Ferida na boca (todos os tipos) – O que pode ser?

A ferida na boca é o principal sintoma de várias doenças que podem ser de graves a situações menos preocupantes. Tudo depende do tipo de lesão bucal que você tem. Muitas delas podem ser somente uma resposta do organismo a pequenas infecções devido ao sistema imunológico deficiente. Se você está com dúvidas sobre feridas na boca, veja logo abaixo todas as informações mais importantes sobre o assunto.

Ferida na boca que não cicatriza

Esse é o principal tipo de ferida na boca, é um sintoma do herpes uma doença viral que se manifesta por meio de bolhas brancas e inflamações que podem ser somente nos lábios como invadir outras partes do corpo, incluindo internamente. A principal causa é por conta das relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de sangue com pessoas contaminadas. É comum que esse tipo de lesão tenha maior recorrência no inverno devido ao enfraquecimento do sistema imunológico.

O herpes é uma doença que pode ser silenciosa e, se não tratada, pode gerar consequências graves. Para saber se a sua ferida na boca é um tipo de herpes labial, confira aqui os sintomas específicos da doença.

O problema é que no caso do herpes a ferida pode não cicatrizar somente com os tradicionais remédios caseiros para curar feridas na boca, como uso de bicarbonato de sódio, é preciso de um tratamento natural mais específico.

<<Conheça aqui todos os tipos de herpes e tudo sobre a doença>>

ferida no lábio herpes

Ferida nos lábios

Se a ferida é nos lábios ou então no canto da boca é ainda mais provável que o diagnóstico seja de herpes simples. Se não tratada pode causar inflamação e dor, passar para outras partes do corpo e se tornar fisicamente mais feia. Confira aqui os principais métodos de tratamento natural para herpes simples.

Bolhas sensíveis: se ao invés de uma lesão, propriamente dita, você tem bolhas sensíveis nos lábios, pode ser que esteja no começo do herpes. Isso significa que o tratamento correto poderá fazer com que a doença desapareça em poucos dias sem progredir para uma ferida maior.

herpes labial

Aftas

As aftas são caracterizadas por uma ou mais bolhas brancas que podem ficar localizadas na parte interna: gengiva, língua ou céu da boca. A princípio elas podem ser inofensivas e facilmente curadas com bicarbonato de sódio, soluções salinas e água com limão (veja aqui mais tratamento caseiros para afta). Quando acontecem com muita frequência pode ser um sinal de refluxo.

lesão na boca afta

Candidíase (sapinho)

A candidíase é uma doença fúngica que se caracteriza de forma semelhante a uma afta, porém com proporções maiores. Ela pode ser banca com entorno amarelado e causa dor, às vezes coceira. Pessoas que não realizam escovação dos dentes de forma adequada ou utilizam dentaduras têm mais possibilidades de serem diagnosticadas com a doença, isso acontece porque ela fica muito seca e também armazena alimentos que, sem a higienização adequada, torna propício a infecção por bactérias.

Lesão na gengiva

Se a sua ferida na boca fica localizada na gengiva e não parece uma afta pode ser que o seu problema seja de gengivite. Essa é uma doença que inflama a gengiva e a deixa sensível principalmente à escovação. Ter bons hábitos de higiene e passar o fio dental todos os dias são as principais prevenções. Isso evita que se crie pequenas cáries no entorno dos dentes por conta do alimento que ficou parado na região. Para conhecer a cura específica é preciso procurar um dentista.

gengivite

Para tratar uma lesão bucal pode-se recorrer a remédios caseiros e, caso não funcionem, é preciso diagnosticar por meio do conhecimento dos sintomas e auxílio médico se você tem uma doença viral. Essas feridas, quando não saram ou tem surgimento espontâneo (quando no frio por exemplo), são geralmente sinais de infecção de hepatite que exige o tratamento para que não justifique pioras e perda de qualidade de vida.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (52 votes, average: 3,73 out of 5)
Loading...