A dor na nuca é um dos principais sintomas de problemas na coluna. Entretanto, assim como qualquer outra dor, pode significar diversos outras complicações que devem ser investigadas e tratadas adequadamente. A dor na nuca pode ser provinda de dores na maneira de sentar, má postura, como também pode vir de causas mais graves.
Caso os sintomas persistam, é sempre aconselhado para sua saúde e bem estar procurar um médico para descobrir a raiz do problema, que pode ir desde tensão muscular à hérnia de disco.
CAUSAS DA DOR NA NUCA E COMO TRATAR
Dor na nuca + dor nos ombros: é comum que esses sintomas sejam um reflexo de dores de cabeça. Também podem estar associados com problemas de coluna. Para aliviar a dor deve-se repousar em um quarto escuro e pode-se tomar analgésicos. Podem vir de atividades físicas ou de um mal jeito, dependendo do tipo de dor.
Dor na nuca + tontura: é um provável sinal de labirintite (inflamação na região interna do ouvido, chamado labirinto). Na maior parte dos casos essa doença é curada sozinha, mas é recomendado que consulte um médico para verificar a causa da labirintite. Em alguns casos precisa-se tomar antibióticos ou anti-inflamatórios. Para aliviar a sensação de mal estar é possível tomar chá de gengibre, pois este estimula a circulação sanguínea cerebral e olhar para um ponto fixo ou manter os olhos fechados até que a sensação melhore.
Dor na nuca + dor no pescoço: provável que seja problemas musculares, como tensão, contusão, distensão ou torcicolo. Para aliviar a dor deve-se fazer compressas de água quente e tomar analgésicos ou relaxantes musculares. Pode ser uma inflamação na região e qualquer clínico geral pode resolver.
Dor na nuca + dores de cabeça: possível que seja problemas na coluna. Para tratar faça alongamentos com muito cuidado e consulte um médico especialista para orientar o melhor tratamento. Na maioria dos casos os problemas de coluna cervical precisam ser tratados em longo prazo com sessões de fisioterapia ou RPG, para reeducar a postura e evitar a dor ou problemas mais sérios. Quando a dor nas costas vem acompanhada de dor de cabeça, é provável que precise ser investigada a causa da dor.
Dor na nuca + dor nos olhos: sintomas de problemas na visão. Provavelmente será possível que precise utilizar alguma lente para corrigir a visão. Para tratar é necessário consultar um oftalmologista o quanto antes para analisar a situação e recomendar o tratamento correto. Você pode melhorar ao ter seu grau corrigido, por não precisar fazer tanto esforço para enxergar de perto ou longe.
Dor na nuca + febre: esses sintomas são o alerta de uma possível inflamação na coluna. Nesse caso deve-se ir ao pronto-socorro ou consultar um médico com urgência, logo que a coluna vertebral é uma via essencial para a produção de hemácias (corpos que fazem a captação de oxigênio no sangue) e corrente das conexões nervosas (responsáveis pela movimentação de músculos e articulações).
Qualquer dano nessa região pode trazer consequências irreversíveis como a paralisia, por exemplo. As causas e tratamento variam, e essa é uma das modalidades que exige mais atenção. Não só quando a dor é na nuca, mas quando ela é nas costas também, sentido às vértebras.
Pressão alta: o aumento da pressão de uma hora para outra pode trazer como reflexo dores, ou seja, quando o paciente é hipertenso a elevação da pressão pode causar dores.
Dor na nuca+ enjoo: esses sintomas podem ser problemas neurológicos. Se estiver sentido-os vá ao médico com urgência para fazer o diagnóstico.
COMO PREVENIR A DOR NA NUCA
O estresse e ansiedade são os grandes violões das dores musculares. Ao estar sob essas duas sensações os músculos tentem a ficar contraídos por muito tempo, provocando dores posteriores. Por isso fiscalize o seu comportamento no dia a dia e faça sempre pequenas pausas para alongar-se e relaxar os músculos.
Alongamento 1: com a sua mão puxe o pescoço para o lado direito e aguarde 10 segundos e depois repita com o outro lado.
Alongamento 2: apoie o queixo no peito e estique a nuca e aguarde 1 minuto. Repita o exercício cinco vezes ao dia.
Alongamento 3: leve a cabeça para trás e mantenha a posição por um minuto. Faça esse alongamento sempre após ter feito o alongamento 2.
Na maioria dos casos, a dor na nuca tem cura, basta procurar um especialista no assunto para lhe auxiliar e prescrever o melhor medicamento.
Recomendados para você:
-
CHOQUEI! Mulher Revela que consegui CORPÃO com dieta leve e 20 minutos de exercício por dia.
-
MEU DEUS!! Cientista pode ter seu Registro Profissional CAÇADO depois de descobrir Método 100% Natural para o Alívio de Dores Crônicas!
-
PELANCA?! Ela Nunca Mais Deixou Ninguém Rir da sua Aparência graças a Botox em Cápsulas