Como tomar BCAA?

Para tomar BCAA, é possível ingerir carnes e outros alimentos de origem animal, ricos em proteínas. Contudo, muitas pessoas optam pela forma de suplementação alimentar – em pó, cápsulas, comprimidos, líquido e tabletes.

Embora não exista um consenso, estudos recomendam um consumo diário de BCAA de 77 a 154 mg/kg, de preferência no pós-treino. Mas, é claro que a orientação de um médico ou nutricionista é essencial, para que ele possa estabelecer a quantidade correta para o seu caso, levando em consideração suas necessidades.

como tomar BCAA

Benefícios do BCAA

BCAA é a sigla inglesa paraBranched Chain Amino Acids, que traduzinda para o português significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. Isso classifica os aminoácidos essenciais, isto é, aqueles que não podem ser produzidos pelo organismo e precisam ser adquiridos pela alimentação ou suplementação.

O suplemento traz enormes benefícios, quando utilizado de maneira adequada. Veja os principais:

  • Ajuda na hipertrofia muscular;
  • Aumenta a recuperação do corpo, após treinos intensos;
  • Diminui os danos musculares;
  • Estimula a produção de alanina, um aminoácido capaz de converter-se em glicose, após reações do organismo – isso faz com que a glicemia seja mantida durante longos exercícios;
  • Favorece a imunidade;
  • Previne a degradação de proteínas;
  • Reduz a fadiga.

Após a ingestão dos BCAA, eles serão absorvidos pelo intestino e cairão na corrente sanguínea, sendo transportados até o fígado – ali, serão usados como substrato para a síntese de proteínas. Mesmo que eles não sejam a principal fonte de energia para a contração muscular, portanto, podem ser fundamentais para situações de estresse metabólico. suplementos para massa muscular. Outros podem ser recomendados para substituir o uso de BCAA, é interessante fazer uma avaliação com um profissional antes de escolher qual é o mais indicado.

Emagrece?

O uso de BCAA pode facilitar o emagrecimento, já que ele promove o ganho de massa muscular magra (ou mesmo a preserva). Porém, para que isso aconteça, é interessante que você faça atividades físicas, pois assim terá a necessidade de consumir BCAA e aproveitar seus benefícios. Portanto, atletas que procuram aumentar o peso da massa muscular devem encontrar outras alternativas – confira algumas no texto sobre como ganhar peso.

Mesmo que você não pratique um esporte, optar por ingerir o BCAA não favorece o ganho de peso, mas também não oferece vantagens à saúde e perda da massa gorda.

Lembre-se de tomar cuidado com altas doses, sempre prezando pela quantidade recomendada pelo médico/nutricionista ou pela dosagem do rótulo (no caso da suplementação). O excesso na suplementação pode causar desconforto abdominal e retenção de líquido. Confira mais informações no texto com tudo sobre BCAA

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