Principais cuidados que grávidas devem ter com zika vírus e dengue

Os casos recentes envolvendo gestantes e o zika vírus receberam holofotes de diversos países do globo e a apreensão dos brasileiros e estrangeiros.

Muitas futuras mães – que possuem desejo de engravidar – e as já grávidas estão sendo alertadas pelos cuidados que devem ser lembrados para que o bebê não tenha microcefalia, uma condição de cunho neurológico, rara, em que a cabeça e o cérebro da criança são menores do que o normal.

cuidados na gestaçãoEnquanto que o zika vírus é uma “novidade” no Brasil, todos os anos há campanhas  para prevenção da dengue – transmitida pelo Aedes aegypti. A doença foi identificada pela primeira vez em solo brasileiro em 1986 e também pode trazer consequências para as gestantes.

Os cuidados das gestantes contra o zika vírus e dengue precisam ser amplamente divulgados para garantir boa saúde para todos os novos bebês e mães.

Vamos conhecer quais são as melhores dicas de prevenção e combate aos mosquitos!

Mães contra a Dengue!

Durante a gravidez as defesas do organismo contra as doenças acabam ficando mais fracas. Nesse momento se uma gestante é picada pelo mosquito com dengue e adquirir a doença, os sintomas poderão ser mais graves, assim como suas consequências.

Felizmente, o bebê – na maior parte dos casos – não é afetado caso a mãe pegue dengue durante a gravidez. Contudo em situações que a infeção é grave há complicações, como partos prematuros e anomalias fetais.

Poucos estudos foram divulgados sobre a transmissão vertical (ou seja, de mãe para filho) – nos casos publicados o recém-nascido apresentou dengue também.

cuidados com a dengue na gestação

Dessa forma, uma gestante deve procurar assistência médica para realizar o pré-natal e apostar em algumas medidas de prevenção:

  1. Combater os focos de mosquito – tais como as poças d’água (locais de reprodução);
  2. Estar em ambientes com ar condicionado ou áreas mais frescas. Esse ponto é importante já que o mosquito não sobrevive quando exposto a temperaturas baixas;
  3. Usar roupas de mangas compridas – quanto menos exposição da pele, menos chances de picadas de mosquitos;
  4. Usar repelentes e mosquiteiros.

Mães contra o Zika Vírus!

Com o susto generalizado sobre a relação do zika vírus e microcefalia, muitas gestantes estão procurando por dicas e soluções para prevenção e combate ao mosquito.

Ao contrário da dengue, que pode ser combatida através das próprias células de defesa do organismo, o zika vírus não é eliminado. Assim, como não há combate eficaz o vírus pode alcançar a placenta e chegar até o bebê – e assim, causar microcefalia.

Assim como a dengue, a principal ação contra o zika vírus é combater os focos do mosquito – que podem aumentar consideravelmente em épocas de calor e chuvas. Veja mais sobre o assunto aqui!

Cuidados com a Zika na gestação

Também pode-se:

  1. Usar roupas de mangas compridas para evitar muita exposição da pele;
  2. Utilizar repelente – até mesmo nas roupas para aumentar a proteção, podendo ser reaplicado a cada seis horas;
  3. Usar telas em janelas para não deixar mosquitos entrarem na casa.

Nota-se que os cuidados para gestantes contra zika vírus e dengue são semelhantes, porém, ambos com manifestações similares, são vírus completamente diferentes.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...