Causas da Insônia – Conheça o Motivo Das Noites Mal Dormidas

A insônia é um problema muito comum que prejudica o sono, levando a noites mal dormidas. Ela consiste na dificuldade em dormir, ou de manter-se dormindo durante toda a noite. Isso promove, à pessoa que sofre com o problema, menos horas de sono do que deveria, o que pode resultar em problemas de saúde, menor expectativa de vida e sintomas como dificuldades de concentração e lentidão à resposta de estímulos externos.

Muita gente sofre com o problema há tempos que nem sabe mais como é poder descansar. São poucas pessoas que procuram ajuda médica para solucionar o problema. Muitos preferem fazer chás para insônia ou remédios caseiros. Porém, se o problema for persistente, é sempre bom recorrer à ajuda de um profissional.

Tipos de Insônia

Existem diferentes tipos de insônia, associados à duração do problema, que pode ser persistente, ou passageira, de apenas alguns dias. Além disso, ela pode ser agravada por outros problemas, como a Síndrome das pernas inquietas, parassonais ou apneia obstrutiva do sono.

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Acredita-se que, aproximadamente, 45% da população mundial sofra com o problema, com diferentes intensidades e tipos, que são:

  • Insônia Aguda – normalmente provinda de questões emocionais, costuma durar de 4 a 6 semanas. A pessoa pode também sofrer com cansaço ao longo do dia, desânimo, enxaqueca e dores de cabeça;
  • Insônia Crônica – também chamada de terminal, é um pouco mais grave que a aguda, pois costuma durar mais de 6 semanas. Nela, o paciente pode acordar bem mais cedo que o planejado e ter uma noite mais agitada;
  • Insônia Transitória – dura menos de 4 semanas, podendo ir e voltar. Além disso, costuma estar associada à ansiedade, aos eventos importantes, às provas decisórias, entre outros.

Causas

A insônia pode ter diversos fatores externos que levem a ela. Alguns podem acontecer em conjunto e não necessariamente de forma isolada. Veja as causa principais, abaixo:

Ansiedade

A causa principal é a ansiedade, a ansiedade crônica, ou o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Pessoas ansiosas lidam de maneira diferente com preocupações, problemas e situações do futuro. Apesar do ansioso estar preocupado  com a vida profissional, amorosa e pessoal, ele também cobra-se por coisas que não aconteceram e talvez nem venha a acontecer de fato.

è importante lembrar que não é preciso muitos motivos para desencadear um gatilho que leve a pessoa a pensar obsessivamente e tirar sua paz, consequentemente prejudicar seu sono.

Uso de Substâncias estimulantes

A cafeína também é um dos principais vilões, sendo encontrada não somente no café, mas também em refrigerantes, cigarros, álcool, nicotina, remédios (como os para pressão) e drogas lícitas ou ilícitas.

Veja a bula dos medicamentos que você toma e preste atenção na sua alimentação, pois eles podem estar associados a noites mal dormidas.

Uso de aparelhos e luz artificial

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Estar em um ambiente muito iluminado (sala de TV, quarto), usar eletrônicos (celulares, computadores) e ficar assistindo televisão até tarde também pode prejudicar o sono. Isso porque a luz artificial produzida pelos equipamentos impede a produção natural da melatonina, o hormônio do sono.

Ao perceber o dia escurecendo, o corpo começa a produzir naturalmente a melatonina. Mas, quando o indivíduo continua em frente ao celular ou computador, o corpo não consegue reconhecer que está anoitecendo e assim deixa de produzi-la.

Recomenda-se, então, evitar o uso desses aparelhos muito próximo ao horário de dormir. Não só para quem sofre com insônia, mas para pessoas em geral. Prefira luzes mais baixas e confortáveis.

Depressão

A depressão é um dos grandes fatores causadores, assim como a ansiedade, na qual a pessoa não consegue pegar no sono de jeito nenhum. Isso acontece porque o depressivo, assim como o ansioso, sofre com problemas dentro da sua mente e não consegue pegar no sono.

Doenças

Existem medicações específicas para doenças que podem causar a insônia. Alterações mentais em pacientes também podem ser um dos fatores que priva os indivíduos de conseguirem dormir bem.

Doenças que comumente causar a insônia são: Alzheimer, Síndrome das Pernas Inquietas, doença de Parkinson, estresse pós-traumático, problemas psiquiátricos, psicológicos e neurológicos, que podem causar alterações no cérebro.

Estresse

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O estresse no trabalho, na faculdade e na escola, problemas no relacionamento, dificuldades financeiras ou vindos de uma situação traumática também são constantes causadores da insônia. Mas, quando a carga de estresse é muito grande, é preciso que o paciente busque um tratamento adequado com um profissional.

Mudanças no Horário de Dormir

Mudanças bruscas no horário de dormir também podem levar à insônia, como trabalhadores que mudam seu turno de trabalho, pessoas em intercâmbio ou que estão indo viajar para um lugar diferente. Por isso, tente, ao máximo,  dormir e levantar no mesmo horário ou em horários muito próximos. Isso ajudará seu organismo a ajustar o relógio biológico e fará com que você durma ainda melhor.

Alterações Hormonais

As mulheres sofrem mais de insônia do que os homens devido ao ciclo menstrual e ao período de menopausaAquelas que não possuem um ciclo menstrual regular podem, facilmente, sofrer com a insônia, também.

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