Com quantos meses o bebê senta?

Por volta dos 4 meses o bebê começa a tentar sentar com ajuda, a partir dos 6 meses a criança já consegue sentar sem o auxílio de um encosto, aprimorando o seu controle de equilíbrio, já que é necessário que o pescoço do neném esteja firma para que sustente a cabeça.

Bebês sentados

O ser humano, possui um desenvolvimento motor que envolve os músculos grandes, e que ocorre da cabeça para os pés. Então é natural que o bebê firma primeiro a cabeça, já no primeiro mês e a coluna por volta dos 6 meses, que é quando a criança começa a se sentar sozinha. Mas esse desenvolvimento pode ocorrer antes ou depois dessa idade, até os 10 meses.

Após a criança conseguir se sentar sozinha, não demora muito tempo, para que fortaleça os músculos das costas e pescoço, então logo ele passa a engatinhar, ficar em pé e por fim, andar.

Brincadeiras para estimular o bebê

É importante que o bebê seja estimulado com brincadeiras para que consiga fortalecer a musculatura. Vamos apresentar algumas dinâmicas que podem ser realizadas com a criança:

1 – Entre o primeiro e o quarto mês de vida é recomendado que você o coloque de barriga para baixo em uma superfície plana, para que se apoie no chão com as mãos e fortaleça o pescoço;

2 – Também é legal, colocar a criança no colo, sendo segurado pelas axilas, balançando de trás para frente, o que faz com que sejam fortalecidos os músculos das costas;

3 – Com o bebê deitado de barriga para cima, segure nas mãos dele e o puxe para que fique sentado, deixe-o sentado por 10 segundos e repita o movimento, esse tipo de brincadeira estimula os músculos da barriga e das costas.

Lembrando que para executar essas brincadeiras é importante ter cuidado para que esses exercícios não forcem o tronco ou até mesmo caiam para frente ou para os lados, podendo machucar a criança.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply