Dor no pescoço – Saiba quais as causas, como prevenir e aliviar a dor

A dor no pescoço muitas das vezes está relacionada à má postura. Essa dor se difere facilmente da dor de garganta comum, que normalmente acontece na parte da frente do pescoço e também piora conforme falamos ou engolimos algum alimento.

A dor no pescoço pode aparecer de forma aguda ou de forma intermitente durante todo o dia.

Quais são as causas da dor no pescoço?

As causas podem variar de acordo com a intensidade e também como você reage a essa dor. Em muitos casos essa dor no pescoço costuma acontecer no momento em que a pessoa acorda e ,nesse caso, ela provavelmente é um torcicolo que foi causado por má postura durante o sono.

dor-no-pescoço

Veja abaixo uma lista das possíveis causas da dor no pescoço:

  • Torcicolo (normalmente acontece ao utilizar um travesseiro muito alto ou muito baixo);
  • Dormir com o pescoço “virado” de barriga para baixo;
  • Exercícios ou atividades que exijam que você olhe muito tempo para o alto ou para baixo;
  • Estresse;
  • Trauma aparente;
  • Acidentes de carro ou qualquer outro choque de alta intensidade que pode ter feito o pescoço se mover de maneira brusca (acontece com frequência em alguns esportes);
  • Má postura no geral;
  • Algum desequilíbrio muscular;

Além dessas causas, existe a possibilidade dessa dor no pescoço ser causada por alguma outra doença crônica como a fibromialgia, artrite reumatóide ou espondilite anquilosante.

Nesses casos, as dores de pescoço podem ter outras causas como a calcificação de alguma vértebra localizada na área cervical ou até mesmo origens psicológicas, como é o caso da fibromialgia.

Diagnóstico da dor no pescoço

Em muitos casos não é necessária a ida ao médico para fazer um diagnóstico mais fundo a respeito.

Porém, em casos de dor intermitente que não passam ou que costumam incomodar durante todo o dia, sem razão aparente, esse diagnóstico se faz necessário.

dor-no-pescoço-1

Nesses casos, provavelmente o seu médico irá passar algum exame de imagem, como uma radiografia, para ver se existe alguma calcificação (que pode indicar artrite) ou qualquer outro problema estrutural relacionado a coluna cervical.

Existem casos, que mesmo com o exame de imagem não são identificados nenhum problema estrutural. Quando isso acontece, possivelmente essa sua dor no pescoço é de origem psicológica e pode indicar um estresse exacerbado ou até mesmo uma doença psicossomática como a fibromialgia. No entanto, isso acontece com uma frequência muito menor.

Como tratar a dor no pescoço?

A dor no pescoço normalmente é tratada com o uso de algum relaxante muscular. Em alguns casos são indicados fisioterapia e em outros apenas compressa com água quente no local da dor pode ser o suficiente para fazer ela “ir embora”, esse é o quadro normalmente do torcicolo.

Em todo caso, existe a necessidade que você vá ao médico se os sintomas persistirem por vários dias.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (304 votes, average: 4,31 out of 5)
Loading...