Exame de raio X: tudo que você precisa saber!

O raio X é um tipo de exame feito por feixes de ondas eletromagnéticas, que possuem o poder de atravessar (ou não) o nosso corpo. As estruturas que forem ultrapassadas pelo feixe, ficarão escuras (como a pele), enquanto as que não absorverem estas ondas, ficarão brancas (os ossos).

Sendo assim, é possível reconhecer alterações de tecidos, fraturas, massas, presença de ar ou líquido em cavidades (como o abdômen e pulmão), e muito mais!

Como funciona?

Depois de entender o mecanismo de produção da imagem, você deve estar se perguntando como estes feixes de ondas serão lançados, não é?

Existem aparelhos específicos, e que tentam minimizar o possível de comprometindo de funcionários e outras estruturas do paciente, à radiação. Os feixes serão lançados sobre a estrutura desejada, e atrás dela estará uma “chapa” (que é onde se formará  a imagem). É preciso manter-se imóvel durante a realização do exame, para evitar que a imagem borre ou saia estremecida.

raio x como funciona

Quando é usado?

O raio X é um dos exames de imagem mais simples, e também mais pedidos pelos médicos. Ele costuma ser o primeiro diagnóstico, por estar disponível em hospitais e clínicas.

Descubra algumas das situações em que o exame será solicitado:

Trauma

Ao chegar um paciente ferido no pronto atendimento, um dos primeiros passos é buscar alterações ósseas e estruturais.

Além de acidentes e traumas mais graves, pode-se encaixar neste tópico as fraturas ósseas: quando se suspeita que algum osso foi quebrado, este exame é padrão no diagnóstico!

Lombalgia

Consiste em dores nas costas, muito comuns na população. Estima-se que 80% das pessoas já possuíram ou ainda terão esta queixa ao longo da vida.

O exame pode ser pedido para tentar determinar a causa da dor: pode ser por compressão de algum nervo, hérnia de disco, desvios posturais, e muito mais.

raio xDiagnósticos de pneumonias e doenças pulmonares

O exame de Raio X também será padrão ouro quando existe esta suspeita. Isso porque é muito fácil distinguir a normalidade dos alvéolos (estruturas responsáveis pelas trocas gasosas) de alguma possível doença.

Avaliação renal

Quando existe uma suspeita de infecção e/ou cálculo renal, um Raio X poderá ser pedido. Ele determina o tamanho da área acometida, bem como localização, e pode servir de guia para determinar a melhor forma de tratamento.

Abdômen

A avaliação geral abdominal também pode ser feita pelo exame, visto que ele é capaz de identificar massas anormais, calcificações, deslocamentos de órgãos, e muito mais.

Parte bucal

Antes de iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico, por exemplo, serão pedidas diversas radiografias, para classificar o problema.

raio x pra que serveColuna vertebral

Já lhe falamos sobre a parte óssea, porém, este é um dos exames de raio-x mais pedidos.

Através do exame da coluna, é possível identificar doenças nas articulações, desvios posturais, hérnias de disco, bico de papagaio, e muito mais.

Busca de tecidos moles

Através do raio X, podem ser encontradas tumorações e alguns tipos de tecidos anormais. Pela sua baixa especificidade, ele geralmente precisará ser complementado com uma tomografia ou ressonância magnética.

Exames com contraste

A radiografia pode melhorar seu resultado se o exame for contrastado. Um exemplo típico deste, é a urografia excretora: pela inserção de contraste pelo uretra, é possível visualizar com bastante precisão a bexiga e todos os órgãos urinários.

Esta variável de exame costuma ser mais cara e provoca desconfortos no paciente, mas é ótima para avaliar o caminho que a urina está fazendo, e encontrar possíveis alterações.

Quanto custa?

Um dos motivos de este ser um dos exames mais escolhidos pelos médicos, é o fácil acesso da população, tanto pela sua disponibilidade em todos os hospitais, como também por se tratar de um exame barato.

O valor pode variar muito conforme a área a ser analisada, mas existem exames a partir de R$ 50,00 (para avaliar parte óssea bucal, por exemplo), até R$ 400,00.

Antes de realizar o exame, faça um comparativo entre clínicas e hospitais de sua cidade, podendo optar pelo preço melhor.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply