Dor nos rins – Saiba como lidar com sua dor, quais as causas e prevenção

Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar as toxinas e minerais que se encontram na corrente sanguínea. É importante mantê-los saudáveis para que possam desempenhar bem sua função. Para isso convém beber bastante líquido durante o dia, especialmente no verão.

A dor no rim se caracteriza por uma forte dor lombar e pode ser sintoma de diferentes doenças e pode chamar a atenção para possíveis infecções urinárias, cálculo renal ou doenças renais.

Dor no rim – O que pode ser?

A dor nos rins é sintoma para as seguintes complicações de saúde:

  • Doença policística renal;
  • Câncer no rim;
  • Cálculo renal;
  • Infecção urinária ou na bexiga;
  • Trombose na veia renal;
  • Isquemia renal;
  • Infecção nos rins (pielonefrite).

Você deve tomar sempre cuidado com a saúde e realizar exames laboratoriais com frequência, uma vez que a insuficiência renal não causa dores, mas é uma das doenças renais mais comuns. Ela acontece quando o órgão passa a ficar debilitado e não consegue mais filtrar o sangue corretamente. Somente em fases mais avançadas ela apresentará sintomas, mas as consequências podem aparecer antes, como pedras, reações à medicamentos e outros.

A dor no rim pode ser facilmente confundida como uma dor lombar. Para fazer o diagnóstico recomenda-se consultar um médico para avaliar as condições e checar qual a origem do problema, se a dor for passageira pode ser que tenha dado somente um mal jeito na coluna por carregar peso.

Cálculo Renal: a dor nos rins que não passa

Uma dor aguda e persistente que começa na região das costas e que não passa, mesmo com repouso ou mudando de posição. A dor também é chamada de cólica renal. Quem já passou por isso sabe que o cálculo renal provoca uma sensação quase insuportável. Se acompanhada de outros sintomas como:

  • Febre alta;
  • Náuseas ou vômitos e/ou diarreia;
  • Sangue na urina;
  • Dor ao urinar;
  • Vontade frequente de urinar (mesmo com a bexiga vazia).

Procure imediatamente um médico. Pode ser cálculo renal, conhecido popularmente como “pedra nos rins”.

dor nos rins - causas

O que causa o cálculo renal e dor no rim

como aliviar a dor nos rinsO cálculo renal é a principal causa da dor nos rins. Ele surge do acúmulo de cristais na urina, que pode ser ácido úrico, cálcio, cistina ou oxalato. Essas substâncias se aglomeram nos rins ou canais urinários formando algumas “pedras” que podem causar complicações. Quanto maior o cálculo mais difícil de eliminar. Porém cálculos pequenos mal posicionados também provocam muita dor. Uma das causas principais das pedras nos rins é o consumo insuficiente de líquidos durante o dia.

Como evitar a dor no rim

Beber no mínimo dois litros de água por dia, de preferência pura, sucos também ajudam a hidratar. Ingerir líquidos é fundamental para melhorar a função dos rins, ajuda na expulsão de toxinas e prevenir doenças.

Devemos eliminar 30 ml de urina por quilo de peso corporal. Se você pesa 65 kg, por exemplo, deve liberar cerca de 1.900 ml de urina por dia. A urina nunca deve apresentar um aspecto escuro.

Principais tratamentos – Como melhorar?

O ideal é ir para o hospital, onde você recebe soro e medicamentos para aliviar a dor. Seu médico pode receitar antibióticos caso haja infecção. Em 90% dos casos as pedras são eliminadas espontaneamente. Isso se o cálculo tiver até 6 mm, mas o tempo para eliminar varia de um paciente para o outro. Em casos mais graves, quando não expelido naturalmente é necessário cirurgias.

Confira aqui um vídeo explicativo sobre a dor nos rins e o cálculo renal:

Remédios Caseiros para aliviar a dor rápido

Anote algumas dicas caseiras para prevenir a formação de cálculos renais, assim pode agir rapidamente para aliviar a dor caso ela aconteça. A maioria dos remédios são anti-inflamatórios naturais, ajudam a combater infecções e por ser diuréticos estimulam o bom funcionamento do órgão. Confira:

  • Suco de mirtilo: excelente para combater a cistite, cálculos nos rins, infecções e ajudar a eliminar líquidos e toxinas.
  • Dente-de-leão: tem propriedades diuréticas e depurativas que ajudam a desintoxicar. Prepare uma infusão com uma colher de sopa da planta por cada xícara de água. Ferva por 15 minutos, coe e beba.
  • Camomila: combate a inflamação e ajuda a reduzir a dor nos rins. Beba uma ou duas xícaras de chá de camomila por dia ou faça cataplasmas para aplicar na região dolorida. Ferva 4 colheres de sopa de camomila em 1/2 litro de água durante 5 minutos. Faça compressa com uma toalha.

Nenhum desses tratamentos ou procedimentos substitui a consulta e orientação de um médico.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (66 votes, average: 4,55 out of 5)
Loading...