Cirurgia de catarata no SUS – Como conseguir gratuita. Requisitos

Muitas são as pessoas que precisam passar pelo procedimento cirúrgico de catarata, porém não possuem condições de arcar com os custos em uma clínica ou hospital particular.

Com isso, é possível realizar a cirurgia de catarata gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Mas, para ter direito ao procedimento gratuito,é preciso ter o cartão do SUS e ter solicitado a cirurgia da catarata por um médico do SUS.

De posse da solicitação do procedimento cirúrgico, o paciente deverá realizar o agendamento da cirurgia em um posto de saúde e permanecer no aguardo por sua vez na fila de espera.

Se o seu caso for emergência e mesmo assim ainda ter uma grande fila de espera, o paciente poderá, por meio de ação judicial pertinente, requerer que o Governo pague o procedimento cirúrgico em uma clínica ou hospital particular.

cirurgia de catarata no sus

A Cirurgia de Catarata pelo SUS

Como informado anteriormente, é necessário que a pessoa tenha o cartão do SUS – que pode ser solicitado em um posto de saúde mais próximo à sua residência.

Para que ele possa ser emitido, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou casamento.

Após a confecção do cartão, será feita a marcação da consulta com o Clínico Geral -pode ser que o atendimento seja realizado no mesmo dia do recebimento do cartão do SUS, ou poderá ser agendado para outra data.

Na consulta com o clínico geral, ele fará o encaminhamento ao médico especialista, ou seja, o Oftalmologista, com isso, deverá ser feito um novo agendamento para a consulta.

Na consulta com o oftalmologista, será constatada a necessidade ou não de ser realizada a cirurgia de catarata – se aprovada, o médico oftalmologista fará a indicação para o procedimento, cabendo ao paciente aguardar na fila de espera por sua vez. Já falamos sobre o passo a passo da cirurgia de catarata aqui. 

Catarata – o que é e sintomas

A doença da catarata atinge pessoas de todas as idades, em especial os idosos. Inicialmente, a doença faz com que a pessoa sinta alguns incômodos na visão.

As pessoas que possuem catarata costumam ter os seguintes sintomas:

  • Dificuldade em identificar contorno e formas dos objetos, assim como das paisagens;
  • Sensação de que a visão está embaçada;
  • Alteração na visualização das cores;
  • Percepção dupla da visão;
  • Sensibilidade à luz.

Há casos em que os olhos apresentam a cor branco-azulada e pode ter como consequência a cegueira, caso não seja realizado o tratamento devido.Ademais, não há como se prevenir da catarata.

Muitas pessoas acreditam que ao usar colírios e óculos se poderá evitar o procedimento cirúrgico, porém não é verdade, pois o que acontece é a sensação de conforto temporário, mas que para ser efetivamente curado é necessário fazer a cirurgia.

Catarata – Como é feita a cirurgia

O procedimento cirúrgico da catara demora, mais ou menos, em torno de meia a hora.O médico que fará a cirurgia faz o uso do ultrassom, justamente para pode realizar a retirada da camada que torna a visão mais dificultosa e, posteriormente, colocará uma lente fixa ao olho.

A finalidade desta lente é justamente auxiliar a visão após o procedimento.Não há qualquer necessidade de ficar no hospital internado, sendo que a recuperação dura, em média, uma semana.

como é feito a cirurgia de catarata

Tipos de Catarata

Existem cinco tipos de cataratas, sendo elas:

Catarata senil

Este tipo de catarata é a mais comum e atinge principalmente os idosos com idade superior a 55 anos.

Catarata traumática

Esta catarata surge quando há ferimentos ou lesões na região ocular. Normalmente, a catarata traumática acomete somente um dos olhos.

Catarata diabética

Doenças como a diabetes podem deixar pessoas mais propensas a adquirir catarata. Esse tipo da doença pode se manifestar de maneira precoce, antes dos 55 anos. Em alguns casos, com o agravamento causado pela diabetes, costuma ter a perda da visão acelerada.

Catarata medicamentosa

A catarata medicamentosa, como o próprio nome intui, é causada pelo consumo excessivo de certos medicamentos, por exemplo os corticoides.

Catarata congênita

Este tipo de catarata atinge os recém-nascidos e as crianças.Na grande maioria das vezes, surge por meio de problemas genéticos, bem como por doenças transmitidas pela genitora ao feto, nos meses inciais da gravidez.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply