Como Fazer Soro Caseiro? Pra que Serve? Como Tomar?

Em muitos casos médicos, recomenda-se ao paciente a utilização de soro como um coadjuvante no tratamento de doenças, melhorando o quadro do paciente e evitando que os sintomas apresentados piorem. O soro é muito popular e há mais de uma maneira de ministrá-lo. Em alguns casos, o paciente pode tomá-lo no hospital, em farmácias ou mesmo em casa.

O soro pode ser encontrado facilmente para comprar em qualquer farmácia, vindo pronto para o consumo ou mesmo em pó para misturar com água. São versões normalmente saborizadas, mas que podem facilmente ser substituídas pelas caseiras.

Confira, abaixo, como preparar o seu próprio soro, para que serve e como utilizá-lo:

Receita Soro Caseiro

Fazer soro caseiro é muito fácil, necessitando apenas de poucos ingredientes para o seu preparo, que todos possuem em casa. Ressalta-se a importância de utilizar água filtrada, fervida ou mineral para o preparo, para que o paciente não corra risco nenhum de intoxicação por água contaminada e fique ainda mais desidratado. Veja como preparar para não errar:

Ingredientes

  • 3,5 g de sal – cloreto de sódio – (aproximadamente 1 colher de café);
  • 20 g de açúcar – sacarose – (1 colher de sopa bem cheia);
  • 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral (engarrafada).

Modo de Preparo

como preparar soro caseiro

Ferva um litro de água e deixe esfriar ou utilize um litro de água mineral ou filtrada e misture os demais ingredientes. Deixa na geladeira e tome um copo várias vezes ao dia, para reposição hídrica. O soro caseiro tem a validade de 24 horas. Caso passe desse prazo e precise continuar tomando o soro, descarte o restante e faça uma nova mistura.

Importante! O soro não pode ficar mais salgado que uma lágrima.

Como Tomar

O soro caseiro é, normalmente, indicado para pacientes com diarreia e vômito. Deve-se tomar a mesma quantidade de soro dos líquidos perdidos ao longo do dia, para manter o corpo hidratado. Não tome 1 litro de uma vez, e caso vomite o soro mesmo assim, procure um hospital para usar a solução intravenosa.

Tome, no máximo, um copo ou 250ml por vez. Para crianças e animais de estimação, o soro deve ser dado em colheres. Caso tenha alguma dificuldade no preparo, vá até uma farmácia e compre os sachês prontos, que contêm a quantidade exata de sais para repor a água perdida no organismo – basta misturá-los a um litro d’água. Existem versões mais práticas ainda, que vêm prontas para o consumo, sem a necessidade de misturar com água.

Sobre o Soro

Essa receita acima é a medida padrão do soro caseiro utilizada pela UNICEF, podendo ser encontrada gratuitamente em distribuições do Ministério da Saúde ou na farmácia popular, que vem em formas de sachês para o preparo. Soro caseiro é o nome popular para o soro de reidratação oral. Ambos se tratam do mesmo produto e resolvem o mesmo problema.

A solução é usada para combater a desidratação em crianças e adultos do mundo inteiro. De acordo com informações fornecidas pelo próprio Ministério da Saúde, a medicação diminui a mortalidade infantil causada pela desidratação no mundo todo.

Indicações

como fazer soro caseiro

O soro caseiro é indicado principalmente para crianças com diarreias acompanhadas de vômito e também adultos. Ao sofrer de desidratação, as pessoas costumam perder não somente água, mas também sais. Por isso, apenas a ingestão de água não costuma ser o suficiente para reidratar o organismo.

O soro é indicado em casos de gastroenterite e até dengue. Porém, diabéticos e pessoas com desidratação grave e aqueles que sofrem de hipertensão devem procurar um médico antes de consumir o soro.

Qual a diferença entre o soro caseiro e o pronto?

Recomenda-se utilizar as versões prontas, devido à precisão dos ingredientes. Não há grandes diferenças na fórmula entre o caseiro e o pronto, porém as grandes chances de errar na proporção na hora de preparar em casa podem levar à piora do quadro de desidratação, por isso, só utilize o caseiro caso não tenha acesso à formula pronta.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply