Como baixar a febre? Remédios e técnicas

Antitérmicos são os medicamentos mais indicados para reduzir a febre. De maneira segura, você também pode fazer compressas frias nos membros e no tronco, além de permanecer em repouso, tomar um banho de água morna, manter-se hidratado, fazer uma alimentação leve e usar roupas de algodão.

Ter febre é sinônimo de que algo está acontecendo no organismo: ele está lutando contra algum agente, como vírus ou bactérias, que pode acabar alterando a temperatura habitual do corpo.

Grande parte das pessoas consegue recuperar-se de febres comuns com o tempo, graças ao sistema imunológico. Contudo, o estado febril vem, geralmente,acompanhado com alguns sintomas, que podem ser bem desagradáveis. São exemplos básicos:

  • Boca seca;
  • Desidratação;
  • Dores de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite.

Antes de tomar qualquer tipo de medicação veja aqui a partir de quantos graus é febre. Muitos acabam apelando para medicações, de forma desnecessária, afinal é possível baixar a febre, sem depender do uso de remédios.

como abaixar a febre

Dicas para baixar a febre

Como comentado antes, algumas atitudes podem auxiliar na regulação da temperatura corporal. Você pode seguir as dicas citadas antes, mas lembrando-se do seguinte:

  • Caso você tenha muito frio e acabe sentindo-se mal com a umidade, evite fazer as compressas frias – isso pode piorar seu estado;
  • A dieta leve deve ser composta de alimentos de fácil digestão, pois seu organismo está fraco demais para digerir a comida (o consumo de energia do seu corpo está diretamente ligado com a elevação da temperatura corporal);
  • Como a febre aumenta os batimentos cardíacos, isso pode também favorecer um maior gasto de energia: não sobrecarregue o organismo com atividades físicas – não se esforce, mas também não precisa ficar deitado o dia inteiro;
  • A água, quando em temperatura morna, é a ideal para quem está com febre, pois contribui para o relaxamento.Para regular a temperatura do corpo, beber bastante água é imprescindível.

Quando procurar um médico por causa da febre alta?

Como a febre pode ser resultante de algum processo infeccioso no organismo, a assistência médica pode ser necessária, em algumas situações.Em bebês com menos de 3 meses, por exemplo, vale quando a temperatura está acima de 37,5 °C – então a partir de 37°C é febre? Com mais de 3 meses (ou se existir choro persistente e irritabilidade extrema), a temperatura deve estar superior a 39 °C.

Outros dois fatores que devem ser observados são a respiração rápida e a duração da febre alta, tanto em crianças quanto adultos. Caso os sintomas não passem é preciso estar atento para a possibilidade de ir ao médico, principalmente se além do aumento da temperatura corporal houver manchas na pele e sinais que levantem a hipótese de infecção pela febre chikunguya ou sintomas da dengue.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply