Chá Para insônia – Qual o Melhor? Como Fazer? Funciona?

A insônia é um problema que atinge grande parte da população. Tudo pode virar motivo para ter uma noite mal dormida. Os principais causadores da dificuldade em pegar no sono ou manter-se dormindo ao longo da noite são estresse, problemas financeiros, problemas conjugais, ansiedade ou outros motivadores externos que causam preocupações em excesso.

Dormir mal prejudica o humor e o desempenho no dia seguinte, mas não só isso, dormir pouco pode, até mesmo, diminuir a expectativa de vida e causar problemas graves à saúde.  Dormir menos que 5 horas diárias aumenta em 65% as chances de sofrimento de morte precoce. Ou seja, dormir bem é importante não só para viver mais, mas também para viver bem.

Existem muitos remédios para insônia que, em sua grande maioria, precisam de acompanhamento psiquiátrico para o consumo. Também, descobrir se a insônia não está ligada a outros problemas psicológicos, como ansiedade ou mesmo depressão é um fator a ser analisado por um profissional.

Mas, há quem prefira tratar o problema de forma natural, por isso, preparamos uma lista com alguns chás que podem ajudar a combater a insônia e trazer de volta à sua vida as noites longas de sono e bem dormidas:

Chá de Valeriana

valeriana

A valeria é uma planta comumente associada ao combate à insônia. Existem até cápsulas de suplemento feitas a partir da planta, que podem substituir o uso do chá. Na Europa, ela já é usada no combate à insônia e como um calmante natural há mais de 200 anos. Porém, deve-se lembrar que a maior parte das propriedades medicinais concentram-se na raiz da planta.

Ela tem se mostrado tão eficaz quanto os fármacos que ajudam a induzir o sono. É utilizada por pacientes que criam vícios nos remédios que combatem a insônia, podendo ser misturada com outras ervas.

Chá de Melissa

melissa

A Melissa, ou erva-cidreira, é um sedativo natural. Também é tão potente quanto as medicações, mas não produz os efeitos colaterais que os fármacos podem causar. A Melissa não causa dependência e ainda é uma planta excelente para ajudar na digestão.

Seus efeitos ficam ainda mais potentes quando o chá da erva é combinado com leite e mel. Mas, é preciso ter cautela, pois, em doses extremamente altas, o chá causa a diminuição da frequência dos batimentos cardíacos.

Além de efeitos calmantes, a Melissa também funciona como indutora do sono. Suas propriedades medicinais incluem combate à enxaqueca, às cólicas do período menstrual e à náusea e ao enjoo.

Camomila

camomila

Sempre ouvimos falar que a camomila é um ótimo calmante natural e toda essa crença sobre as propriedades na planta são reais. Ela pode ser usada como chá ou por meio da aromaterapia.

Hoje, existem travesseiros com um pouco da erva dentro, que liberam o aroma da camomila durante a noite. Tanto o chá como os seus óleos aromáticos são excelentes para quem quer pegar no sono e manter longe a ansiedade.

As propriedades calmantes da planta vêm do que chamamos de fenólico, substância que dá a coloração amarelada tão marcante. Ela também é poderosa para combater diabetes e desconfortos estomacais e para prevenir resfriados.

Maracujá

maracujá

O maracujá também é muito conhecido por suas propriedades depressoras no sistema nervoso central. Por isso, é um ótimo aliado no combate à ansiedade e na indução do sono. Mas, ao contrário do que muita gente imagina, as propriedades calmantes encontram-se em maior quantidade nas folhas e não na fruta do maracujá.

Dicas

Existe algumas dicas que você pode tentar associar juntamente ao o uso dos chás para insônia. São pequenos hábitos que podem mudar o quadro da falta de sono:

  • Mantenha-se no escuro perto da hora de dormir. Evite o uso de celulares, tablets, computadores, televisão e qualquer outra fonte de luz, pois, quando anoitece, nosso corpo reconhece a falta de luz e começa a produzir melatonina, conhecida como hormônio do sono. Porém, com o uso de luzes artificiais, o organismo não consegue reconhecer que já está na hora de produzi-la;
  • Faça atividades relaxantes. Leia um livro, tome um banho de água quente, medite, faça alongamento ou qualquer outra atividade que ajude a manter-se calmo;
  • Não fique sem comer. Faça sempre lanches leves próximos à hora de dormir. Porém, é importante evitar alimentos gordurosos e não exagerar na quantidade de alimentos ingerida;
  • Pratique algum exercício que goste durante o dia. Eles, além de ajudarem a manter o corpo saudável, também fazem bem à mente. Durante a prática de exercícios físicos, o corpo libera endorfina, um analgésico natural para o organismo, que promove o bom-humor, a felicidade e o bem-estar;
  • Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário, assim seu corpo fica habituado, sendo muito mais fácil pegar no sono;
  • Evite cafés, refrigerantes e outras bebidas que contenham cafeína, próximo ao horário de dormir;
  • Tome os chás, aproximadamente, uma hora antes de pegar no sono, assim seu organismo terá tempo de absorve-los.

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