Como aliviar a tosse?

Para aliviar a tosse, é recomendado alguns procedimentos, por exemplo, tomar bastante água, fazer inalação,  uso de xaropes específicos ou ainda fazer uso de alguns alimentos que contribuem para o alívio da irritação da garganta: mel, limão, laranja, acerola, alho, cenoura, tomate e couve.

A tosse surge de um processo irritativo que acomete o aparelho respiratório. Normalmente, isso traz benefícios para o organismo, pois o auxilia a expulsar quaisquer secreções ou corpos estranhos.

Na realidade, a tosse é dividida em dois tipos diferentes:

  • Tosse seca,
  • Tosse produtiva.

O que as difere é a presença ou não do muco – na tosse seca, esse “catarro” não parece existir, enquanto que na tosse produtiva ele se movimenta e é eliminado. Quando não há muco, pode ser caso de tosse alérgica.

O tratamento para aliviar a tosse afinal depende do diagnóstico de um médico, determinando o tipo de tosse a causa, que pode indicar o aparecimento de muitas doenças, desde um resfriado comum até o câncer de pulmão.

como aliviar a tosse

Sintomas associados com a tosse e causas

Para esclarecer a causa, a tosse pode vir acompanhada de alguns sintomas característicos. Veja quais são:

  • Chiado no peito,
  • Coriza (secreção nasal),
  • Falta de ar,
  • Gosto amargo na boca,
  • Queimação no estômago,
  • Sensação de que a secreção escorre do fundo da garganta,
  • Tosse com sangue.

É importante apontar que o tabagismo se torna o principal causador da tosse, no entanto outros fatores também ocasionam tosse, como: sinusite, síndrome do gotejamento pós-nasal, asma, refluxo gastroesofágico, infecções respiratórias, bronquite crônica e medicamentos usados para controlar pressão alta. Nestes casos ela pode ser tratada com xaropes e remédios de farmácias – saiba aqui quais são os principais xaropes para tosse. 

Como prevenir a tosse?

Para evitar que a tosse o pegue desprevenido, pode-se apostar em algumas recomendações básicas, como o simples fato de sempre estar hidratado suficiente, isto é, beber bastante água, já que ela facilita a movimentação do muco sobre a camada dos cílios (que cobrem o revestimento interno dos brônquios).

Além disso, você pode optar por líquidos quentes que aliviam o sintoma, como os chás. Por exemplo o chá de mel com limão, chá de camomila, de erva-doce, de erva-cidreira, entre outros.

Procure manter os locais bem ventilados, se precisar aumente o teor de umidade do ar através do uso de equipamentos como vaporizadores ou umidificadores.

Não se automedique para tratar e aliviar a tosse.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply