Banda Gástrica Ajustável – Para que serve? Antes e depois e Preço médio

A obesidade já é um problema crônico em todo o mundo, por isso, opções para o emagrecimento não param se surgir e um delas é a banda gástrica ajustável, que já existe desde 1978, entretanto, passou por várias modificações e hoje é um procedimento moderno que oferece mais resultados.

A Banda gástrica ajustável é conhecida como balão gástrico. Confeccionado de silicone, é colocado na parte superior do estomago, o primeiro estágio onde os alimentos são armazenados no órgão.

Banda Gástrica Ajustável

Dessa forma, ocorre a velocidade de enchimento do estomago que fica na parte de baixo, fazendo com que a pessoa coma menos e sinta-se satisfeita precocemente.

Em resumo, a pessoa que coloca a banda gástrica ajustável passa a comer 30% menos, conferindo uma boa perda de peso.

Por que as pessoas procuram esse procedimento de banda gástrica ajustável?

A banda gástrica ajustável é indicada para pessoas com obesidade mórbida, com IMC acima de 40 ou obesos com IMC de 35, que possuem doenças associadas ao diabetes e à pressão alta.

É um método eficiente para o emagrecimento. Isso acontece por meio da restrição de alimentos ingeridos nas refeições, pois promove uma sensação maior de saciedade, pelo retardo da digestão.

É importante salientar que o paciente que se submete a esse procedimento precisa estar ciente das mudanças dos hábitos alimentares.

A necessidade da perda de peso leva as pessoas a buscarem o procedimento de banda gástrica ajustável por inúmeras vantagens apresentadas, sendo elas:

  1. O procedimento é pouco invasivo, ou seja, a banda gástrica ajustável não exige uma cirurgia de grande porte, como a de redução de estomago;
  2. Não é preciso cortar, grampear nem suturar o estomago;
  3. O processo de ajustamento da banda gástrica pode ser feito sem a necessidade de nova cirurgia;
  4. Os cuidados e o tempo de internação são inferiores a outros procedimentos cirúrgicos;
  5. O paciente que coloca a banda gástrica ajustável pode ingerir qualquer tipo de alimento, desde que mastigue bem e coma vagarosamente;
  6. Caso o paciente não se adapte, o procedimento pode ser revertido a qualquer momento;
  7. Recuperação rápida e não ocorre falta de vitaminas.

Como funciona o procedimento de banda gástrica ajustável?

A banda gástrica ajustável é colocada por laparoscopia, são pequenas incisões (imperceptíveis) na parte alta do estomago. O procedimento exige anestesia geral e dura, em média, 1 hora. O tempo de internação pode variar de 1 a 3 dias.

Banda Gástrica

Antes de realizar o procedimento é feita uma avaliação do paciente, que envolve o acompanhamento multidisciplinar de um endocrinologista, para investigar distúrbios metabólicos; a avaliação nutricional, para orientação de mudanças de hábitos alimentares; e aval psicológico, para tratar dos distúrbios emocionais.

A média de peso perdida gira em torno de 25 a 40% do peso inicial. Entretanto, trata-se de uma perda progressiva, que pode levar até 3 anos.

O paciente que deseja colocar a banda gástrica ajustável não pode fazer o procedimento pensando que é um milagre, ele precisa mudar a relação diante da comida, para ter efeitos duradouros.

Durante todo processo, o paciente deve ser acompanhado por um médico.

Quais os riscos da banda gástrica ajustável?

Qualquer cirurgia em uma pessoa obesa pode trazer inúmeros riscos, entretanto, vale ressaltar que os benefícios podem ser maiores que os riscos, uma vez que paciente precisa perder peso, para não sofrer outras conseqüências relacionadas ao excesso de gordura.

Entre os riscos que podem ocorrer na implantação da banda gástrica ajustável são:

  1. Infecções no local de implantação: entretanto, nesse caso não há riscos de morte, mas será necessário remover a banda por um período temporário, e somente depois colocar outra. Esse problema pode ser reduzido se os cuidados com assepsia durante os ajustes da banda forem feitos com excelência;
  2. Mudança da banda de lugar: se os pacientes comerem mais do que o estomago pode suportar, há riscos de haver uma migração do implante para outros lugares do órgão;
  3. Problemas cardíacos e pulmonares: podem acontecem em pacientes que possuem mais predisposição a fatores de risco;
  4. Vazamentos na banda ou nos tubos de conexão: conferindo dificuldades na perda de peso, havendo necessidade de substituir o implante.

Existem pacientes em que a colocação da banda gástrica ajustável com videolaparoscopia é difícil, especialmente os que possuem muita gordura acumulada ao redor do estômago. Nesses casos, a cirurgia convencional pode ser aplicada.

Preço da banda gástrica ajustável

O preço pode variar de acordo com a clínica ou região do país. Geralmente, o procedimento sai entre R$15 mil a R$25 mil reais.

O procedimento pode ser feito tanto na clínica como no hospital. Alguns planos de saúde arcam com algumas despesas, outros não, dependerá de cada caso.

Esse tratamento não possui cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply