Serve como enxague bucal por ser antisséptico e anti-inflamatório.

Para um efeito eficiente, repita o procedimento que você escolher no mínimo três vezes ao dia e sempre observe a reação que cada um deles causa em você.

Nunca se esqueça de escovar os dentes sempre que efetuar uma refeição e passar o fio dental para evitar a formação da placa bacteriana, mesmo com sangramentos, pois o principal fator da gengivite é a falta de higiene bucal. Algumas pessoas têm mais facilidade em criar a placa bacteriana e isso exige maior atenção.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...