o Cloridrato de Metformina – Emagrece? Para que serve? Preço e Bula

O cloridrato de metformina é um remédio que serve para regular os níveis de açúcar no sangue, sendo recomendado especificadamente para quem tem diabetes do tipo 2. Para tratar diabetes do tipo 1 é preciso associar a medicação ao uso de insulina. A metformina só pode ser utilizada e comprada vide prescrição médica.

Os medicamentos à base de metformina ficaram muito conhecidos no mercado por conta de suas funções dietéticas e emagrecedores. No entanto, os efeitos da fórmula não são garantidos e nem mesmo fazem parte das indicações da bula oficia dos laboratórios que comercializam a droga. Para que funcione, é preciso respeitar as dosagens e recomendações médicas.

Para que serve

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda o uso do Cloridrato de Metformina em caso de:

Emagrece mesmo?

cloridrato de metformina bulaDepende. É normal que pessoas que possuem diabetes (tanto do tipo 1 como do tipo 2) tenham constatado a perda de peso depois de realizar tratamentos com o cloridrato de metformina. Mas, o que acontece é que a ação dietética da medicação regula os níveis de açúcar no sangue, de forma que o paciente deixa de estocar energias ou simplesmente evita o constante aumento de peso.

O efeito emagrecedor para os diabéticos é mais um benefício da medicação, isso porque o sobrepeso é um dos fatores de risco para quem possui a doença.

No entanto, a constatação não significa que o efeito emagrecedor sucederá para todos os casos. Conforme indicam os médicos, o remédio não deve ser utilizado sem necessidade aparente, pois não há garantia alguma de resultados, sendo que o paciente ainda pode sofrer com efeitos colaterais desnecessariamente.

Serve para engravidar?

Uma das indicações de uso do cloridrato de metformina é para tratar mulheres com síndrome do ovário policístico. A condição faz com que os óvulos fiquem maiores e não consigam sair das tubas e quem a possui tende a desenvolver resistência à insulina, dificultando ainda mais a gravidez.

O uso de metformina ajuda a regularizar os níveis de insulina bem como auxilia na diminuição de peso, dessa forma, o organismo pode criar condições mais favoráveis às mulheres que desejam engravidar. Ainda assim, a medicação só deve ser utilizada mediante recomendação médica.

Como tomar – Posologia

A posologia recomendada na bula oficial é de 1.000 a 1.5000 mg por dia (2 ou 3 comprimidos de 500g). Geralmente, o  tratamento começa com doses mais baixas (1 comprimido de 500mg/dia) e vai aumentando gradativamente.

500 mg

A medicação de 500mg diária deve ser consumida, ao menos, duas vezes ao dia, de acordo com a recomendação médica.

850 mg

Os comprimidos de 850mg diárias também podem ser usados de 2 a 3 vezes ao dia. No entanto, até chegar lá, recomenda-se permanecer com a baixa dosagem.

Efeitos colaterais

São reações adversas da medicação:

  • Náuseas;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Dor de barriga;
  • Perda de apetite;
  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Urticária;
  • Inflamação no fígado.

Quem faz uso recorrente da medicação precisa fazer exames mais frequentes de sangue, pois qualquer alteração da função hepática deve ser avaliada por um médico, a fim de saber se será necessária a suspensão do remédio.

cloridrato de metformina

Contraindicações

Esta medicação é contraindicada para:

  • Grávidas;
  • Pessoas com doença hepática;
  • Pacientes com doença renal;
  • Indivíduos com insuficiência cardíaca;
  • Enfermos que sofrem de problemas respiratórios.

Aqueles que possuem alergia a qualquer um dos componentes da fórmula também não devem utilizar a medicação sem antes consultar um especialista.

Preço

O preço da medicação varia entre R$ 12,00 e R$ 30,00, dependendo da quantidade de comprimidos. Além disso, o Cloridrato de Metformina pode ser adquirido sob outros nomes comerciais, como o Glifage. 


Referências usadas neste conteúdo

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Bula Medley do Cloridrato de Metformina. Disponível em <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6231252014&pIdAnexo=2144809>

NEOQUÍMICA. Clodrirado de metformina bula. Disponível em <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=24789022016&pIdAnexo=4012094>

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply