Diarreia na Gravidez – Prejudica o Bebê? É normal? Sintomas da Gravidez

A diarreia na gravidez pode ser um mal sinal, indicando nervosismo excessivo por parte da mãe ou então infecções por viroses.  Outras causas apontam para desconforto intestinal decorrente de alimentos.

Na gravidez, a diarreia é caracterizada quando a mulher evacua mais de três vezes no mesmo dia, sendo as fezes líquidas ou muito moles.  Mesmo quando não são muito frequentes, mas a situação ocorrendo por vários dias, é necessário tomar algumas iniciativas, para garantir que a saúde do bebê e da mãe não sejam prejudicadas.

Diarreia na gravidez prejudica o bebê?

A diarreia na gravidez não prejudica o bebê diretamente, o que acontece é que pode ocasionar algumas consequências, como a desidratação e desnutrição.

Acontece que, com as fezes líquidas, a mulher elimina muitos nutrientes e líquidos e pode se sentir fraca, não repassando os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê. A curto prazo, isso pouco interfere, mas se o desconforto intestinal for frequente, poderá trazer até alterações no exame de sangue.

diarreia na gravidez é normal

Diarreia na gestação entre 26 a 30 semanas

A diarreia no início da gravidez acontece com mais frequência. Isso pode ser um resultado das alterações hormonais e, até mesmo,do estilo de vida e alimentação. Caso ela perdure mais de três dias,será possível que tenha a ver com algum processo infeccioso – deve-se ficar atenta aos sintomas e manter-se sempre pronta para comunicar ao médico.

A partir de 33 a 38 semanas

A diarreia no final da gravidez pode estar muito relacionada aos fatores emocionais da mãe. A partir da 33ª semana é muito comum que algumas fiquem nervosas, ansiosas ou, até mesmo, apavoradas com o nascimento do bebê que se aproxima.  Nestes casos,o melhor a fazer é relaxar e ficar bem informada de todos os processos – afinal, nem o parto normal e nem a cesariana são bichos de sete cabeças.

Neste período,pode ser que a diarreia seja um sinal de infecção intestinal. Neste caso, o problema ainda poderá vir acompanhado de outros sintomas, como dores de cabeça e febre leve.

A diarreia pode ser um sinal de parto, mas é incomum e, quando acontece, não costuma durar mais de mais de um dia.

O que fazer? O que comer?

No geral, a mãe com diarreia precisa manter-se hidratada e bem nutrida, para garantir que os episódios de diarreia não a deixem fraca e nem causem perdas nutricionais para o bebê.

O tratamento da diarreia na gravidez deve acompanhar uma série de cuidados que são as mesmas do que para as não grávidas. Em casos mais graves,o médico obstetra poderá recomendar o uso de remédios. Confira o que fazer:

  • Tomar bastante líquido, de preferência, água filtrada e chás sem açúcar;
  • Comer frutas cozidas e sem casca, como banana, maçã, laranja, melancia e outros;
  • Preferir alimentos cozidos ou grelhados, como cenoura, peito de frango e macarrão sem molho;
  • Manter o corpo bem nutrido.

Já fizemos um conteúdo com as principais receitas caseiras para diarreia, elas podem ser úteis também para as grávidas.

diarreia na gravidez o que fazer

O que não fazer?

Algumas atitudes podem piorar a situação de diarreia por parte da mãe. Confira o que evitar:

  • Alimentos com fritura ou muito gordurosos;
  • Exercícios físicos;
  • Tomar água não filtrada.

Caso o desconforto não passe, será necessário fazer um acompanhamento, para confirmar se a mãe não foi infectada por um verme ou parasita intestinal.

O que tomar para diarreia na gravidez?

Os remédios mais recomendados para a diarreia são:

  • Diasec;
  • Imosec;
  • Diarresec

No entanto,nenhum deles deve ser utilizado sem antes consultar um médico especialista. remédios para diarreiaPara mais informações consulte o conteúdo de .

Diarreia é sintoma de gravidez?

O intestino preso ou a diarreia são um dos muitos sintomas da gravidez. Eles são causados por conta da desaceleração do sistema digestivo, uma mutação provocada pela alteração hormonal. No entanto, o episódio não deve durar muitos dias.

A diarreia sozinha não é um sintoma de gravidez definitivo para saber se está grávida. Veja, aqui, como fazer para ter certeza se está grávida.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply