Ganhar Massa Muscular – Suplementos, Exercícios Físicos e Alimentação. Tudo que Você Precisa Saber!

O ganho de massa muscular é um dos maiores objetivos das pessoas que visam um corpo mais proporcional, emagrecer ou melhorar o desempenho físico. Infelizmente, grande parte não sabe realmente como atingir esse objetivo e muitas das regras essenciais são, de maneira bem simples, deixadas de lado.

Você sabe como ganhar massa muscular? Se sua intenção é aprender, conheça hoje os seguintes tópicos:

  • O que é massa muscular?
  • Benefícios do ganho de massa muscular.
  • Suplementos para ganhar massa muscular.
  • Como ganhar massa muscular: vertentes fundamentais.

Saiba que o foco é o ganho de massa muscular de maneira saudável.

O que é Massa Muscular?

Homens e mulheres acreditam que passar horas e horas na academia malhando sem parar pode proporcionar a hipertrofia muscular, porém não é bem assim.

Ganhar massa muscular de forma saudável leva tempo, pois é necessário existir equilíbrio entre os fatores que serão os responsáveis pelos resultados físicos. Qualquer um desses fatores, quando trabalhados isoladamente, não traram qualquer ganho muscular. Por isso não existe o ganho de massa muscular rápido e muito menos a eficácia de dietas que prometem acelerar o processo. Isso pode prejudicar o organismo!

A massa muscular é aquela que acontece dentro das células do músculo, elas trabalham a partir da ativação de enzimas que estão dentro delas e são responsáveis pela síntese proteica. Quando essas enzimas trabalham em um ritmo mais acelerado, há aceleração da síntese de proteínas – e isso é chamado de massa muscular.

O resultado?

  • Aumento do tamanho das fibras musculares.
  • Aumento do volume sanguíneo.
  • Aumento da massa óssea.

Isso tudo gera o ganho de massa muscular ou, como é preferível, a hipertrofia muscular.

Benefícios do Ganho de Massa Muscular

A hipertrofia muscular não alcança somente o lado estético – saiba que esse objetivo de muitos frequentadores das academias pode trazer grandes vantagens para o organismo.

Fique atento aos benefícios:

  • Proporciona uma atividade metabólica mais acelerada, quando comparada com o tecido gorduroso (massa gorda).

Quanto maior o aumento da massa muscular, mais acelerado será o metabolismo.

  • Impacto positivo nas funções fisiológicas do organismo, fazendo com que ele se torne mais eficiente.

Alguns exemplos simples de como o ganho de massa muscular afeta o corpo são:

  1. Faz com que a pessoa durma melhor.
  2. Auxilia no controle e na redução do colesterol.
  3. Contribui para a eliminação de gordura corporal.

Vale frisar que cada pessoa possui um modo distinto de ganhar massa muscular. Isso quer dizer que algumas pessoas têm maior facilidade, enquanto outras demoram muito mais tempo para atingirem qualquer resultado – isso se deve pelas diferenças genéticas que podem aumentar ou diminuir a propensão do ganho de músculos.

Outro detalhe é que os homens têm três aspectos favoráveis sobre as mulheres, o que pode fazer com que eles adquiram músculos de maneira mais “fácil” do que o sexo feminino. São eles:

  • Há maior concentração de massa muscular na parte superior do corpo;
  • Há a produção de testosterona, que proporciona maior desenvolvimento de massa muscular e maior potencial de crescimento;
  • Há maior massa muscular, pois os homens são mais pesados e maiores que as mulheres.

Independentemente do que você seja, aprenda como ganhar massa muscular agora!

Como Ganhar Massa Muscular – O que Fazer?

Atingir a hipertrofia muscular é uma meta que impõe regras. Antes de tudo existem duas vertentes que precisam ser conhecidas e devidamente seguidas – talvez você já saiba quais são:

  • Suplementação,
  • Exercícios físicos,
  • Alimentação.

Obviamente, há outros dois termos que estão integrados e que também serão abordados: a suplementação e o descanso – itens que também fazem a diferença no ganho de massa muscular.

A seguir há dicas e orientações sobre como pode-se ganhar massa muscular por meio de uma prática adequada de exercícios físicos e da alimentação: sempre lembrando que os fatores precisam caminhar juntos para obter sucesso.

Suplementos

Pesquisamos bastante para trazer soluções que fossem REALMENTE ajuda no ganho de massa. Muita gente está atrás de resultados em curto prazo e eficientes. A vontade de ficar “monstro” é cada vez maior. Pensando em ajudar, trouxemos uma solução que poderá fazer a diferença para você: HyperBody.

Alcançar os resultados é algo sofrido. Horas de academia para, muitas vezes, atingir resultados pouco expressivos. Tenho certeza que você quer ganhar até 7 kg em massa muscular para ficar GIGANTE e o HyperBody pode ser tudo que você precisa. Ele é FENOMENAL.

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Se você quer ver resultados temos dois exemplos abaixo:

(Lucas toma HyperBody e está ficando MONSTRO!)

(Resultados do Henrique – Usando HyperBody por pouco mais de 3 meses)

Exercícios Físicos

Não há dúvidas: o melhor exercício físico para o ganho de massa muscular é a musculação, pois ela tem a característica de trabalhar os grupos musculares separadamente, assim como fornece um ganho de força que ajuda nas atividades diárias que exigem esforço – é a capacidade muscular!

Com essa principal opção em mente, observe a tabela abaixo com as recomendações:

Pratique musculação pelo menos 3 vezes por semana
Diversifique (varie) os exercícios, para que o corpo não entre em qualquer zona de conforto
Treine o corpo inteiro
Não faça treinos longos (uma hora já está de bom tamanho)
Cuide da postura enquanto está praticando os exercícios de musculação
Não esqueça do levantamento de peso e do agachamento

E claro, não se esqueça de fazer um aquecimento, sempre, antes de começar a malhar!

A combinação dos exercícios de musculação com exercícios aeróbicos pode tornar o ganho de massa muscular ainda mais fácil, porém nunca deve-se realizar os aeróbicos antes da musculação. Por isso planeje em começar com o treino de força e depois partir para os exercícios aeróbicos para queimar gorduras e calorias.

Iniciantes no mundo da musculação precisam ter cuidado nos exageros – indica-se treinos com três séries de doze a quinze repetições, com exercícios musculares e de pouco peso para que o organismo se acostume.

Alimentação

Uma alimentação equilibrada é a segunda chave para o ganho de massa muscular, isto é, deve-se passar longe de dietas restritivas ou somente o uso de suplementação e abusar de alimentos que só poderão atrapalhar o processo de hipertrofia.

Assim, a alimentação precisa entrar na linha. A suplementação poderá entrar como um fator complementar para ganhar massa muscular – as alternativas mais procuradas são a Glutamina, Taurina e a Creatina, entretanto somente um nutricionista pode prescrever qual é o melhor suplemento para cada organismo e necessidade.

Por isso fique atento a essas dicas e orientações presentes na tabela:

Aumente a ingestão calórica, o corpo irá necessitar
Faça mais refeições por dia – pequenas refeições a cada 3 horas são indicadas
Hidratação continua sendo essencial
Manter a ingestão dos três macronutrientes: proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis
Proteínas são as responsáveis pela reconstrução muscular – é recomendável que se consuma 2 gramas de proteína por quilo corporal diariamente
Alimente-se antes do treino, priorizando as proteínas e carboidratos
Alimente-se após o treino, priorizando nutrientes, vitaminas e minerais

O processo de ganhar massa muscular pode ser árduo, por isso seu corpo precisa descansar e esse elemento, por mais simples que seja, é importante para que a proteína alcance o músculo e o regenere, provocando o aumento da massa muscular.

Entenda que sem descansar, como o músculo irá se recuperar?

Boa sorte na sua busca de ganho de massa muscular!

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