Como tirar cera de ouvido?

Para remover a cera de ouvido, é indicado utilizar o remédio Cerumin, que irá amolecer a substância. Ainda, é possível fazer uma lavagem no órgão, com soro fisiológico, óleo de bebê ou outro óleo de origem vegetal ou mineral.

O remédio citado (Cerumin) pode ser adquirido em farmácias, sem a necessidade de receita médica, porém é recomendável que ocorra a indicação de um profissional, para que este garanta que não haja infecção de ouvido. Caso você apresente esse problema, o medicamento já é contraindicado.

A lavagem de ouvido se dá pela aplicação do soro fisiológico (ou outro óleo mineral ou vegetal), estando em temperatura ambiente. Se você fez 3 tentativas e não conseguiu remover a cera de ouvido, é sugerível que procure um profissional – o otorrinolaringologista –, para que ele visualize o interior do canal auditivo, removendo a era, de forma eficiente e segura.

como tirar cera de ouvido

Importância da cera de ouvido

Embora seja nojenta para muitos, a cera de ouvido tem uma função interessante para o canal auditivo: ela é produzida pelas glândulas existentes no terço externo, servindo para proteger o tímpano de substâncias, como água, poeira e partículas, que podem prejudicá-lo e até rompê-lo.

O que acontece é que grande parte das pessoas remove a cera de ouvido de forma incorreta, com o uso de cotonetes de algodão. Ao limpar os ouvidos com eles, parte da cera é empurrada para dentro do canal auditivo – o que faz com que ela se compacte e obstrua a passagem de som. A consequência? Um tipo de surdez.

Tipo de cera de ouvido e a saúde

Até mesmo o tipo de cera de ouvido pode indicar como anda o seu organismo. Por ser um fluído corporal, a cera pode apresentar-se de diversas cores. Por exemplo:

  • Amarela, molhada e pegajosa: tipo comum em adultos e não traz preocupações;
  • Cinza: significa que há um processo natural de limpeza do ouvido – se for seca e quebradiça, além de sentir coceira, pode ser eczema;
  • Amarelo pálido: cor mais comum em crianças;
  • Pegajosa e escura: quer dizer que o corpo está transpirando mais do que o normal;
  • Escura e espessa:é sinal de ansiedade e estresse;
  • Branca, seca e escamosa: totalmente normal;
  • Preta ou marrom-escura: resultante de superprodução de cera ou que está há mais tempo no seu ouvido.

Também se preocupe se houver qualquer tipo de persistência de zumbido no ouvido. 

Caso a quantidade de cera esteja sendo incômoda ou apresente qualquer tipo de alerta procure um médico especializado, pois só ele poderá fazer diagnóstico e recomendar tratamentos conforme suas necessidades.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply