O que é o Ciclo 21? Para que ele serve? Efeitos colaterais e mais.

O Ciclo 21 é um dos mais baratos e populares contraceptivos orais. Como qualquer anticoncepcional, sua função primária é evitar a gravidez e o medicamento pode oferecer alguns efeitos colaterais. Ele é disponibilizado gratuitamente em postos de saúde e, para comprar na farmácia, não é preciso apresentar receita médica. Apesar disso, não é recomendado utilizar o medicamento sem orientação de um médico.

Conheça as principais características do anticoncepcional Ciclo 21:

Como tomar

O que é o Ciclo 21? Para que ele serve? Efeitos colaterais e mais.

A primeira cartela do Ciclo 21 deve ser tomada a partir do quinto dia do ciclo menstrual, sendo um comprimido por dia no mesmo horário. Ele será tomado por 21 dias e, ao fim da cartela, é preciso fazer uma pausa de 7 dias. Após os sete dias sem tomar o remédio, é hora de iniciar a cartela seguinte seguindo as mesmas orientações.

Como tomar em caso de esquecimento

Caso se esqueça de tomar um ou mais comprimidos do Ciclo 21, é preciso ter a consciência de que seu efeito está comprometido. Para evitar uma gravidez de forma eficiente e segura, será preciso utilizar outros meios de contracepção, como os preservativos, por exemplo.

Se você se esqueceu de tomar um ou dois comprimidos do anticoncepcional, estes deverão ser tomados assim que você se lembrar, e os comprimidos seguintes devem ser ingeridos nos dias e horários habituais.

Caso se esqueça de três ou mais comprimidos, é preciso interromper o tratamento fazendo uma pausa de 7 dias. No oitavo dia, deve-se iniciar uma nova cartela, seguindo as orientações iniciais.

Contraindicações

O Ciclo 21 não apresenta muitas contraindicações específicas. Porém, assim como outros anticoncepcionais, ele não é indicado para mulheres que se encaixem nas seguintes condições:

Uso do Ciclo 21 em conjunto com outros medicamentos também pode ser contraindicado. Por isso, é imprescindível informar seu médico quanto aos medicamentos que você está utilizando, para garantir que não haverá problemas em utilizar o Ciclo 21 simultaneamente.

Efeitos colaterais

O que é o Ciclo 21? Para que ele serve? Efeitos colaterais e mais.O contraceptivo Ciclo 21 pode apresentar efeitos colaterais, que vão variar de mulher para mulher. Entre os principais estão:

  • Náuseas;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Diarreia;
  • Manchas na pele;
  • Alterações no fluxo menstrual;
  • Aumento ou perda de peso;
  • Alterações mamárias;
  • Reações alérgicas na pele;
  • Candidíase vaginal;
  • Intolerância a lentes de contatos;
  • Sangramento genital;
  • Depressão;
  • Aumento do colesterol.

Apesar de mais raros, outros efeitos colaterais também podem ser causados pelo Ciclo 21, como:

Nesses casos é preciso interromper o tratamento e consultar o seu médico para encontrar outra solução.

Algumas mulheres possuem receios em relação ao ganho de peso. Apesar do uso do Ciclo 21 não estar relacionado a este efeito colateral, mulheres com maior propensão à retenção de líquido podem engordar a utilizar o medicamento, por causa da alteração hormonal que acontece no organismo.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply