Dor no nervo ciático – Ciático inflamado? O que fazer? Sintomas? Principais tratamentos

A dor no nervo ciático é um incômodo no nervo inferior das costas até a coxa, quando acontece a crise de ciático a dor nas costas pode se estender desde pouco acima do quadril até a coxa, alcançando a parte traseira dos joelhos e o dedo maior do pé. É esse nervo que possibilita o movimento do músculo das pernas, articulações e pelas sensações nos membros inferiores. A dor no ciático pode ser um sinal de várias doenças, como problemas musculares, hérnia de disco e ciático inflamado.

Por isso caso esteja sentindo dor ciática e os músculos retesados é uma boa pedida procurar exercícios para curar, quais os remédios caseiros mais usados, quais são as causas comuns para essa compressão do nervo, como dar adeus a dor, quais os remédios de dor mais recomendados, o que é importante fazer para identificar e tratar quando acontece a crise de dor, qual a melhor atividade física para essa região lombar e muito mais.

Principais causas da dor no nervo ciático

A dor também pode ser causada por:

  • Tumores;
  • Lesões;
  • Traumas;
  • Fraturas por pressão;
  • Anomalias congênitas;
  • Espasmo muscular;
  • Hérnia de disco;
  • Estenose lombar;
  • Osteoartrite;
  • Inflamação do nervo ciático.

Geralmente a dor no ciático é um sintoma de algum outro problema de saúde. O nervo ciático se estende da coluna lombar até a ponta dos pés, ou seja, é o maior nervo do corpo humano. É comum que pessoas com essa dor não consigam movimentar os membros inferiores ou sintam muita dor ao fazer isso.

Qualquer tipo de inflamação, em qualquer ponto de todo o nervo ciático, pode ser a causa da dor. Outro motivo para o incômodo é quando a coluna acaba pressionando o nervo, a dor nas costas, por exemplo, acontece quando os anéis que ficam ao redor do disco se rompem e pressionam o nervo ciático.

A ciática dor lombar pode ser causada pela síndrome piriforme, causada por uma deficiência do músculos piriforme, causando assim as dores do nervo, além de que pode ocorrer nos joelhos causando uma crise em poucos dias, uma vez que é necessário procurar tratamento ou cirurgia.

Sintomas de ciático inflamado

  • Forte dor em uma região específica das costas ou nas pernas;
  • Dor que se espalha até os pés;
  • Sensação de pontadas ou choques;
  • Dormência nas pernas e no pé;
  • Fraqueza das pernas;
  • Dor que piora após o repouso ou intensa durante às manhãs;
  • Dificuldade de caminhar;
  • Falta de equilíbrio;
  • Dor que desce até o pé (também é sintoma de hérnia de disco);
  • Dor lombar;
  • Dor nas pernas.

 Como acontece a inflamação do nervo ciático

A dor no nervo ciático tende sempre a apontar para a inflamação. A dor é ocorre quando dentro do canal espinhal a pressão da coluna sobre o nervo é muito grande, fazendo com que os anéis que circundam os discos se rompam. Assim, o núcleo escapa do canal e comprime o nervo ciático provocando a dor.

Quando o líquido vasa a região fica propensa à inflamações, pessoas que têm o sistema imune debilitado estão mais vulneráveis a desenvolver inflamações na localidade. A inflamação do nervo ciático também pode ser uma consequência de outras doenças posturais ou de coluna, como as citadas acima.

Tratamento da inflamação

Se você acha que tem todos os sintomas de um ciático inflamado provavelmente deve estar se perguntando o que fazer. O tratamento em geral é muito semelhante com a cura da inflamação na região. São várias vertentes que se combinam: utilização de remédios, massagem, RPG (reeducação postural global) ou fisioterapia, exercícios físicos com exercícios específicos para a coluna lombar, músculos piriformes e alongamento da coluna vertebral.

Alimentação correta e que estimule o funcionamento do sistema imunológico também deve ser aliada para ajudar ao máximo na cura do problema. Assim a dor na coluna vai melhorando e é feito o processo para curar nervo sem dor, diga adeus aos problemas para combater dor, além disso uma coluna sem dor é saúde.

Nervo ciático inflamado durante a gravidez

A inflamação do nervo ciático na gravidez é algo comum. O repentino aumento de peso corporal e o crescimento da barriga trazem alterações posturais na coluna vertebral que forçam os discos e distendem o nervo ciático. Quando isso acontece é preciso procurar um médico para saber qual o medicamento correto a tomar para aliviar a dor, amenizar o problema sem prejudicar a saúde do bebê. Em alguns casos o tratamento com fisioterapia é recomendado para evitar problemas após a gravidez.

Se você sofre de dor de ciático e dor no joelho até os pés, é indicado que você vá atrás de um médico para mais informações.

Que remédios tomar para dor no ciático

  • Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno;
  • Compressas de água quente;
  • Antitérmicos para amenizar possível febre;
  • Analgésicos.

Os remédios anti-inflamatórios são os mais receitados para aliviar dores no ciático. No entanto eles devem ser utilizados somente como forma preventiva para aguentar o desconforto momentâneo. É fundamental que a coluna lombar tenha o devido tratamento com consulta médica e reeducação postural para ajudar a restauração do nervo e fortalecimento dos músculos ao seu redor (músculo periforme).

dor no nervo ciático - o que fazer?

Como tratar a dor no ciático em casa

Confira no vídeo abaixo, do programa Bem Estar da Globo, a explicação do que é a dor no ciático, dicas para evitar e como tratá-la:

Ao cuidar de sua coluna você também cuida do nervo ciático, evitando assim problemas mais sérios e dores insuportáveis.  Ao perceber qualquer tipo de incômodo, como formigamento, sensação de queimação, perda de reflexos nos locais em que o nervo se estende, dores partindo das costas até os membros inferiores ou dores nas pernas, procure um médico para o tratamento adequado.

Neste vídeo tem algumas dicas de alongamento e exercícios para aliviar a tensão e dores na região:

Dicas para evitar a dor no nervo ciático

É possível tomar alguns cuidados para evitar a dor, mas como ela pode ter causas congênitas, é possível que mesmo tomando as devidas precauções alguém permaneça a sentir desconforto na região. Para outros casos prevenir é o melhor remédio:

  • Evite movimentos bruscos com a coluna;
  • Ao agachar sempre flexione os joelhos;
  • Mantenha a postura;
  • Faça exercícios que fortaleçam os músculos;
  • Evite salto alto por muito tempo.

Tratamento da dor no ciático. Ciático inflamado – o que fazer?

dor no nervo ciático - o que fazer?Antes de qualquer coisa é preciso identificar a causa do problema. Não adiantará tratar apenas a dor, pois o problema poderá voltar e persistir. Não tome remédios sem prescrição médica, eles poderão ajudar no momento, mas não irão resolver o problema.

Procure um médico para fazer os exames necessários e descobrir o diagnóstico correto para melhorar de vez a dor no nervo ciático.

Para os casos de hérnia de disco, por exemplo, o tratamento mais comum é a Reconstrução do Músculo Articular ou apenas RMA. Esse método não cirúrgico é feito diretamente na coluna vertebral.

Ele utiliza técnicas de fisioterapia muscular para o tratamento, como a Mesa de Tração Eletrônica e a Descompressão Dinâmica. Além dessas opções, exercícios de musculação e pilates apresentam bons resultados para o tratamento da dor no nervo ciático.

Vale ressaltar que os tratamentos para o nervo ciático podem variar conforme a causa e especificidade do organismo de cada paciente. Casos mais graves podem envolver medicamentos e até mesmo processos cirúrgicos, o que torna o diagnóstico médico de extrema importância, sendo necessário buscar auxilio logo que as dores começarem a aparecer.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (137 votes, average: 4,61 out of 5)
Loading...