Como funciona o sistema cardiovascular? Aprenda aqui

O sistema cardiovascular ou sistema circulatório humano é responsável pela circulação do sangue. Formado pelos vasos sanguíneos e pelo coração, esse sistema é indispensável para a saúde do ser humano, transportando os nutrientes e o oxigênio por todo o corpo.

Continue lendo e compreenda:

  • Qual é a função desse sistema?
  • Quais são as doenças que o afetam?
  • Quais são os sintomas do sistema cardiovascular debilitado?
  • Qual o profissional indicado para tratar?
  • Como prevenir doenças?

Qual é a função do sistema cardiovascular?

Como funciona o sistema cardiovascular? Aprenda aqui.

A função do sistema cardiovascular é levar material nutritivo e oxigênio às células. Ele é um sistema fechado, formado por vasos sanguíneos (que se interligam, como tubos), e por uma “bomba”, que atua impulsionando o sangue com oxigênio por todos os vasos, entregando esse material nutritivo às células.

O sistema cardiovascular é constituído por sangue, coração e vasos sanguíneos. Para que o sangue consiga atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser impulsionado pela “bomba”,  ao longo dos vasos sanguíneos, que é representada por um músculo cardíaco, promovendo a circulação sanguínea.

Quais são as doenças do sistema cardiovascular?

As doenças cardiovasculares incluem problemas que afetam vasos sanguíneos e coração. Quando isso acontece e suas funções não podem ser cumpridas, as complicações começam a aparecer.

Não é à toa que doenças relacionadas ao coração estão no topo da lista de principal causa de morte entre homens e mulheres, em todo o mundo. O funcionamento irregular do sistema cardiovascular traz diversos riscos à saúde, como:

  • Angina de peito: dor forte no peito, podendo aparecer ao realizar esforços e ser aliviada com o repouso;
  • Infarto: dor intensa no peito, ocasionada pela falta de sangue no coração, podendo levar à morte;
  • Arritmia cardíaca: batimentos cardíacos irregulares, que podem provocar palpitações e falta de ar;
  • Insuficiência cardíaca: quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, provocando falta de ar e inchaço nos tornozelos;
  • Doença cardíaca congênita: malformações cardíacas, que se formam no nascimento, como sopro no coração;
  • Miocardiopatia: doença que afeta, principalmente, o músculo do coração, dificultando a oferta de sangue desse órgão ao corpo;
  • Valvulopatia: doenças que afetam as válvulas, que atuam controlando o fluxo sanguíneo no coração. Essa doença ocorre quando uma das 4 válvulas são afetadas;
  • Acidente vascular cerebral ou derrame: pode ser causado por entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos no cérebro.

As doenças do sistema cardiovascular, especialmente as doenças coronarianas, isto é, quando ocorre a obstrução dos vasos sanguíneos, que irrigam o coração, são as principais causas de morte em todo o mundo. Os avanços em estudos de medicina têm auxiliado a diminuir esse números, porém, o melhor tratamento continua sendo a prevenção.

Quais os sintomas do sistema cardiovascular debilitado?

Como funciona o sistema cardiovascular? Aprenda aqui.

Existem diversas doenças cardiovasculares. Pensando nisso, disponibilizamos, abaixo, os principais sintomas que indicam algum problema cardíaco. Se identificar algum desses sintomas, procure um médico cardiologista. 

Qual o profissional indicado para tratar?

A cardiologia é uma especialidade médica indispensável para o ser humano, pois sua função é cuidar, especialmente, de males que afetam o coração, bem como os males que atacam os componentes do sistema circulatório.

Apenas o médico especializado em cardiologia pode prevenir, tratar e curar aqueles que são afetados por doenças cardíacas.

Como prevenir doenças?

A melhor maneira de prevenir problemas cardiovasculares é mantendo os cuidados com a saúde. Sendo assim, aquele que deseja estar com boa saúde, deve fazer uma alimentação balanceada, com nutrientes indispensáveis, realizar atividades físicas diariamente e consultas médicas periódicas ao médico.

Nos casos em que o paciente já tenha adquirido doenças cardiovasculares, o recomendado é iniciar um tratamento à base de medicamentos que diminuem a pressão arterial, sempre com acompanhamento de um médico cardiologista.

O que achou das informações abordadas neste artigo? Deixe o seu comentário.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply