Cinta Pós-Parto normal ou cesária – Funciona? Tipos e Como Usar

As cintas pós-parto são muito usadas por mamães que acabaram de ter seus filhos.Elas ajudam a dar mais conforto, deixando a locomoção mais fácil após a gravidez. Mas, apesar de ser bastante usada, muita gente não conhece a existência desse tipo de vestuário, ou até conhece mas ainda tem muitas dúvidas sobre ela.

Veja, aqui, o que são as cintas pós-parto, em que casos ela é recomendada, como utilizá-las e quais os cuidados você deve ter ao vesti-la. É preciso sempre buscar materiais de qualidade e que também proporcionem conforto ao serem vestidas.

O que é cinta pós-parto? Como funciona?

A cinta pós-parto é quase como se fosse uma roupa íntima, que recobre toda a região abdominal e as costas. Ela é produzido com um material mais firme e resistente, proporcionando mais firmeza para as mamães e consequentemente uma sensação de maior segurança na movimentação.

A cinta ajuda a evitar a sensação de vazio causada pela falta do bebê dentro da barriga. Algumas mães sentem a região um pouco solta, isso porque a barriga demora um pouco pra voltar ao seu tamanho original. Eliminar essa sensação solta e de vazio é sua principal função e não fazer a barriga voltar mais rápido ou emagrecer, como muitos acreditam.

cinta pos parto como colocar

Para que serve? Quando é recomendada?

Muita gente se engana e acha que a cinta pós-parto irá auxiliar no procedimento de cicatrização da cirurgia de cesárea. Acontece que as cintas pós-parto não são terapêuticas e não auxiliam na recuperação dos cortes feitos durante o parto.

Outro erro comum é achar que a cinta funcionará modelando o corpo e a cintura, ajudando a emagrecer e fazendo o corpo voltar a ser o que era antes, de forma mais rápida. A verdade é que a cinta não contribui para a barriga diminuir, esse é apenas mais um dos mitos que gira em torno desse universo.

A cinta modeladora irá dar mais firmeza para a mãe que acabou de parir seu filho. Ela pode dar mais segurança ao andar, sentar, levantar e se locomover. Não é um objeto de uso necessário após a gravidez, serve apenas para que a mulher se sinta melhor. Caso não tenha condições de comprar, a mulher pode usar faixas ou, até mesmo, dispensar o uso do acessório.

Ao optar por utilizar a cinta pós-parto, recomenda-se que ela seja utiliza por 3 meses após a gestação.

tipos de cinta pos parto

Prós e contras da cinta pós-parto

Depois da gravidez, o útero da mulher volta a diminuir e fica mais solto dentro do abdômen, causando desconforto, sendo necessário o uso da cinta. Porém, ao utilizá-la por muito tempo, se está impedindo o fluxo sanguíneo e a movimentação dos músculos adequadamente, o que pode atrapalhar a recuperação.Cintas apertadas podem causar atritos na cicatriz, dificultando o processo de cicatrização.

A cinta pode facilitar a locomoção e ainda diminuir a dor nas costas, isso porque ela faz com que a mulher ande mais ereta e ajuste a postura.

Sempre que tiver dúvidas se você deve ou não utilizar a cinta pós-parto, procure um médico.

Benefícios da cinta

  • cinta pos parto como escolherAjuda o útero a voltar à sua posição original;
  • Evita a dor na coluna causada pelo enfraquecimento dos músculos do abdômen;
  • Melhora a aparência da silhueta quando é vestida;
  • Evita o aparecimento de seroma (acúmulo de líquido por baixo da pele).

Como escolher sua cinta

Você deve escolher uma que não fique abaixo do corte, caso tenha feito cesárea. Isso pode provocar inchaços na região. Sempre escolha uma que cubra a cicatriz. Caso não saiba qual modelo escolher, entre em contato com seu médico, ele poderá indicar o melhor modelo.

A cinta não deve ficar apertada e nem provocar desconfortos ou dor- o assessório deve apenas promover mais firmeza.

Existem dois modelos principais de cinta. Um parece um macaquinho, vem como um short e sobe até a altura dos seios, com uma abertura para urinar. Já o modelo body com sutiã de amamentação é mais prático para quem amamenta e já vem com sutiã com abertura para alimentar o bebê. É possível ainda optar por modelos de calcinha cintura alta. Dentre eles há a opção de cinturas com colchetes e também velcro.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply