Doença de Crohn – O que é? Causas, Sintomas e Tratamento

A doença de Crohn é uma inflamação da mucosa do aparelho intestinal. É uma enfermidade crônica que não pode ser eliminada por cirurgia ou tratamento clínico, mas pode ser controlada.

Infelizmente, não se sabe a origem da doença de Crohn, ela se enquadra nas DII (doença inflamatório intestinal), junto com a retocolite ulcerativa. No entanto a doença de Crohn apresenta mais complicações do que a retocolite, pois ela pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Já na retocolite, são afetadas apenas a camada mucosa e submucosa, de modo contínuo, atingindo somente o cólon e o reto.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são cólica abdominal, vômito, febre e perda de peso. Além desses, a inflamação pode apresentar outros sintomas extra intestinais. Sendo eles: formação de ulcerações, fístulas, estenoses e granulomas.

Também pode causar complicações fora do trato gastrointestinal, tais como erupções na pele, artrite e inflamação dos olhos. Os sintomas surgem com maior predominância na faixa etária de 15 até 30 anos, mas podem aparecer em qualquer idade.

doença de crohn

Tratamento

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, o diagnóstico é feito através da análise de dados clínicos de anamnese, exames físico, proctológico completo, endoscópicos, radiológicos, laboratoriais e histológicos.

Após o diagnostico, as recomendações para intervenção medicamentosa ou cirúrgica resultam na localização da doença, intensidade da apresentação, resposta à terapia de medicamentos pregressa e a investigação de complicações.

O objetivo inicial do tratamento clínico é produzir remissão da atividade da doença. Pacientes para os quais foi obtido melhoras devem ser considerados para tratamento de manutenção.

Para pacientes sintomáticos e em corticoterapia ou com febre, vômitos, dor abdominal, suspeita de obstrução intestinal ou em desnutrição evidente recomenda-se o internamento.

Principais Remédios

Para o tratamento e controle da doença de Crohn podem ser utilizados:

  • Medicamentos imunossupressores, que são aqueles que diminuem as respostas de defesa do organismo.
  • Corticosteroides, que controlam inflamações.
  • Aminossalicilatos, usados no tratamento de doenças inflamatórias em geral.
  • Antibióticos, que impedem o desenvolvimento de micro-organismos prejudiciais.
  • Mais recentemente, tem se utilizado os anticorpos contra fatores que induzem/participam da resposta inflamatória do corpo.

Prevenção

O aparecimento da doença ainda é um tanto desconhecido, pesquisas estipulam alguns fatores como: infecções bacterianas, fatores imunológicos, genética, distúrbios psicológicos, dietas nutricionais, alergia gastrointestinal e fatores ambientais.

Outros fatores são: o tabagismo, alimentos industrializados, que apesar de fazerem parte da vida moderna, podem ser evitados.

Segundo o professor da USP Aderson Damião, é possível ter uma vida normal com a doença, porém, é preciso um cuidado regular em relação ao problema. Ele afirma que quase 50% dos homens, ao sentirem os sintomas, procuram um urologista e as mulheres um ginecologista, sendo assim, uma das dificuldades do tratamento é a constatação da doença que acaba sendo tardia.

Enfim, ao sentir os sintomas procure ajuda profissional e leve a sério, pois a doença se não cuidada em seu devido tempo, pode acarretar sérios danos.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...