Como se calcula o tempo de gravidez?

A forma ideal de calcular o tempo de gravidez é pelo dia da concepção, isto é, quando ocorreu a relação sexual que originou a gestação. No entanto, isso pode ser bem difícil, existindo a alternativa de calcular utilizando o primeiro dia da última menstruação. Assim, a conta do tempo de gravidez torna-se mais fácil quando feita a partir do primeiro dia da última semana da menstruação. A partir de então, deve-se contar as semanas de gestação.

A ovulação – o período fértil – só acontece de duas a três semanas após a chegada da menstruação, sendo este um parâmetro para determinar a própria fecundação.

A relação sexual ocorre em um dia e a fecundação já acontece nos dias seguintes, por isso, se diz que o cálculo do tempo de gravidez começa antes mesmo de você estar grávida. Veja como é simples calcular o tempo de sua gestação:

  • Determine qual foi a data de sua última menstruação;
  • Some um ano e sete dias a esse período;
  • Subtraia três meses.

Essa é uma “fórmula” bastante popular, que toma como base o tempo de 9 meses e 7 dias, para estimar a data do parto. Dessa maneira, você consegue prever com quanto tempo de gravidez se está. Há alguns tipos de testes de gravidez caseiros digitais que também ajudam a calcular o tempo de gravidez baseado na quantidade hormonal presente na urina.

Caso seja impossível lembrar a data de sua última menstruação, os médicos costumam recorrer ao exame de ultrassonografia, para estimar a semana gestacional por meio do tamanho do feto e o seu desenvolvimento – cabe lembrar que esse método possui uma margem de erro. Lembre-se que o cálculo deve ser feito somente depois de ter recebido o positivo da gestação. Já mostramos aqui como saber se você está gravida.

calendário da gravidez

Semanas ou meses de gravidez: como dizer?

Muitas pessoas acreditam que é bem complicado estimar o tempo de gravidez pelas semanas, afinal, nem todos conseguem calcular mentalmente e rapidamente quantos meses significam 17 semanas, por exemplo.

Mas, isso vai de cada gestante. Os médicos, por outro lado, preferem contar a gestação em semanas: o bebê desenvolve-se tão rápido durante a gestação que a contagem por semanas torna-se mais fácil para indicar a etapa de crescimento em que o feto está. Já mostramos o que acontece em cada mês da gravidez no texto sobre a gravidez passo a passo.

Para se ter uma ideia, 17 a 20 semanas de gestação equivalem ao quinto mês. O nono mês, geralmente, abrange as 33 a 36 semanas de gestação – lembre-se que isso varia muito de mulher para mulher, afinal toda gravidez é diferente. Se precisar, subtraia as duas semanas, contadas antes de a gravidez começar, e divida o resultado por quatro. 

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply