Dor abdominal – O que causa, Doenças relacionadas e Como tratar

A dor na região abdominal é uma dor que muitas vezes possui um diagnóstico difícil para o médico. Em alguns casos, essa dor pode estar relacionada a alguma enfermidade ligada a um órgão específico, ou pode decorrer de má digestão ou qualquer outro problema relacionado ao sistema digestório.

Essa dor pode apresentar diversas variações e, em alguns casos, pode apresentar um forte fator debilitante devido à sua altíssima intensidade.

Um ponto que é imprescindível ser mencionado é que as pessoas que sentem forte dor na região abdominal devem obrigatoriamente ir a um médico para saber a origem dessa dor.

Quais são as causas da dor na região Abdominal?

A dor na região abdominal pode ter uma infinidade de causas. Veja a lista de alguns possíveis quadros:

  • Má digestão;
  • Dor muscular;
  • Intoxicação alimentar;
  • Gases.

Problemas com algum órgão localizado na região abdominal;

dor-abdominal

Na maioria das vezes os quadros não são sérios e tendem a passar dentro de algumas horas. Em casos em que a pessoa fica muitas horas ou até mesmo dias com dores de alta intensidade é muito provável que existam outros sintomas relacionados como a febre, tontura, fraqueza e outros variados.

Quais são os sintomas da dor na região Abdominal?

Como quase todos os nossos órgãos ficam concentrados na região abdominal. Os sintomas podem ser inúmeros. No entanto, veja abaixo alguns dos sintomas mais comuns que as pessoas que têm dor na região abdominal podem ter:

  • Queimação;
  • Pontada;
  • Pressão;
  • Febres;
  • Dor irradiada;
  • Dificuldade para se locomover;
  • Dificuldade para ingerir qualquer alimento;
  • Dificuldade para encontrar uma posição confortável em casos de altíssima intensidade.

Todos esses sintomas da dor na região abdominal são variados e comumente são relacionados a outras doenças. Por essa razão, é de extrema importância a consulta médica.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico normalmente é relacionado a um exame de imagem. Às vezes somente o relato da dor não é o suficiente para um diagnóstico certeiro e/ou adequado para a doença.

Dores na região abdominal do lado direito, por exemplo, podem indicar pedra na vesícula, inflamação no fígado e várias outras doenças de caráter mais sério.

Sendo assim, é importante que você vá ao médico o quanto antes, principalmente em casos de traumas ou acidentes sérios.

Em alguns casos, a dor pode estar relacionada à hemorragia ou outros fatores sérios que podem inclusive levar a morte (situações como essas são relacionadas principalmente a casos de trauma de alto impacto como acidentes de trânsito).

Como é o tratamento?

O tratamento é variado conforme a enfermidade que o paciente encontra. Como existe uma infinidade de possibilidades, é bem difícil salientar um tratamento específico.

Vale ressaltar, que em casos de dores de baixa e média intensidade, normalmente não existe muito perigo e a ampla maioria dos casos se enquadram nesse quesito de baixo risco. Essa dor provavelmente é resultante de uma má alimentação e, sendo assim, costuma passar dentro de algumas horas.

Caso sua dor não passe e esteja relacionada à febre ou outro sintoma mais sério, vá um consultório médico imediatamente.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...