Como limpar o umbigo do bebê – Dicas

A chegada de um bebê também faz com que o homem e a mulher tornem-se pais e mães. É uma transformação imensa, desde na forma de pensar, agir e ter alguns cuidados com a criança.

Limpar o umbigo do bebê é uma dúvida que quase todos os recém-pais possuem. Pensando nisso, aqui, separamos algumas dicas para limpar o umbigo do seu bebê.

O que é o coto umbilical?

Durante a gestação, o cordão umbilical foi o canal que uniu mamãe e bebê. É por ele que a criança recebe toda a oxigenação necessária e todos os nutrientes para desenvolver-se até o nascimento.

Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, deixando para trás o coto umbilical. Ele ressume-se a cerca de 2 a 3cm do cordão umbilical. Tanto o corte do cordão, como o coto são indolores, sendo que, após alguns dias, este cai naturalmente, sem a necessidade de nenhum procedimento médico.

No entanto, os pais precisam atentar-se aos cuidados com o umbigo do bebê, após o nascimento, até a queda do coto e sua cicatrização. Por isso, é preciso ter alguns cuidados básicos com a higienização do local. Confira:

como limpar umbigo de bebe

Passo a passo de como limpar o umbigo do bebê

Vamos resumir tudo em um passo a passo simples. Qualquer dúvida que tenha sobre o processo, você poderá perguntar na maternidade ou ao pediatra do seu bebê. Veja:

Separe tudo o que vai precisar para a troca do bebê

Esse passo é importante para toda a troca da criança, seja para limpar o umbigo ou não. Separar os itens faz com que o processo seja mais rápido. E, se tudo estiver à mão, o recém-nascido não ficará sozinho enquanto você pega alguma coisa.

Os itens necessários são:

  • Fralda limpa;
  • Fraldinha de pano (para o caso de acidentes com xixi);
  • Roupa (para o caso de acidentes com xixi);
  • Pomada (para prevenção de assaduras);
  • Lenço umedecido ou o algodão com água (para a limpeza das partes íntimas);
  • Algodão;
  • Hastes flexíveis com algodão na ponta;
  • Álcool 70%;
  • Álcool em gel.

Lave e desinfete as mãos

Os cuidados com o umbigo do bebê devem ser tomados diariamente, para evitar infecções. Por esse motivo, a primeira coisa a se fazer é lavar as mãos e o punho muito bem, com sabão neutro. Se possível, use álcool em gel, para desinfetá-las. As unhas também devem estar limpas, sendo recomendado deixá-las curtas, pois assim fica mais fácil a higienização, não correndo o risco de arranhar o bebê. Não faça muita força, pois se usá-la continuamente poderá desenvolver hérnia umbilical. 

Deixe o álcool em gel junto aos acessórios, na hora de realizar a troca da criança.

Limpe o coto umbilical a cada troca

Toda vez que trocar a fralda da criança, deverá fazer a limpeza do coto. Isso é feito para que a região fique sempre bem limpa e seca, evitando a proliferação de fungos. Antes de trocar a fralda em si, faça a higienização com a ajuda das hastes flexíveis, passando o álcool 70% em volta do umbigo do bebê.Comece sempre a limpeza pela base do coto, aquela que é mais grudada ao bebê. É comum ter um pouquinho de sangue – caso precise, use o algodão, para facilitar a limpeza.

E não se preocupe! Apesar de mexer na região e usar álcool, o bebê não sentirá nenhuma dor.Importante: nunca coloque a haste flexível ou o algodão usado dentro do vidro de álcool!

Limpe o umbigo do bebê durante o banho

Durante o banho, o coto também precisa de cuidados. Lave a região com água e sabonete próprio para bebês. Certifique-se de que tirou todos os resíduos que possam ter ficado ali. Use a toalha para secar a região muito bem e depois use o álcool 70%, como descrito no item acima.

Veja no vídeo o passo a passo completo em prática:

O que não fazer para limpar o umbigo do bebê

Nunca passe nenhum tipo de remédio ou pomada para cicatrizar mais rápido. Caso o local pareça inflamado ou infeccionado, converse com o pediatra do seu bebê sobre o que pode ser aplicado. Evite seguir palpites e conselhos!

Não puxe ou estimule de alguma forma para que o coto cai mais rápido. Ele irá secar e cair naturalmente, sem causar nenhum tipo de machucado ou dor ao bebê. Mesmo depois da queda, continue os cuidados com a limpeza do umbigo, até a completa cicatrização.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply