Como desentupir nariz?

Para desentupir o nariz, o melhor a se fazer é uma lavagem nasal: adicione uma colher rasa de sal em um copo de água (200 ml). Misture bem e despeje a solução em uma bombinha própria – você pode adquiri-la em farmácias.  Aplique na narina entupida.

Alterações no sistema respiratório já afetam o nariz, deixando-o entupido: é o caso de gripes, resfriados, sinusite e até reações alérgicas. Independentemente da causa, ficar com o nariz entupido é bem desagradável, atrapalhando a respiração, a fala e o ato de alimentar-se.

Além da solução nasal utilizada para limpeza, é possível aprender outras maneiras de desobstruir o nariz, sem muita demora.

como desentupir o nariz

Como desentupir o nariz rapidamente?

Uma boa forma de acabar com o entupimento do nariz é com massagens em certos pontos do rosto – saiba quais são esses truques e como eles acabam rapidamente com esse desconforto:

  • Massagem entre as sobrancelhas: em um ponto localizado entre as sobrancelhas, massageie por cerca de 1 minuto, para impedir a secura nasal, a inflamação dos seios da face e prevenir enfermidades;
  • Massagem nas “asas” do nariz: com os dedos indicador e médio, faça uma leve pressão, com movimentos circulares, nas laterais das asas do nariz.

Por cerca de 1 ou 2 minutos, essa massagem irá abrir os canais do nariz.

  • Massagem entre o lábio e o nariz: suavemente, massageie o ponto entre o lábio e o nariz por 2 ou 3 minutos. Isso alivia o inchaço nasal.

Se as massagens ainda não forem suficientes, há outras sugestões:

  • Aquecimento da ponta do nariz:utilizando um lenço ou uma toalha, mergulhe o pano na água quente e aguarde até que ele esfrie em uma temperatura agradável para a sua pele.

Coloque o pano sobre a ponta do nariz, para que o calor auxilie na desobstrução do muco.

  • Faça uso do umidificador: ele irá hidratar o ambiente, em especial se ele está com baixa umidade – ele fará com que você respire mais facilmente;
  • Inale com eucalipto: a aromaterapia também pode ser muito útil nessas horas de obstrução nasal:

Ferva uma quantidade de água e aguarde esfriar um pouco. Acrescente essência de eucalipto. Em uma bacia, recline a cabeça, para inspirar o vapor – se achar necessário, você pode cobrir a cabeça e a bacia com uma toalha, a fim de potencializar os resultados da inalação.

Antes de tomar qualquer medida é preciso saber as causas do nariz entupido. Afinal, caso seja muito recorrente, pode ser indicativo de doenças cronicas como rinite, sinusite ou infecções facilitadas por desvio de septo.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply