Ecocardiografia – Tipos, Como é feito, Preço médio e Quando fazer

Ecocardiografia é o exame responsável por criar uma imagem do coração, por meio de ondas de ultrassom. Também conhecido como ecocardiograma, esse exame serve para dar informações ao médico a respeito do tamanho e da forma do coração, bem como analisa as suas válvulas e câmaras.

Além disso, esse importante exame também é capaz de identificar se determinadas áreas do coração não estão contraindo de forma considerada normal, em decorrência de pouco fluxo de sangue ou de lesões causadas por ataques cardíacos anteriores.

Qual a diferença entre ecocardiografia, ecocardiograma e eletrocardiograma?

É muito comum encontrar pessoas que confundem os três termos acima. Vamos anular essa dúvida de uma vez por todas.

Primeiramente, Ecocardiografia e ecocardiograma é apenas uma variação de nome para o mesmo exame.

Já o eletrocardiograma é, de fato, um exame diferente. Enquanto a ecocardiografia é responsável por examinar o funcionamento e a estrutura do coração por meio de ondas de ultrassom, o eletrocardiograma é responsável por examinar a atividade elétrica do coração.

ecocardiografia como funciona

Tipos de Ecocardiografia

Há disponíveis diferentes modalidades de ecocardiografia, sendo as mais comuns:

  • Ecocardiograma transtorácico:o tipo mais comum consiste em colocar um aparelho transdutor sobre o peito – aparelho este responsável por enviar ondas de ultrassom para o coração que, por conseguinte, são enviadas para um computador ligado à máquina de ecocardiografia, que converte em imagens do coração;
  • Ecocardiograma com Doppler: com esse tipo de ecocardiografia é possível obter informações a respeito da velocidade e da direção das hemácias localizadas nos vasos e no coração, sendo possível verificar como o sangue flui pelas válvulas e câmaras do coração;
  • Ecocardiograma sob estresse: nesse, é realizado um teste de esforço, no qual a pessoa se exercita ou ingere um medicamento dado pelo médico, para que haja um aumento nos batimentos cardíacos – pois alguns problemas de coração são mais fáceis de serem diagnosticados quando o coração está batendo mais rápido e forte;
  • Ecocardiograma transesofágico: muitas vezes, com o ecocardiograma transtorácico é difícil ver a aorta (a artéria mais importante do sistema circulatório do corpo humano) e certas partes do coração. Quando isso ocorre, o médico pode recomendar essa modalidade, que é realizada por meio de um transdutor acoplado no final de um tubo flexível. Este tubo é guiado garganta abaixo, chegando ao esôfago, com a finalidade de obter imagens detalhadas do coração.
  • Ecocardiograma fetal: é a modalidade recomendada para testar o coração de um bebê em gestação, a fim de detectar se há problemas cardíacos. Geralmente, é realizado entre 18 a 22 semanas da gravidez.

ecocardiografia quando fazer

Causas e sintomas

A ecocardiografia é o exame indicado quando o paciente está sofrendo sintomas de problemas no coração, por exemplo:

  • Inchaços nas pernas e pés;
  • Falta de ar;
  • Ansiedade;
  • Desconforto no peito;
  • Suor frio de forma repentina;
  • Pulso rápido e irregular.

Esse exame é muito importante e oferece informações para um diagnóstico precisode diversas doenças cardíacas, como sopro, sequelas de infarto, insuficiência cardíaca, etc.

Como é feito

Aecocardiografiaé um exame simples e indolor, que dura cerca de 15 minutos. Ele pode ser realizado em diversas clínicas ou hospitais, só devendo ser observado se no estabelecimento é oferecido o tipo de ecocardiografia solicitada pelo médico.

Primeiramente, o paciente precisa retirar todas as joias ou objetos que possam atrapalhar o procedimento.

Em seguida, deve-seficar com o peito nu (as mulheres recebem uma camisola cirúrgica). O paciente, então, deve ficar deitado sob o lado esquerdo, enquanto o médico especializado desliza um transdutor com gel no peito do paciente.

Assim, é possível visualizar todas as partes do coração, sendo que o gel é fabricado à base de água, para não causar alergia quando entrar em contato com a pele,facilitando a visualização.

Durante a realização daecocardiografia,é comum que o profissional realize algumas pressões a fim de facilitar a visualização do órgão, sem que cause enorme dor ou desconforto ao paciente.

Precauções

Em regra, não há precauções necessárias para a realização daecocardiografia – qualquer necessidade especial será informada pelo seu médico.

Entretanto, quando houver necessidade de realizar o ecocardiograma sob estresse,recomenda-se que o paciente não ingira alimentos pesados horas antes da realização do exame, a fim de evitar náuseas.

O preço de uma ecocardiografia pode variar de acordo com a sua localização geográfica, clínica escolhida e modalidade do exame requerida, sendo o preço médio de R$ 200,00 a R$ 500,00.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply