Como saber o sexo do bebê – Calculadora. Menino ou Menina?

A gravidez é um momento especial na vida das mulheres, ainda mais para aquelas que sempre desejaram ser mães. Outras, apesar de terem descoberto a novidade de surpresa, também podem se apaixonar pelo período da gestação.

Algumas vezes, pode acontecer algo no meio do percurso e deixar a mãe um pouco desanimada, porém, em geral, costuma ser um momento de descobertas. São novas sensações que não imaginávamos sentir. Fica a dúvida e a ansiedade, pensando em como essa criança irá agir, com quem ela irá se parecer e várias outras coisas.

Entre as maiores dúvidas que os pais têm é saber o sexo do bebê. Vamos contar, aqui, como é possível descobrir se está esperando um menino ou uma menina e a partir de que mês essa dúvida pode ser respondida.

como saber o sexo do bebe

Como é feito o exame para saber o sexo do bebê?

O primeiro passo é entender que existe mais de um método. Um deles é feito na 8ª semana, a partir do exame de sangue, chamado desexagem fetal. É um exame que tenta detectar a presença do cromossomo “Y” no sangue da mãe e só funciona se ela não tiver passado por nenhuma transfusão sanguínea ou transplante de órgãos. Esse exame pode ser feito a partir da 8ª semana e tem 99% de probabilidade de acerto.

A sexagem fetal custa de 300 a 500 reais e apenas indica se tem um menino ou não no ventre. Caso esteja grávida de gêmeos, a mãe só poderá saber se um deles é menino ou se ambos são meninas. A presença de cromossomo Y ou Y positivo indica que há um homenzinho no ventre, a ausência de cromossomo Y ou cromossomo Y negativo indica que há apenas pequenas mulheres por vir.

O principal exame utilizado ainda é a ultrassonografia, que mostra imagens do bebê, em que o órgão genital fica visível no exame. Como são analisadas imagens, caso o bebê esteja em uma posição ruim, de pernas fechadas ou virado,o médico pode sentir dificuldades em identificar o sexo, sendo necessário repetir o exame. Já mostramos aqui como usar a Tabela Chinesa para descobrir o sexo do bebê. 

A partir de quantos meses dá para saber o sexo do feto?

A maior dúvida de todas as mães e da maior parte das pessoas é quando dá para saber o sexo do bebê. Porém, essa pergunta não tem uma resposta fixa, podendo variar de acordo com diversos fatores – a própria posição do feto durante os exames pode dificultar saber o sexo do bebê com precisão.

Atualmente, com a tecnologia disponível, é possível saber o sexo do bebê com incerteza na 12º semana de gestação, isso seria no inicio do 4º mês. Na 13º, as chances de acerto aumentam para 99 – 100% de precisão.

As tabelas gestacional variam de acordo com cada gestação. É possível saber a semana certa para descobrir o sexo do bebê de acordo com o tamanho de feto. A partir de 72 mm, eles já possuem um tamanho bom e, se a imagem do ultrassom for nítida, dá para descobrir se é menino ou menina. Porém, outros fatores podem interferir, dificultando a obtenção dessa resposta, como:

  • Posição do útero;
  • Posição do feto;
  • Obesidade da mãe;
  • Cirurgias prévias no abdômen;
  • Qualidade do ultrassom.

como descobrir o sexo do bebe

Dicas

É possível, entre a 11º e 14º semana, fazer a medida da translucêncianucal, para se ter noção do sexo do bebê, porém não é um exame preciso. Como dito, outros fatores podem interferir e impedir que a mãe saiba o sexo do bebê com precisão. Nesse caso, não insista muito, afinal, pela pressão, pode-se determinar um sexo que não é o do bebê de verdade, e isso pode acarretar em você ter que trocar todo o enxoval depois.

Não marque o exame para o dia em que completa 14 semanas. A translucêncianucal depende mais do comprimento do feto do que da semana de gravidez. É preciso que ele tenha entre 45 a 84 cm entre a cabeça e as nádegas. Após esse tempo, é possível também que passe da medida ideal.

A transulêncianuncal é o exame que também mede o riscos de síndrome de downe outras anomalias genéticas. É um exame de rotina do primeiro trimestre de gravidez e todas as grávidas devem fazê-lo, mesmo as que desejam ter surpresa no sexo de seu filho.

Mesmo após saber o sexo do feto, tente manter a neutralidade na roupa dos presentes, enxoval e outras coisas que irá comprar para seu filho, isso porque, para ter certeza do sexo, é preciso refazer o exame na 20º semana – 24º semana de gravidez.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply