Capoeira – Conheça os 13 Benefícios Dessa Arte Marcial

A capoeira é um esporte com raízes africanas, surgiu no país quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. A  mão de obra escrava era muito utilizada na época, principalmente no engenho. Os escravos que faziam todo o trabalho eram da região de Angola, que também era uma colônia portuguesa. Nas suas terras de origem era comum fazer danças ao som de músicas.

Quando chegaram ao Brasil esses escravos sentiram a necessidade de desenvolver algum tipo de proteção à violência praticada pelos portugueses. Como eram proibidos pelos senhores de engenho de praticar qualquer tipo de luta, inventaram a capoeira.

Seu intuito era ser uma arte marcial disfarçada de dança. O esporte representa toda a resistência física e cultural dos escravos da época. A capoeira também aliviava o estresse diário do trabalho e funcionava como manutenção da cultura de suas origens.

13 Benefícios da Capoeira

Hoje, o símbolo de resistência dos escravos de engenho virou patrimônio cultural brasileiro. Além de uma história linda, a capoeira pode trazer diversos benefícios para seus praticantes. Conheça 13 motivos para praticar e se apaixonar por essa arte marcial brasileira.

1 – Qualquer um Pode Praticar

A capoeira pode ser praticada por pessoas de quaisquer idades. É possível encontrar diversos profissionais no ramo com turmas para crianças, idosos, adultos, atletas, etc. Hoje em dia existe muito material didático em torno da capoeira, o que a eleva para um patamar didático.

2 – Ajuda a Aliviar o Estresse

Um dos motivos que originou a capoeira foi o alívio do estresse. Serve como válvula de escape de maneira lúdica e saudável. É possível melhorar sua qualidade de vida enquanto você se livra desse sentimento.

3 – Trabalha o Corpo Todo

É um esporte completo, pois envolve várias posições durante sua prática. Essas posições trabalham diversos grupos musculares do corpo humano, o que a torna uma ótima atividade no ponto de vista físico, imagine poder se exercitar por inteiro em apenas algumas aulas?

4 – Melhora o Condicionamento Musculoesquelético e Cardiovascular

É uma atividade física anaeróbica e funcional. Sendo assim, trabalha a perda de gordura corporal e estimula todo o sistema cardiovascular e musculoesquelético com o peso do próprio corpo. Sem necessidade de ter equipamentos e pesos extras para a prática, como, por exemplo, nas academias.

5 – Melhora a Flexibilidade

Assimila-se ao ioga nesse quesito, tendo em vista que os movimentos exigem e desenvolvem flexibilidade. Nas primeiras aulas pode ser difícil, mas com a prática o corpo se acostuma e a condição física vai melhorando.

6 – Promove Maior Coordenação

Todos os movimentos acontecem de acordo com a música, são guiados pelo seu ritmo. Com o decorrer das aulas, os exercícios conseguem desenvolver a coordenação motora com excelência.

7 – Estimula a Velocidade

A prática exige a fluidez de movimentos, que devem acontecer em um período curto de tempo. Isso faz com que ao decorrer das aulas o aluno fique mais ágil para responder os movimentos dos outros praticantes. A capoeira exige e desenvolve a capacidade de movimentos velozes cada vez melhor.

8 – Aumenta a Autoconfiança

Luta, dança e música se unem em um lugar só. Com a absorção desses três fatores, além de toda a herança cultural, o aluno fica mais confiante. A confiança vem através do controle do próprio corpo, bem como a aventura e a melhora física que os esportes proporcionam. Fica muito mais fácil ser confiante quando você se sente bem consigo mesmo.

9 – Define o Corpo

Seus vários movimentos exigem um pouco de força. Como já dissemos anteriormente, a capoeira trabalha vários grupos musculares e é um dos esporte mais completo. Ela é altamente recomendada para quem quer desenhar e modelar o corpo.

10 – Estimula a Defesa e Não o Ataque

Muitas lutas, ao contrário da capoeira, visam mais o ataque. É um esporte ótimo para ensinar as crianças de um jeito divertido que a violência não vale a pena, já que nessa arte marcial ensinam a olhar, refletir e se necessário agir, visando cuidar da própria defesa. 

11 – Estimula o Respeito ao Próximo

Na capoeira são desenvolvidos respeito e tolerância. Desde cedo é necessário ensinar os movimentos para os praticantes de forma que não machuquem o adversário. A atividade é desenvolvida por todos, tanto aqueles mais habilidosos quanto os iniciantes. É necessário respeitar a limitação do próximo.

12 – Amplia o Conhecimento

São ensinados não só movimentos, como também toda a parte cultural por trás da capoeira. Conhecimentos de cultura popular, origem da prática e tradições em músicas e canções são compartilhados. É algo muito válido, que pode acabar faltando na prática de outros esportes.

13 – Afasta a Timidez

Trabalha música, movimentos e dança o que não deixa espaço para a timidez. Todos ficam expostos para os outros praticantes com seus defeitos e qualidades. Suas habilidades e dificuldades são compartilhadas no grupo, que reúne diversas pessoas diferentes. Quem pratica o faz para vivenciar tudo junto, e com o tempo a vergonha de ser você mesmo acaba.

São muitos os benefícios do esporte. O mais legal de tudo é que ele não faz apenas bem para o corpo e saúde física, mas é possível se tornar também uma pessoa melhor com a prática.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 4,20 out of 5)
Loading...