Como armazenar leite materno?

Deve-se armazenar o leite materno em um frasco hermeticamente fechado, de preferência deixando dois dedos de espaço entre a boca do frasco e o leite. O armazenamento exige identificação do frasco com data e horário da coleta, para que seja possível guardá-lo no freezer ou congelador.

O recipiente para armazenar o leite materno pode ser comprado em farmácias, sendo que os requisitos básicos para eles são que ele seja bem fechado, selado e esterilizado.

Porém, existe a possibilidade de armazenar o leite materno em frascos de vidro esterilizados em casa, selados com tampa de plástico. A questão é que, independentemente do recipiente, o leite materno deve ser posto em local de refrigeração.

como armazenar leite materno

Quanto tempo deve-se armazenar o leite materno?

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Dessa forma, ele não pode ser desperdiçado. Para isso, o armazenamento é uma dica para quem produz bastante leite.

Em temperatura ambiente, o leite materno dura até duas horas, pois, depois desse período, é possível que micróbios cresçam e façam mal ao bebê. Porém, quanto período o leite materno pode ficar armazenado em local refrigerado?

Na geladeira, o leite materno pode ficar armazenado por até 48 horas. Por outro lado, congelando-o, ele pode durar um tempo mais longo. A recomendação é que, caso você queira guarda-lo na geladeira, utilize a prateleira superior, que é, geralmente, a mais fria, nunca guardando na porta.

Ainda, indica-se que você deixe o leite materno distante de outros alimentos crus, como carnes e verduras.

Como tirar o leite materno?

O leite materno pode ser tirado (ou como se diz “ordenhado”) de duas formas: usando as mãos ou uma bombinha tira-leite, manual ou elétrica.

Normalmente, a ordenha manual é mais barata, mas leva mais tempo e ainda requer prática. De toda forma, saiba como é feita:

  • Retirando a blusa e o sutiã, procure ter o cabelo preso, optando por um local confortável par a prática;
  • Atente-se à higienização de suas mãos, com água e sabão;
  • Faça massagem na mama, usando as pontas dos dedos, movimentando-os de forma circular;
  • Utilize o polegar, aproximando-o do indicador e pressione a mama, enquanto, ao mesmo tempo, força a mão toda na direção do próprio corpo;
  • Diminua a pressão e vá repetindo o processo, ritmando o líquido. Aproxime o recipiente da mama, quando começar a sair leite.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply