Como curar afta? Remédios caseiros e de farmácia

Apesar de não ser uma cura em si, você pode amenizar o incômodo da afta e a dor que ela causa com a aplicação de bicarbonato de sódio sobre a lesão. Outras alternativas incluem o uso de gelo, água oxigenada ou óleo de melaleuca.

Afta é o nome popular dado à estomatite aftosa – uma resposta autoimune, dada pelo organismo,quando há a formação de úlceras bucais benignas. Não contagiosas, as aftas duram em torno de 7 a 10 dias e são problemas recorrentes em grande parte da população. O tratamento é mais rápido se utilizado remédios para afta. 

Não há cura para a afta, pois, embora elas sumam com as atitudes que você tomar, futuramente, poderão surgir novamente: basta oferecer uma causa a elas.

Causas da afta

O diagnóstico da úlcera bucal envolve alguns fatores. Ter aftas constantemente é sinal de que um dentista ou um clínico geral deve ser procurado, para tratar a causa – o que, nem sempre, pode ser simples e rápido.

De todo modo, as aftas costumam surgir em pessoas com problemas de baixa imunidade, decorrentes de alguma medicação ou doença.

Algumas dessas causas são:

  • Câncer;
  • Deficiências nutricionais, em especial de ferro e vitaminas do complexo B;
  • Diabetes;
  • Estresse e problemas emocionais;
  • Hipersensibilidade a alimentos, isto é, alergia alimentar;
  • HIV;
  • Infecções vaginais;
  • Mudanças hormonais;
  • Período menstrual;
  • Predisposição genética.

O próprio descontrole imunológico pode ser propício para o aparecimento de aftas. Confira aqui as diferenças entre afta labial, bucal e na gengiva. 

Tratamento das aftas

Às vezes, nem tratamento é necessário – elas podem desaparecer sozinhas, quando o seu ciclo termina. Porém, o objetivo do tratamento é amenizar a dor provocada pelas lesões: seu médico pode prescrever alguma pomada anestésica ou mesmo algumremédio via oral.

O que você deve fazer é manter a higiene oral, para não provocar uma infecção mais grave com as bactérias já presentes na sua boca. Uma infusão muito indicada é a que une sálvia, malva e limão: são ingredientes calmantes e anti-inflamatórios, por isso é possível fazer bochechos, várias vezes ao dia.

O sal também é um conhecido aliado no tratamento de aftas, pois é um antisséptico natural e barato. Para tanto, misture uma colher de chá de sal, em ½ copo de água morna – os bochechos irão ajudar na cicatrização mais rápida das lesões.

Antes de iniciar o tratamento confira se não há mais lesões ao redor da boca e lábios, pois a afta pode ser confundida com um dos sintomas da herpes labial.Se houver dúvidas consulte um médico para ajudar no diagnóstico e indicação do tratamento.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply