O que é um eczema? Quais as causas, tratamento e sintomas.

Eczema é uma doença inflamatória da pele, muito comum em crianças, podendo afetar os adultos, também. Ela está frequentemente ligada a outros problemas de pele, como alergias ou dermatite, aparecendo em quem não apresenta essas doenças. Bolhas bem pequenas e manchas vermelhas são alguns dos principais sintomas da eczema.

Quer entender melhor quais são os tipos, as causas, os sintomas e os tratamentos para eczema? Veja as informações, a seguir:

Tipos de eczema e causas

O que é um eczema? Quais as causas, tratamento e sintomas.

Existem diferentes tipos de eczemas, com características bem específicas. Os mais comuns são o eczema de contato e o eczema atópico. Confira:

Eczema de contato

O eczema de contato é causado por uma alergia a algum componente que entra em contato com a pele, seja um cosmético, um colar, um tecido ou qualquer outra coisa. Esse tipo de eczema não é contagioso.

Eczema atópico

O eczema atópico é uma doença crônica, geralmente, de causa hereditária, muito comum em crianças. Ele também não é contagioso e não sendo possível definir uma causa exata, mas ele pode manifestar-se em diversas crises, de tempos em tempos.

Os principais sintomas

Os sintomas da eczema também podem variar, de acordo com o tipo da doença. Porém, os mais frequentes e que são comuns a ambos os tipos são:

  • Bolhas;
  • Vermelhidão
  • Coceira;
  • Inchaço;
  • Descamação;
  • Pele grossa e áspera.

A intensidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa, podendo acontecer em qualquer parte do corpo, sendo que os locais mais comuns são os braços, as pernas e as bochechas.

Durante uma crise de eczema, é muito comum que a pele fique extremamente ressecada, o que pode causar ainda mais coceira.

Os tratamentos mais eficazes para eczema

O que é um eczema? Quais as causas, tratamento e sintomas.

Apesar da doença ainda não ter cura, é possível tratá-la, para aliviar os sintomas e conviver com o problema de forma tranquila e sem transtornos. Mais uma vez, o tipo da doença vai definir qual será o tratamento mais eficaz. Para isso, ao perceber qualquer sintoma, é preciso procurar um dermatologista imediatamente. Ele poderá analisar sua pele, solicitar exames e diagnosticar o problema. Somente o profissional saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Os tratamentos mais comuns são realizados com anti-histamínicos (antialérgicos) e com pomadas ou cremes específicos. Corticoides e antissépticos também podem ser indicados por seu dermatologista.

Se a doença agravar e causar uma infecção bacteriana, é preciso realizar um tratamento com antibióticos. Lembre-se de nunca se automedicar, pois você pode acabar agravando o problema ao invés de solucioná-lo.

Formas de prevenir o eczema

Para prevenir a doença, uma solução pode ser utilizar hidratantes potentes, todos os dias. A pele seca é uma das causas do eczema, que pode causar ainda mais ressecamento.

Também, é recomendado utilizar roupas de algodão, que oferecem menos chances de irritação na pele, e evitar o uso de cosméticos, bijuterias ou qualquer outro elemento que possa ser o causador da alergia.

Porém, até mesmo para saber como prevenir a doença, é preciso contar com o suporte de um profissional, a fim de saber quais são as causas.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply