Bronquite: o que é, principais causas, sintomas e tratamento.

A bronquite é uma infecção das principais vias aéreas dos pulmões, brônquios, causando que fiquem irritados e inflamados. Os brônquios se ramificam de cada lado da traqueia. E levam a pequenas e menores vias aéreas incluindo os pulmões, conhecidas como bronquíolos.

As paredes dos brônquios produzem muco para capturar a poeira e outras partículas que poderiam, de outro modo, causar irritação. A maioria dos casos de bronquite se desenvolve quando uma infecção irrita e inflama os brônquios, causando eles produzirem mais muco do que o habitual. O corpo tenta deslocar esse muco extra através da tosse.

Existem dois tipos de bronquite, que são:

Bronquite Aguda

Inflamação temporária das vias aéreas, causando produção de tosse e muco, com duração de até 3 semanas; a bronquite aguda pode afetar as pessoas de todas as idades, mas principalmente afeta as crianças com idade inferior a 5 anos. É mais comum no inverno e muitas vezes se desenvolve seguindo um resfriado comum, dor de garganta ou gripe.

Bronquite Crônica

Uma tosse produtiva diária que dura por 3 meses do ano e por ao menos 2 anos seguidos. A bronquite crônica é uma de uma série de condições do pulmão, incluindo enfisema, que são coletivamente chamadas de doença pulmonar obstrutiva crônica. Principalmente afeta adultos com mais de 40 anos.

É importante parar de fumar se o fizer e tiver bronquite. A fumaça do cigarro e produtos químicos nos cigarros pioram a bronquite e aumentam o risco de desenvolver bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Sintomas da Bronquite

O principal sintoma da bronquite aguda é tosse seca, que pode gerar muco claro, amarelo-cinza ou esverdeado, fleuma. Outros sintomas são semelhantes dos sintomas do resfriado comum ou sinusite, e podem incluir:

Se tiver bronquite aguda, a tosse pode durar por várias semanas depois que outros sintomas desapareceram. É possível também achar que a tosse contínua torna os músculos do peito e estômago doloridos. Algumas pessoas podem vivenciar falta de ar, sibilos, por causa das vias aéreas inflamadas. No entanto, isso é mais comum com bronquite crônica de longo prazo.

Causas da Bronquite

A bronquite pode ser causada por vírus ou bactéria, embora a bronquite viral seja muito mais comum. Na maioria dos casos, a bronquite é causada pelos mesmos vírus que causam o resfriado comum ou gripe. O vírus é contido em milhões de pequenas gotículas que saem do nariz e boca quando alguém tosse ou espirra.

Essas gotículas normalmente se espalham em torno de um metro. E ficam suspensas no ar por um tempo, então pousam em superfícies onde o vírus possa sobreviver por até 24 horas. Qualquer um que toca estas superfícies pode espalhar o vírus ainda mais, por tocar outra coisa.

Respirar Substâncias que Irritam

A bronquite pode também ser desencadeada por respirar substâncias que irritam, como poluição atmosférica, substâncias químicas em produtos domésticos ou fumaça do tabaco. Fumar é a principal causa da bronquite crônica, e pode afetar as pessoas que inalam a fumaça de segunda mão, assim como aqueles que fumam. Ao fumar, é dever parar imediatamente, porque agrava a bronquite e aumenta o risco de desenvolver enfisema.

Exposição Ocupacional

É possível também estar em risco de desenvolver bronquite crônica e outros tipos de doença pulmonar obstrutiva crônica se for exposto muitas vezes para materiais que posam danificar os próprios pulmões, como:

  • Pó de grão;
  • Têxteis, fibras de tecido;
  • Amônia;
  • Ácidos fortes;
  • Cloro.

Isso é às vezes conhecido como “bronquite ocupacional”, e muitas vezes, melhora uma vez que não estiver mais exposto à substância irritante.

Tratamento da Bronquite

Na maioria dos casos, a bronquite aguda se resolverá por si dentro de algumas semanas, sem a necessidade do tratamento. Enquanto isso, deve-se beber muito líquido e descansar bastante.

Em alguns casos, os sintomas da bronquite podem durar muito mais. Se os sintomas duram por ao menos 3 meses, é conhecida como “bronquite crônica”. Não há cura para bronquite crônica, mas algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a melhorar os sintomas, como:

  • Ter uma dieta saudável pode ajudar a prevenir infecções de pulmão;
  • Exercício moderado e regular mais uma dieta saudável ajudarão a manter um peso saudável, estar com sobrepeso torna a respiração mais difícil
  • Evitar fumar e ambientes de fumantes

Há vários medicamentos para aliviar os sintomas. Os bronco dilatadores e esteroides “abrem” as vias aéreas e podem ser prescritos com um inalador ou como comprimidos. Os remédios mucolíticos diminuem o muco nos pulmões, facilitando a tosse.

Antibióticos

Os antibióticos não são rotineiramente prescritos para bronquite, porque é normalmente causada pelo vírus. Os antibióticos não têm efeito sobre os vírus, e prescrevê-los quando não são necessários, pode com o tempo, tornar a bactéria mais resistente ao tratamento antibiótico.

O médico apenas prescreverá antibióticos se tiver um risco aumentado de desenvolver complicações, como pneumonia. Se houver prescrição de antibióticos para bronquite, provavelmente será um curso de 5 dias de amoxicilina ou doxiciclina.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply