Dermatite – conheça os tipos, faça seu diagnóstico e saiba como tratar

A dermatite é uma doença inflamatória, identificada por seus sintomas de vermelhidão, coceira e bolhas na pele. Ela acontece geralmente como uma reação alérgica a fatores externos e que pode atingir pessoas de todas as idades, inclusive bebês. A doença não é contagiosa, mas é preciso tratamento adequado para prevenir a recorrência dos sintomas.

Existem mais de um tipo de dermatite que são causadas por ocorrências diferentes, como a variação do fator alergênico. Ser diagnosticado com essa doença pode ser assustador, mas na verdade não tem difícil tratamento, tem maior facilidade de acontecer em pele seca e é tratada com medicação específica.

o que é dermatite

 

Tipos de dermatite e suas causas

As dermatites que coçam e formam bolinhas vermelhas são conhecidas como atópicas, causada principalmente por contato com determinados tipos de tecido, esfoliativos, fralda, entre outros. Elas poder ser herpetiforme, numular, ocre, perioral, seborreica, etc. Porém as mais comuns são a de contato e a dermatite de fralda – que no caso, passa ser um tipo que atinge principalmente crianças que usam fralda, pois a pele acaba entrando em contato com o plastico e com isso surge uma “assadura”.

diagnostico dermatiteCada tipo pode ter um desenvolvimento específico, por isso que é necessário ir até um dermatologista, para que então, ele possa examinar a sua pele e analisar qual o tipo de dermatite que combina com os efeitos que são compartilhados a partir da região atingida. Assim, ele não apenas entende suas alergias, como faz a prescrição de um tratamento eficiente para o seu caso e que reduza sintomas.

Principais sintomas – Como fazer o diagnóstico

Existem diferentes sintomas que acometem pessoas com dermatite, contudo é possível citar três principais, que acabam sendo notados em todos os tipos:

  • Vermelhidão intensa;
  • Coceira;
  • Pequenas bolhas.

Entre outros sintomas da doença inflamatória também pode-se citar a descamação da pele, que por sinal tende a ser confundida em algumas partes do corpo como uma frieira ou até mesmo outras doenças alérgicas, além de bolhas pequenas, que de certo modo se diferenciam por ficarem bem cheias de líquido transparente.

sintomas da dermatite

Também é possível apresentar algum dos seguintes sinais:

 

  • Lesões vermelhas e acinzentadas;
  • Coceiras intensas pela pele;
  • Descamação, principalmente nas dobras do corpo;
  • Descamação do couro cabeludo;
  • Sensação de queimação intensa;
  • Coloração arroxeada ou marrom nas pernas e tornozelos;
  • Manchas arredondadas que ardem e coçam;
  • Assaduras (geralmente em crianças que usam fraldas).

Os principais tratamentos e prevenção da Dermatite

tratamento dermatiteO tratamento da dermatite varia, basicamente, com o tipo que desenvolveu e é por isso que o indicado, antes mesmo de cogitar tratamentos, seria conversar com um médico especialista para que ele encontre a melhor solução para todos os efeitos que têm sentido na pele, seja a descamação, coceiras, entre outros. Dermatologistas são os profissionais mais recomendados para analisar o caso.

Ocorre que na grande maioria dos casos é indicado o uso de anti-histamínicos e cremes hidratantes, além de shampoos anti-caspa (para casos com descamação do couro cabeludo), pomadas corticoides, alimentação balanceada e pobre em glúten (para dermatite tipo ocre), cremes emolientes e pomada para assaduras.

Alguns médicos chegam a solicitar até injeções de corticoides e antibióticos, no entanto é algo que prescrevem apenas aos casos mais graves e que não foram solucionadas com as medidas adotadas anteriormente (que foram citadas logo acima) em que o quadro alérgico tenha piorado ou continuou da mesma forma.

Quanto as prevenções, a melhor maneira de prevenir a dermatite é não usar os produtos ou qualquer outra substância que tenha alergia, assim como evitar os picos de estresse e entre outros hábitos, ou situações que causem irritações em seu corpo e levam a pele a sofrer com os sintomas dessa doença inflamatória.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 2,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply