Como ganhar massa muscular rápido?

Para ganhar massa muscular rápido, o ideal é fazer exercícios de musculação e seguir uma alimentação composta por proteínas. Se for indicado para seu caso, o uso de suplementos torna-se uma opção para alimentar os músculos.Embora seja variável para cada pessoa, ganhar massa muscular pode levar um tempo – geralmente, há uma média de seis meses, quando se alia exercícios físicos (como musculação) a uma alimentação apropriada para hipertrofia.

Potencializar os exercícios físicos e facilitar o ganho de massa muscular é possível, quando se adota um estilo de alimentação voltado para esse objetivo.

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Alimentos para ganhar massa muscular rápido

Uma dieta apropriada para ganhar massa muscular precisa unir as proteínas, o carboidrato e o lipídio. As proteínas são aquelas que não podem faltar nas refeições, pois irão fornecer os aminoácidos responsáveis por construir os músculos.

O carboidrato é a nossa fonte de energia e você precisa dele para as atividades físicas e no pós-treino. Quando há falta de carboidrato na dieta, o organismo irá fazer uso das proteínas como fonte de energia, o que prejudica o ganho de massa muscular.

Os lipídios, é claro, são outra fonte de energia para o organismo, tornando-se fundamentais no processo de crescimento muscular, já que estão envolvidos na própria produção de testosterona.

Os melhores alimentos, dentro dessas categorias, para ganhar massa muscular rápido são:

  • Arroz com feijão;
  • Azeites e óleos vegetais;
  • Banana;
  • Batata-doce;
  • Ovos;
  • Sardinha.

Sugere-se que você consulte um nutricionista, para que ele monte um cardápio individualizado.

Pessoas que tem uma rotina muito intensa de atividades físicas podem utilizar suplementos para aumentar os resultados e diminuir o tempo para o aparecimento de aumento dos músculos. Antes de começar confira quais são os melhores suplementos para massa muscular. 

Descanso e ganho de massa muscular

O descanso, juntamente com os exercícios físicos e a alimentação, é um dos pilares para ganhar massa muscular mais rapidamente. Grande parte das pessoas acredita que treinar de maneira incansável, forçar os músculos ao extremo, resulta na hipertrofia.

Pelo contrário: para os músculos desenvolverem-se, é necessário que eles descansem e que você durma bem, treinando de maneira regular. Durante o intervalo dos exercícios é que os músculos finalmente começarão a trabalhar e tomar forma.

Cada grupo muscular pode ser treinado, no máximo, 2 vezes por semana – o excesso disso pode atrapalhar o crescimento. Mais que isso, você poderá demorar mais tempo para adquirir massa muscular do jeito que deseja. Para saber mais sobre o assunto e facilitar a criação de uma agenda de treinos e cardápio consulte o guia completo para ganhar massa muscular.

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