Dor no calcanhar – Conheça as causas, alivie a dor e saiba prevenir

De toda a estrutura de nossos pés, o calcanhar é o osso que dá suporte para o corpo e, consequentemente, é aquele que recebe maior carga (peso). Todos os dias o calcanhar se torna uma possível vítima de dores, pois essa região é composta por várias estruturas, como é o caso de tendões e ligamentos.

A dor no calcanhar é descrita como incômoda, especialmente por ser pulsante, que se alastra pelo pé e acaba prejudicando a movimentação da pessoa.

CAUSAS DA DOR NO CALCANHAR

A dor no calcanhar, denominada também de talalgia, é muito comum em pessoas de meia-idade, mas pode ser vista em indivíduos de qualquer idade.

causas da dor no calcanhar

A origem dessa dor é multifatorial, ou seja, pode ser algo banal ou algo realmente mais sério. Por isso, é importante que a dor no calcanhar não seja ignorada, especialmente porque em certos casos, a dor (e dependendo o quadro de saúde dessa área) pode durar para sempre.

Nesse caso, é possível apontar como as principais causas:

  • Uso excessivo do pé: é o esforço demasiado que é frequentemente feito por quem pratica exercícios físicos regulares de impacto ou que caminhe muito,
  • O alinhamento natural, ou seja, o tipo de pisada (o alinhamento correto é o neutro, no entanto, a dor vem quando há uma pisada pronada ou supinada),
  • Uso de calçados inadequados que possuem pouco suporte ou mesmo absorção de choque,
  • Problemas de obesidade (excesso de carga),
  • Bursite,
  • Tendinite de Aquiles,
  • Esporão,
  • Fascite plantar,
  • Traumatismo que ocorreu durante alguma corrida ou salto.

É claro que a dor no calcanhar pode estar relacionada com outros fatores, como, por exemplo, o diabetes e a artrite. O uso em excesso do salto alto e gota também são exemplos corriqueiros.

causas da dor no calcanhar

COMO EVITAR A DOR NO CALCANHAR

Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar a dor no calcanhar, independentemente se você já sofre com esse problema ou não.

O principal é usar calçados que se adequam ao pé. Dê preferência para calçados que tenham amortecedores de impacto ou com suporte na zona do calcanhar – ótimas opções se você faz exercícios físicos, como caminhadas e corridas.

A utilização de sapatos ou tênis que sejam fechados e muito bem protegidos também é uma maneira ideal de evitar a dor no calcanhar.

Para a prática de atividades físicas procure fazer exercícios de aquecimento antes e também exercícios de alongamento após o treino. A dor na região do calcanhar pode ser evitada se o treino for adaptado conforme sua própria saúde.

Como o sobrepeso e a obesidade afetam essa área, procure fazer atividades para emagrecer e de baixa carga. Um exemplo excelente é a natação.

Previna a dor no calcanhar evitando ficar de pé por muitas horas seguidas.

REMÉDIOS PARA DOR NO CALCANHAR

Os remédios para tratamento da dor no calcanhar podem variar conforme o seu diagnóstico. Contudo, é recomendável o uso de um remédio para diminuir a dor e o desconforto causado:

Não se esqueça de que somente um médico poderá estabelecer os medicamentos para o tratamento correto.

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