Cirurgia plástica no queixo (Mentoplastia) – Antes e depois, Preço

A mentoplastia ou cirurgia plástica no queixo é realizada quando o paciente possui alguma alteração no mento (ou queixo). Não importa a origem dessa modificação, como genético ou doença, ou ainda se é queixo retraído ou protuberante. A técnica também é conhecida por cirurgia do contorno cervical ou genioplastia.

O intuito do procedimento é deixar o rosto do paciente mais harmonioso e corrigir a mandíbula, pois, em muitos casos, essa alteração atrapalha a mastigação. Entenda mais sobre o procedimento cirúrgico:

Passo a passo da cirurgia plástica no queixo

O procedimento é simples e praticamente indolor — apenas um pequeno incômodo e/ou inchaço no local após a cirurgia. Ao todo, pode demorar cerca de uma hora, quando é feita para aumentar o queixo (retraído);se for para diminuí-lo, quando é necessário mexer no osso, o tempo de cirurgia varia de uma hora e meia a duas.

O corte é feito por dentro da boca, por isso não deixa cicatriz aparente. Feito isso, a pele é descolada do osso. É feito, também, um corte no osso, para poder posicioná-lo da forma correta.Uma prótese de silicone é inserida e a pele é colocada no lugar novamente.

A anestesia é local para colocação de prótese ou geral se o procedimento envolver o avanço ou a retração do osso.

O passo a passo pode sofrer pequenas alterações, de acordo com cada caso. O cirurgião plástico irá analisar e recomendar o melhor procedimento. Muitos pacientes submetem-se a outros procedimentos em uma única cirurgia, como a bichectomia (veja detalhes aqui) e a rinoplastia (confira detalhes aqui).

As técnicas utilizadas na mentoplastia são:

  1. Cirurgia ortognática — quando o osso é manipulado;
  2. Utilizando porex — para aumentar o queixo, utilizada o polietileno;
  3. Prótese de silicone — para aumentar o queixo retraído.

Veja no vídeo abaixo como é feito

Pré-operatório

mentoplastia resultadosAntes da realização do procedimento cirúrgico, o paciente deverá fazer alguns exames, como a tomografia e de sangue. Um anestesista fará a avaliação para adequar a dose de anestesia, de acordo com o organismo.

Além do histórico e da avaliação médica, é feita, também, uma avaliação odontológica, para ver a necessidade de uma cirurgia ortognatia. O pré-operatório envolve:

  • Não ingerir medicamentos com ácido salicílico e anticoagulantes;
  • Jejum total de 8 horas antes da cirurgia;
  • Praticar a higiene bucal rigorosa, incluindo antissépticos;
  • Não fumar;
  • Não beber;
  • Não usar entorpecentes.

Recuperação

O pós-operatório da mentoplastia não é considerado grave, basta seguir as recomendações dos médicos e, dentro de 7 ou 10 dias, você já estará exercendo as suas funções normais, desde que sem muito esforço físico. A recuperação completa levará algumas semanas e, os resultados são observados depois de, aproximadamente, 3 meses depois da cirurgia.

A alta é dada no mesmo dia, sendo que o paciente vai para casa com um curativo. Nos primeiros dias, o local poderá ficar inchado e com um leve incômodo, mas, no geral, sem dores. Para aliviar, recomenda-se o uso de compressas frias e manter sempre a cabeça elevada. É importante evitar ingerir alimentos quentes, porém não há restrições quanto ao tipo de comida.

Deve-se praticar repouso por 7 a 10 dias. Esse tempo varia de acordo com o procedimento.Os cuidados com a higiene bucal devem permanecer com uma escova de dente macia. O antisséptico bucal é essencial para evitar infecções e não necessidade de retirar os pontos, já que saem sozinhos.

mentoplastia antes e depois

Danos e complicações da cirurgia de queixo

As complicações mais comuns são:

  • Infecções;
  • Hemorragia;
  • Alergia à anestesia;
  • Deformidade do queixo;
  • Lesão do nervo mentoniano;
  • Erosão óssea abaixo do implante;
  • Alteração da posição do implante;
  • Falha do segmento do osso na cicatrização;
  • Danos nas raízes dos dentes;
  • Supercorreção do defeito.

Assim como toda cirurgia, a mentoplastia possui seus riscos. Mas, quando realizada com um cirurgião plástico experiente, os riscos diminuem. Os cuidados no pré e pós-operatório também influenciam nos danos. Siga as recomendações médicas a risca e logo estará vendo os resultados positivos da cirurgia.

O valor médio do procedimento pode variar de acordo com o médico e o local onde será realizada. A técnica empregada, também, influencia no valor. No geral, o custo médio da cirurgia de queixo é de R$ 2.600,00.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply