Cirurgia de hérnia (Herniorrafia) – É perigosa? Recomendações e Preço médio

Também chamada de hernioplastia, a herniorrafia é mais conhecida como cirurgia de hérnia. Ela é realizada para corrigir algum problema na musculatura ou na aponeurose, que reveste os músculos. Quando um desses dois é afetado, ocorre o surgimento da hérnia abdominal, sendo preciso fechar o defeito, com pontos cirúrgicos e colocação de telas.

hernia

A hérnia também pode aparecer próxima à virilha ou à região da coxa. Em geral, a razão que causa a doença é carregar peso excessivo e exercitar-se em demasia, sendo que os sintomas são dores fortes e inchaço na região. O problema é sério e pode requerer cirurgia, pois quando ocorre uma hérnia significa que um órgão soltou-se, podendo levar a complicações.

Como é feita a cirurgia de hérnia

Todos os tipos de cirurgia possuem riscos, por isso, é importante sempre buscar ajuda de profissionais capacitados. No entanto, a cirurgia de hérnia é relativamente simples, consistindo em fechar o chamado anel herniário (local da hérnia). Para tanto, a técnica mais moderna faz uso de telas grossas e resistentes na região afetada, evitando, assim, que o órgão escape.

Essa tela é de material orgânico, sintético ou uma combinação de ambos e consegue, não só fechar a parte rompida, como, também, ajudar na formação de tecido cicatricial. Assim, evita-se que o problema se repita. A tela pode ser colocada por meio de cirurgia tradicional, em que são feitos cortes, ou pela laparoscopia, procedimento endoscópico na cavidade abdominal.

cirurgia de hernia

De qualquer forma, são aplicados anestesia e sedativo no paciente, que deve ter feito jejum de 12 horas antes de procedimento. Desse modo, o paciente dorme durante toda a cirurgia, sem perceber nada. Em geral, a herniorrafia tem duração de uma hora, o que vai depender do local onde está a hérnia e do seu tamanho.

Por isso, o procedimento pode estender-se um pouco mais. Mesmo assim, o paciente acorda depois que tudo já terminou, sendo que ele pode levantar-se e alimentar-se. No entanto, é preciso que passe a noite no hospital, podendo ir para casa no dia seguinte, onde deve seguir as orientações do médico.

Como é o pós-operatório da cirurgia de hérnia

Mesmo em casa, depois da cirurgia de hérnia, é recomendado repouso, que pode chegar a até duas semanas, sendo que esse é o tempo necessário para que o corpo se restabeleça e se recupere adequadamente do procedimento. No entanto, o tempo ideal de repouso é informado pelo médico, o que vai depender do estado do paciente.

Em casa, o paciente pode movimentar-se normalmente, mas sempre com cuidado e de forma lenta. Conforme a situação, é possível que o médico libere o paciente para ir ao trabalho, por exemplo, desde que não carregue peso, podendo limitar por mais um período de tempo demais atividades, como exercícios em academias.

De qualquer forma, é importante avaliar os seus hábitos e identificar o que levou ao problema. Mesmo carregar peso, por exemplo, pode ser feito de modo adequado, sendo que existe o jeito certo de fazê-lo, sem que ocorram lesões. Então, a partir de agora é importante dar mais atenção à maneira como realiza as atividades.

Preço médio da cirurgia de hérnia

O preço da cirurgia de herniorrafia depende de uma série de fatores. Entre eles, o local afetado, pois o procedimento pode ser diferente de acordo com a região machucada; quem é o cirurgião que irá realizar a cirurgia e a sua equipe; o estado brasileiro e o hospital em que o paciente será operado.quanto custa

De qualquer forma, segundo levantamentos, essa cirurgia tem preço a partir de R$4 mil. Existem lugares que informam que o preço pode chegar a R$20 mil ou mais, por isso, vale a pena pesquisar muito bem todas as opções disponíveis.

Mesmo que o preço seja um fator relevante, para não dizer determinante, é necessário ainda considerar a qualidade do serviço prestado, como a experiência e as credenciais dos profissionais envolvidos no procedimento. Além disso, é possível fazer a cirurgia de hérnia totalmente gratuita pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Todos os cidadãos têm direito aos serviços de saúde oferecidos pela rede pública, sendo preciso buscar a unidade básica de saúde mais próxima. Assim, o paciente é encaminhado para a unidade especializada nesse tipo de procedimento.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply