Chá de hibisco – Quais são os Efeitos Colaterais?

O famoso chá de hibisco tem propriedades antioxidantes que auxiliam no processo de emagrecimento. No entanto, devido a sua função diurética, muitas vezes, é usado de forma excessiva o que faz com que o corpo humano perca nutrientes importantes, prejudicando o funcionamento do organismo.

Chá de Hibisco

Dentre os efeitos colaterais desse chá, podemos citar o aumento do risco de infertilidade, pois existem estudos que afirmam que as substancias presentes no liquido podem influenciar nos níveis de estrogênio, fazendo com que a ovulação seja inibida e acabe resultando uma infertilidade da mulher.

Também podem causar sensações de mal-estar, já que a planta possui caráter diurético, causando uma desidratação, já que todo liquido presente no corpo é eliminado através da urina, causando, sintomas como tontura, desmaios e sensações de fraqueza.

Um outro efeito que o consumo do chá de hibisco pode causa é cortar o efeito do anticoncepcional, caso seja consumido logo em seguido do medicamento, já que o corpo não conta com tempo suficiente para absorver o remédio, e logo expele.

Quais são as contra indicações do uso do chá de hibisco?

– Pessoas que sofrem de pressão baixa: Para os que sofrem de pressão baixa, mesmo com os benefícios, o uso do chá de hibisco deve ser cauteloso, já que a substância reduz ainda mais a pressão, pois o sódio – que é o elemento que aumenta a pressão, é eliminado na urina.

– Gestantes: O chá de hibisco é totalmente contra indicado para gestantes e mães que estão amamentando, pois as substancias aumentam os níveis de estrogênio, como já citado anteriormente, o que faz com que o útero seja estimulado, incentivando a menstruação, o que pode acabar resultando em aborto, principalmente se ocorrer nos 3 primeiros meses de gravidez.

Como preparar o chá e qual a quantidade indicada por dia?

O chá de hibisco deve ser preparado com cuidado, se for utilizar a flor a granel, é necessário que ela seja aquecida o mínimo possível para que não sejam perdidos os nutrientes. Ferva cerca de 200 ml de água, reserve e acrescente 5 gramas da flor, deixe descansar por 5 minutos, após isso pode coar e consumir, é indicado que o consumo seja realizado sem açúcar.

Recomenda-se que seja consumido no máximo 2 xícaras de 200 ml por dia, qualquer quantidade a mais que isso pode causar reações negativas no corpo.

Quais os benefícios do chá de hibisco?

É importante lembrar que o chá de hibisco possui sim nutrientes e pode trazer benefícios para a saúde, quando consumido de forma correta.

A flor de hibisco possui propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que perca peso com mais facilidade, também ajuda a estimular a queima de gordura corporal e na retenção de líquidos.

Ainda possui substancias antibacterianas e anti-inflamatórias, prevenindo contra gripes e resfriados de forma natural, também atua na função de controlar efeitos e sintomas de cólicas menstruais e de TPM.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply