Floratil – Bula, Para que serve, Como tomar e Uso infantil (200 mg ou 100 mg)

Floratil é um remédio para diarreia que serve para regular a flora intestinal acometida por bactérias do tipo Clostridium Difficile ou reações intestinais exageradas ao consumo de determinados tipos de alimentos. A medicação feita a base de probióticos pode ser encotrado em cápsulas ou forma líquida e é recomendada para o tratamento de problemas intestinais em crianças, adultos e animais.

A diferença do Floratil em relação aos demais tipos de remédios para diarreia ou problemas intestinais é que ele é um dos poucos que proporciona a hidratação corporal ao mesmo tempo que regula a flora intestinal.

Bula do Floratil

Abaixo confira todas as informações da bula oficial do floratil, também disponível em PDF pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A posologia recomendada varia conforme o tipo de uso (se pediátrico e adulto) e há algumas recomendações que devem ser seguidas para que haja eficácia no uso do remédio.

Como tomar Floratil 

floratil-packO Floratil deve ser tomado em jejum ou meia hora antes das refeições. Nas farmácias se encontra o medicamento em forma de cápsulas ou pó oral, as dosagens variam de 100 mg a 250 mg.

A posologia correta deve ser indicada por um médico ou confirmada com o farmacêutico, prezando a necessidade do paciente.

Em caso de uso por crianças pequenas ou pessoas com dificuldades de deglutição, é possível abrir as cápsulas de gelatina e misturar o pó com um pouco de líquido ou então na mamadeira (não usar líquidos mornos). O consumo precisa ser imediato, porque o pó ao entrar em contato com o ar e a umidade altera a eficácia do medicamento.

Confira qual a dosagem de Floratil você precisa:

Floratil 100 mg

Indicado para alterações agudas da flora intestinal, diarreia causada pela Clostridium difficile. Tomar dois comprimidos duas vezes ao dia com um intervalo de 12 horas. Em caso de alterações crônicas tomar somente uma cápsula ao dia.

Floratil 200 mg

Indicado para casos de diarreia Clostridium difficile ou alterações naturais agudas da flora intestinal. Tomar duas vezes ao dia em horários diferentes. Já nos casos de alterações crônicas se recomenda somente uma cápsula. Não misturar o medicamento com alimentos quentes (temperatura superior a 60°C).

Pó oral de 200 mg

Indicado para crianças pequenas. O pó do envelope pode ser misturado com pequena quantidade de líquidos ou  alimentos semissólidos, como papinha ou sopa. O conteúdo do pacote deve ser aberto somente no momento do uso e precisam ser consumidos imediatamente.

Pack Cápsulas 200 mg e 250 mg

Esse formato de Floratil é indicado para casos mais intensos de diarreia. A posologia é de 3 cápsulas de 250 mg no primeiro dia, e nos outros três dias após a primeira utilização deve-se tomar 2 cápsulas de 200 mg.

Para os casos não tão sérios recomenda-se 3 cápsulas de 250 mg no primeiro dia, 2 cápsulas de 200 mg no segundo e 1 cápsula de 200 mg no terceiro dia de uso.

As cápsulas devem ser engolidas por inteiro, sem mastigar e com auxilio de algum líquido em pequena quantidade. O seu médico pode mudar o critério da posologia conforme suas necessidades, principalmente em caso de administração a pacientes idosos ou crianças. Dúvidas sobre a posologia correta consulte a orientação de um farmacêutico.

Nunca tome doses dobradas do Floratil (mesmo se você esquecer de tomar) e não exceda a quantidade máxima de três comprimidos diários.diarreia

Floratil pra crianças

O Floratil também tem efeito sob uso pediátrico, se administrado em quantidade adequada. Geralmente, a mais indicada é a de 100 mg. Bebês devem utilizar o pó oral. Caso vá ser administrado o floratil cápsulas é importante instruir que sejam engolidas inteiras sem mastigar.

Entenda a ocorrência de diarreia em bebês e crianças

Floratil completoEsses episódios são comuns em crianças abaixo dos 5 anos e podem apresentar de 3 a 4 episódios do problema por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

A maior parte das diarreias possuem causa viral. Isso acontece porque as crianças ainda não têm o sistema de defesa completamente amadurecido e ficam mais sujeitas a qualquer agente patogênico, principalmente as menores de 5 anos.

Mas fique atento, porque a diarreia infantil também pode ser um sinal de alergias a alimentos, medicamentos e de doenças inflamatórias.

A chance de desidratação em crianças e idosos, quando afetados pela diarreia, é muito maior do que adultos. Por isso os casos precisam ser tratados com bastante prontidão. Afinal, junto com as fezes acaba sendo eliminado muita água e sais minerais importantes para o organismo, as tornando impedidas de realizar atividades comuns.

Para evitar que isso aconteça a Merck – mesma fábrica que produz o Floratil – criou repositor de água e sais minerais essenciais como o Floralyte em diversos sabores. Assim, você não se preocupa em organizar um cardápio diferente que supra os nutrientes que a criança ou idoso perdeu.

Uso de Floratil em mulheres grávidas e lactantes

O uso do Floratil é permitido durante a gravidez e amamentação sob prescrição médica ou cirurgião-dentista. Afinal, as dosagens para pacientes nessas condições podem ser diferentes.

É importante que mulheres grávidas hidratem-se bastante mesmo após o uso do Floratil. Pode-se fazer uso de chás, água e isotônicos para reabsorção dos sais minerais perdidos na diarreia. Não desaparecendo os sintomas deve-se procurar um médico para conferir se está tudo bem com a gestação.

Floratil para cachorro e gatos

Animais domésticos também sofrem de diarreia. Se o seu cão ou gato apresento este sintoma o Floratil também pode ser útil no tratamento desta desregulação intestinal. No caso de animais, ela pode ser causada por conta de alimentação inadequada ou infecção intestinal por fungos e bactérias.

A recomendação é para usar uma cápsula de 100 mg que pode ser quebrada e misturada à ração ou comida. Deixe bastante água disponível para o animal tomar. Caso os sintomas persistam deve-se repetir a dose 12 horas depois.  Como a medicação não tem efeitos colaterais intensos não afetará a saúde do bicho.

Fique atento aos sinais de saúde do seu pet. A diarreia em cachorro ou gato pode ser sinal de que está na hora de dar um vermifugo. Se o cocô conter sangue leve-o ao veterinário, pois pode ser sinal de inflamação intestinal ou tumores.

Quanto leva pra fazer efeito?

Os sintomas costumam desaparecer em até três dias de uso. Se os sintomas persistirem após cinco dias de tratamento procure um médico para conferir se não é o caso de infecções bacterianas no trato gastrointestinal ou hipersensibilidade a algum tipo de alimento.

Para que serve o Floratil? Quando usar

O Floratil é um medicamento que deve ser utilizado com intuito de sanar problemas do sistema intestinal. Confira todos os casos em que esse medicamento é recomendado

  • Tratamento de diarreia;
  • Combate ao crescimento de bactérias do tipo Clostridium Difficile;
  • Restauração da flora intestinal;
  • Diarreia em crianças ou bebês.

Superdosagem

Não há consequências provocadas pelo uso em excesso. No entanto, o uso abusivo de probiótico poderá ocasionar na desregulação da flora intestinal, desencadeando um novo episódio de diarreia. Por isso, mantenha a posologia de acordo com as instruções da bula do floratil.

Composição

O princípio ativo de todas as dosagens do Floratil é o Saccharomyces boulardii, uma levedura tropical proveniente de frutas com benefícios probióticos, ou seja, capacidade de regulação da flora intestinal no intestino grosso e delgado, ou mesmo restauração da flora intestinal quando esta foi degradada.

Floratil 100 mg

Contém 100 mg de Sacchraromyces boulardii.
Excipientes: estearato de magnésio, lactose e sacarose.

Floratil 200 mg

Contém 200 mg de Sacchraromyces boulardii.
Excipientes: estearato de magnésio, lactose e sacarose..

Floratil 250 mg

Contém 250 mg de Sacchraromyces boulardii.
Excipientes: estearato de magnésio, lactose e sacarose.

Pó oral  – 1g

Contém 200 mg de Saccharomyces boulardii.
Excipientes: estearato de magnésio, lactose e sacarose.

Caso o paciente tenha qualquer tipo de hipersensibilidade à composição da fórmula deve procurar outro remédio para diarreia.

Contraindicações

Esse medicamento não tem contraindicações específicas, mas foram observados casos raros do surgimento de fungos Saccharomyces boulardii em pacientes com cateter venoso central. No entanto em todos os casos a reação fúngica foi facilmente tratada com administração de antifúngico.

Pessoas que possuem transtornos de um intestino irritado ou estão sob tratamento de antibióticos e quimioterápicos não devem fazer uso do remédio sem antes consultar a opinião de um médico.

Efeitos colaterais

Como o Floratil é um medicamento o seu uso também pode provocar reações indesejáveis como a desregulação da flora intestinal, acidez estomacal, odor forte nas fezes e sonolência. Os efeitos colaterais da medicação não são intensos.

Como funciona

O Floratil é composto da levedura Saccharomyces boulardii, um organismo vivo que inibe o crescimento de agentes patogênicos, como Escherichia coli (causador da infecção urinária e de bexiga), Shigella, Salmonella, Pseudomonas, Staphylococcus e Candida albicans.

Além disso, a substância melhora a absorção da vitamina B, contribuindo para melhoria da atividade intestinal e, por ser rico em fibras, facilita a recomposição da flora intestinal.

Interação com outros medicamentos

O Floratil não deve ser consumido junto com bebidas alcoólicas em conjunto e nem com remédios para micoses.

Se você está realizando tratamento com antibióticos ou quimioterapia tome o Floratil antes de receber as dosagens dos outros medicamentos. Além disso, alerte seu médico, cirurgião ou dentista que você está fazendo uso desse remédio.

Durante o tratamento não fazer uso de alimentos que tem facilidade em soltar o intestino como chocolates, comidas gordurosas e frutas como mamão ou banana. Isso poderá interferir na propriedade ativa do Floratil, sem contar que pioram a diarreia.

Preço do Floratil

O Floratil está disponível em quase todas as redes de farmácia numa média de preço que varia entre R$ 10,00 e R$ 35,00, dependendo da dosagem. Existem as seguintes formas de compra:

Comprimidos

Embalagem contendo 12 cápsulas.
Embalagem contendo 6 cápsula

Pó oral

Embalagem contendo 4 a 6 envelopes
Embalagem contendo 25 envelopes

Cápsulas de gelatina

Embalagem com 3 cápsulas de 350 mg + 3 cápsulas de 200 mg
Embalagem contendo 6 cápsulas com 250 mg + 6 cápsulas de 200 mg

Como tratar a diarreia

Lembre-se que o bom funcionamento do seu intestino é ideal para a absorção correta dos nutrientes e manutenção da saúde. Se sua função intestinal sofre constantes desregulações pode contar com o Floratil para o equilíbrio bacteriano intestinal, ou auxiliar no tratamento de dores de barriga, ou restauração da flora, mas não deixe de procurar um médico para se certificar de que não há outros problemas relacionados, como alergia a alimentos e remédios ou casos de infecções.

Alguns remédios caseiros também podem ajudar a aliviar o problema e manter a pessoa saudável. Confira algumas receitas no texto sobre remédios caseiros para diarreia.

Antes de tomar observe o aspecto da medicação e não tome dose dobrada para compensar o esquecimento de  uma administração. Conserve o medicamento em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da umidade e não retire as cápsulas da embalagem. Sempre verifique a data de validade e fabricação na embalagem. Não tome remédios vencidos.

O Floratil auxilia no tratamento de diarreia e restauração da flora intestinal, portanto não deve ser utilizado para prevenção do problema antes que ele ocorra, isso pode desregular o ciclo de fezes e pode prejudicar a eficácia proposta pela medicação.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (302 votes, average: 4,76 out of 5)
Loading...