Benefícios da erva cidreira, como consumir e muito mais

Erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta medicinal, da mesma família da hortelã e do boldo. Com propriedades calmante, analgésica, cicatrizante, diurética, antimicrobiana, tônica, sedativa, relaxante, expectorante, antiviral, antiespasmódica, antinevrálgica, sudorífera, e muito mais, a erva-cidreira é vantajosa para sua saúde.

Ela é muito popular para tratar problemas estomacais, casos de insônia, gases, ansiedade e depressão, sem contar na ajuda da redução do estresse.

Isso é só o começo do que a erva-cidreira pode beneficiar. Saiba todos os outros poderes desta planta, como utilizá-la e se há contraindicações para o seu caso.

Erva-cidreira: benefícios e como usar

Benefícios da erva cidreira, como consumir e muito mais.

Rica em polifenóis, terpenos, flavonoides, taninos e alguns ácidos, a erva-cidreira destaca-se pelo alto nível de ação antioxidante, o que sugere a sua capacidade de combater os radicais livres no organismo e, como consequência:

  • Evitar o envelhecimento celular;
  • Prevenir alguns tipos de câncer;
  • Evitar a degeneração da mácula;
  • Proteger o coração;
  • Evitar as doenças cerebrais degenerativas;
  • Melhora o trânsito intestinal.

Conheça todos os benefícios comprovados da erva-cidreira, antes de saber como utilizar essa planta no seu dia a dia:

  • Alivia dores de cabeça;
  • Alivia dores e desconfortos ocasionados pelo reumatismo;
  • Acalma a tosse, combatendo o catarro;
  • Ameniza os sintomas gástricos;
  • Diminui a pressão arterial, pois pode provocar uma leve vasodilatação dos vasos sanguíneos periféricos;
  • Diminui o colesterol ruim, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares;
  • Diminui problemas de insônia;
  • Facilita a digestão;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a absorção de nutrientes;
  • Melhora a indigestão causada pela tensão nervosa;
  • Melhora dores nos dentes e inflamações nas gengivas;
  • Promove o bem-estar e a tranquilidade, graças ao efeito calmante e sedativo;
  • Proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, podendo aliviar as cólicas menstruais;
  • Reduz a produção de gases;
  • Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.

A forma mais popular e fácil de utilizar a erva é pelo preparo de chás, utilizando-se entre 1 a 4 gramas de folhas desta planta, para cada 150 ml de água, dividindo a ingestão em duas a três vezes por dia. Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a recomendação é esta: não ultrapassar 12 gramas de folhas de erva-cidreira por dia (ou 450 ml de chá).

Para o preparo, ferva a água e despeje sobre as folhas, dentro de uma xícara, deixando a infusão agir entre 5 e 10 minutos. Coe e aguarde. Tome o chá, preferencialmente, em temperatura morna, sem adoçar (se for necessário, utilize mel).

Além do chá, você pode utilizar a erva-cidreira em muitas receitas no seu dia a dia, como em bolos e sorvetes. Sucos também são opções que podem ter erva-cidreira como ingrediente diferenciado, afinal ela tem um sabor cítrico e um aroma bem peculiar. Ainda, você pode usar como tempero para saladas, aves e peixes.

Existem contraindicações para a erva-cidreira? E riscos?

Por ter efeito sedativo, é recomendável que pessoas com problema de hipotireoidismo e hipotensão (pressão baixa) evitem o uso da planta. Se você faz uso de medicamentos sedativos, como é o caso dos calmantes, é melhor ficar longe da erva-cidreira, ok? Não esquecendo que ela não é indicada para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos.

O uso em excesso da planta, isto é, quando há consumo em altas quantidades, pode ocasionar pressão arterial baixa e frequência cardíaca mais lenta, gerando um certo entorpecimento, assim como:

  • Hipersensibilidade;
  • Irritação da pele, como erupções cutâneas, coceira e vermelhidão;
  • Náuseas;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Dor abdominal;
  • Sonolência e letargia.

Converse com o seu médico, antes de consumir a erva-cidreira, a fim deter a certeza de que você não possui qualquer uma das contraindicações citadas anteriormente. E tome cuidado com o consumo (tenha bom senso), para que não tenha esses efeitos colaterais, está bem?

Onde encontrar erva-cidreira?

Benefícios da erva cidreira, como consumir e muito mais.

Você terá muita facilidade em adquirir a erva-cidreira, isso porque há muitas possibilidades de uso. É possível comprá-la em estabelecimentos agrícolas, para ter sua própria planta em casa ou apartamento, assim como dirigir-se a farmácias de manipulação (óleo essencial de erva-cidreira é um exemplo) ou a lojas de produtos naturais, para conseguir as folhas secas e usá-las para chá e infusão. Em alguns supermercados, você também pode encontrar a opção para chá.

Vale lembrar que tirar as folhas do pé, ainda fresquinhas, garante todas as propriedades e todos os nutrientes, sem qualquer perda.

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