Dor na coluna – Como aliviar, exercícios passo a passo, remédios e dicas de tratamento

Por ser o eixo central do nosso corpo, a coluna vertebral atua em praticamente todos os movimentos.  Ela também funciona como um duto de feixes nervosos, fazendo a ligação de diversos órgãos ao cérebro.

Não é à toa que a famosa dor da coluna incomoda tanto, porque ela pode ter origem nas articulações, nos ossos, nos músculos, nos nervos e em outras partes do corpo. É possível sentir essa dor no pescoço podendo passar para os braços e na coluna lombar podendo ir para as pernas.

Atualmente, a dor na coluna é uma das mais presentes na humanidade. Para se ter uma ideia, cerca de 90% da população adulta nos Estados Unidos já teve dor de coluna. A lombalgia (dor na região lombar) é a quinta causa de consultas médicas nos EUA.

Causas da dor na coluna

Há vários fatores que provocam dores na coluna, sendo os mais conhecidos o estresse, a má postura, os movimentos repetitivos e o sedentarismo. Em geral, os incômodos na coluna refletem maus hábitos ou apontam uma doença mais grave, como artrose, hérnia de disco e lombalgia.

Outro aspecto que pode causar dores na coluna é a maneira como carregamos os objetos mais pesados. Ao levantar um peso no chão, o ideal é flexionar os joelhos para distribuir a carga entre as pernas e a coluna. Se forem carregadas mochilas, sacolas e malas pesadas num só lado do corpo com frequência, os incômodos na coluna podem aparecer.como evitar a dor na coluna

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na coluna é responsável por um terço ou mais das faltas no trabalho no Brasil. Caso esse tipo de dor durar mais do que três meses, a recomendação é procurar um ortopedista para um diagnóstico mais preciso.

Tratamento 

Em geral, as dores da coluna são tratadas com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia, ambos realizados com indicação médica. Há também outras alternativas interessantes para o tratamento, como a acupuntura que apresenta bons resultados para o controle da dor.

As agulhas da acupuntura atuam em pontos específicos na pele que favorecem a liberação no cérebro e na medula de substâncias (endorfinas e encefalinas) que agem como analgésicos.

Outras formas consideradas bem eficientes de tratar esse tipo de dor é a RPG e o método de Alexander. Essas técnicas têm como foco melhorar a postura corporal por meio de relaxamento e alongamento da musculatura. Assim, permitem desfazer espasmos musculares e outros fatores que atuam no surgimento das dores na coluna.

Além de tratar, é importante prevenir esse tipo de dor. Por isso, a massoterapia é uma ação recomendada. O motivo é que ela consegue relaxar a musculatura da coluna e estimular a circulação sanguínea, evitando compressões e espasmos.

alonagemtnos-coluna

Ações em casa

Não basta apenas ir ao consultório médico, no acupunturista ou ao massoterapeuta para tratar das dores na coluna. É possível adotar algumas medidas em casa para amenizar esse problema.

Uma delas é colocar bolsas térmicas de gel, vendidas em farmácias, para relaxar a musculatura. Se a sua medida é somente melhorar a inflamação ou dor pode testar o ibuprofeno, um potente anti-inflamatório, antitérmico e analgésico. Outra iniciativa interessante é fazer exercícios de alongamento específicos para a coluna. Porém, é necessário ter orientação profissional para a execução ser feita adequadamente.

Confira aqui um vídeo que ensina técnicas de alongamentos que podem aliviar as dores na região:

No sentido de evitar problemas na coluna, é positivo ter mais atenção com a postura em casa, principalmente, quando está no sofá assistindo televisão ou numa mesa durante uma refeição.

Independentemente da situação, é fundamental sempre cuidar da postura para evitar, ao máximo, dores na coluna.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votes, average: 4,38 out of 5)
Loading...